Gwent é um jogo de cartas para dois jogadores, derivado do universo de The Witcher, jogo eletrônico e série de livros.
Gwent era uma side quest dentro do Witcher 3, onde o jogador percorria os reinos em busca de novas cartas para aprimorar seu baralho. Posteriormente o jogo recebeu uma versão exclusiva, também eletrônica, desmembrando o jogo de cartas do jogo de aventura.
E posteriormente, duas edições especiais lançaram de forma física os decks do jogo, sendo basicamente idêntica á versão do Witcher 3.
Essas versões de Gwent possuem essencialmente a mesma fórmula, contendo pequenas diferenças quanto ao fluxo do jogo.
Em Gwent 2 exércitos se enfrentam, cada jogador saca 10 cartas de seu deck e devem jogar as cartas de forma alternada, sempre procurando o maior número possível na soma de forças de seus exércitos.
O jogo segue até que todos os jogadores passem ou acabem as cartas. Ai começa uma nova rodada.
O perdedor daquela rodada perde um cristal e aquele que perder 2 cristais, perde a partida, ou coroas na versão digital.
Aqui as coisas diferem um pouco entre as duas versões, na side quest e na versão física, não há saque de cartas entre as rodadas, o que deixa o jogo mais rápido, porém todas as vezes que jogamos terminaram em empate, pois o vencedor da rodada 1 não tinha cartas suficientes para continuar jogando, contando com a falta de sorte do oponente.
No jogo eletrônico uma pequena quantidade de cartas é sacada na segunda rodada e uma menor ainda na terceira.
Então, achei por melhor, seguir as regras do eletrônico que eu estava familiarizado. O que vocês fizeram?
O fluxo de jogo ficou assim:
Na primeira rodada, cada jogador pega 10 cartas. Podendo trocar até 3 cartas.
Na segunda rodada, cada jogador pega 3 cartas + as restantes da rodada anterior, podendo trocar até 2 cartas.
Na terceira rodada, cada jogador pega 2 cartas + as restantes da rodada anterior, podendo trocar até 1 carta.
O jogo fluiu muito bem e deu um fator estratégico incrível.
Os pontos positivos do jogo são a simplicidade do jogo, que ao mesmo tempo contrata com a estratégia de gestão de mão e saber quando passar e guardar cartas para a próxima rodada.
A arte é impecável, seguindo o mesmo padrão de qualidade nas 3 versões.
Alguns pontos negativos:
O manual foi traduzido para o português mas é simples demais, não apresentando exemplos e gerando muitas dúvidas.
Há cartas com o resumo das habilidades, que poderiam ter sido traduzidas também, mesmo que fosse numa página do manual, mesmo sendo um inglês bem básico, ainda afasta aqueles com dificuldade no idioma.
O jogo é caro, por ser uma edição especial do jogo de video game/Pc, sua tiragem foi limitada, o que infla o preço das caixas. Possuo apenas uma das duas existentes.
E por fim, o jogo não vem com decks montados, nem apresenta uma sugestão de decks, cabe ao jogador montar seu deck com as cartas disponíveis de cada facção. O que pode deixar boiando aqueles sem familiaridade com o jogo.
Por outro lado, as partidas foram deliciosas de se jogar e ao final de 3 partidas, já estávamos conjecturando trocas de cartas e mudanças de estratégias.
Se você é fan do universo de The Witcher, vale a pena correr atrás de uma cópia ou até mesmo da versão digital, que é grátis na Steam.
Agora se procura um jogo altamente competitivo e não liga muito para esse universo, talvez existam card games mais interessantes por ai.
Duração: 35 minutos
Use a sessão de comentários e conte as suas experiências, faça críticas, tire dúvidas ou faça sugestões.
Grande abraço e até a próxima Quarta-feira ao meio-dia.
E lembrando, sigam o instagram boards_and_boards, por lá sempre há fotos das jogatinas do grupo que participo.