Escrito por Rodrigo Deus
Financiamento Coletivo: Clique neste link e participe!
Sinopse do Jogo:
Folclore é um jogo investigativo e competitivo, baseado nos sistemas de rolagem de dados e force sua sorte, onde de 3 a 6 jogadores em partidas de 20 a 40 minutos atuam como aventureiros investigando as lendas do folclore brasileiro, através de escritos deixados pelo fictício explorador português Henrique Guimarães.
Objetivo do Jogo:
Fazer 9 pontos no total através de sucessos em investigações de lendas do nosso folclore, apresentação de pistas bem resolvidas e evidências de ataques de criaturas do nosso folclore. A pontuação é variável conforme a mesa, podendo ter de 9 a 15 pontos. Essa variante vai estar presente no manual
Mecânicas:
Rolagem de dados e force sua sorte
Componentes:
6 dados, 60 marcadores de sucesso, 6 meeples de jogador. 38 cartas (12 personagens; 24 evidências; Clube dos aventureiros; Cabana do Tio Painho). 30 fichas de apoio, 6 criaturas e 18 fichas de eventos das criaturas e 1 controle de tempo e ameaça, 24 pontos de renome.
Síntese do Jogo:
Folclore é um jogo que envolve um tema brasileiríssimo em uma trama bem amarrada pela facilidade em se aprender a jogar e pelas possibilidades de se realizar mais de uma ou duas partidas seguidas. O "pano de fundo" do jogo foi um extenso trabalho de pesquisa de um dos maiores - se não o maior - folcloristas do Brasil, Luís da Câmara Cascudo.
Além disso, o jogo tem como objetivo ensinar mais sobre o tema, ainda pouco explorado de forma geral, e também ser bem divertido e competitivo ao mesmo tempo. Folclore consegue unir o prazer de um jogo de tabuleiro com a nossa cultura tão rica, despertando o interesse pelo tema em quem nada ou quase nada conhece.
Mesmo com a enxurrada de produções nacionais baseadas em culturas estrangeiras e de jogos estrangeiros que entram no mercado em terras tupiniquins, o jogo relembra aos jogadores a questão de que também termos uma cultura rica em mistérios, fantasias e lendas que podem ser exploradas tanto em jogos de tabuleiro quanto atividades lúdicas como um todo.
Cada jogador recebe seu marcador de investigador (meeple) e também marcadores de sucesso que serão usados para marcar o avanço na investigação de cada Evidência. São abertas as evidências na mesa, igual ao numero de jogadores menos uma no máximo quatro evidências. Toda carta a ser explorada tem relação com três criaturas do nosso folclore dando a oportunidade aos jogadores de pensarem em qual delas pretendem perseguir. Além disso, sempre é possível realizar ações na estalagem inicial, o Clube dos aventureiros, ou então conforme se obtém pontos de Renome e avanços no jogo, dar uma corridinha até a Cabana do Tio Painho para curar o personagem ou conseguir certas melhorias.


Existem doze personagens no jogo. Para cada personagem o jogador sempre rola cinco dados a fim de alcançar seus avanços na evidência que escolheu. Sempre que sai uma pista e/ou uma caveira, esses dados são separados e sues resultados mantidos. Os marcadores de sucesso controlam o sucesso (avanço) de cada trilha nas evidências. Os testes são baseados nos atributos dos personagens (força, percepção, conhecimento e raciocínio). Cada caveira avança um ponto na trilha de ameaça. Quando a ameaça chega a 10, um evento de criatura acontece e os jogadores tem a oportunidade de se defender. Caso consigam, recebem uma pista que vale muitos pontos para o final do jogo!
Através da soma das evidências conquistadas com sucesso, pistas dos eventos das criaturas e pontos de renome que podem também ser conquistados ao se investigar evidências em conjunto com outros jogadores, o jogador que somar 09 pontos primeiro ganha. Para ajudar em todo esse caminho é possível contratar ajudantes e comprar ferramentas!
Avaliação:
Folclore Volume I: Dossiê Guimarães é o primeiro projeto conjunto da BEST Games e da Iniciativa Bravery Games e eu posso falar com toda a certeza de que é um projeto FANTÁSTICO. Como diz a própria BEST Games quando apresenta o jogo: Venha conhecer o folclore... Se tiver coragem!
O jogo é simples e muito cativante, além de ter potencial para agradar a todos: crianças, adultos, adolescentes, jogadores novatos e experientes se divertem e competem com facilidade no jogo. Além disso, por envolver a cultura de nosso país, isso já muito agrada a quem está fora e causa uma gostosa nostalgia ao lembrar das lições de criança. Acredito que o tema foi muito explorado e cabe espaço para se explorar mais ainda, principalmente porque a leveza do jogo permite que sejam adicionais mais elementos.
Pontos Positivos:
- Jogo rápido e fácil de aprender
- Boas opções para marcar pontos
- Utiliza a nossa cultura e folclore
- Produção brasileira de alta qualidade
- É possível utilizar a estratégia para também atrasar os adversários
- Todos têm oportunidade de se defender de ataques das criaturas
Pontos Negativos:
- Envolve sorte, o que pode afastar os "heavy gamers"
- Rápido demais para alguns jogadores