Oi Hugo, tudo bem?
Sou o Fernando, o designer do jogo.
Suas dúvidas são super pertinentes. Vou tentar contar um pouquinho da história aqui pra você conhecer mais sobre mim, sobre o jogo e sobre a editora.
Jogo Boardgames modernos desde 2004. Não é tanto tempo quanto muita gente aqui, mas já faz um tempinho. Ao longo dos anos fui desenvolvendo o gosto por desenvolver jogos. Fiz três jogos para empresas (quando a empresa te contrata para você fazer um jogo corporativo de tabuleiro - é diferente e bem interessante, mas não tem a lógica de mercado). E então achei que era a hora de começar a pensar nos meus próprios jogos.
Foi de uma conversa com um amigo em 2016, que disse não gostar de jogos de corrida porque tinham "sorte" demais, que surgiu o desafio de criar o Apex K-Truck Racer. Note que eu nunca fui um cara envolvido na comunidade de conteudistas ou de designers do Brasil. Pouco atuante nas redes sociais e nos fóruns. Mas eu comecei a desenvolver o jogo como um projeto pessoal.
Em 2017 decidi levar o meu protótipo para o Diversão Offline de São Paulo. Fui agraciado com o prêmio de top 5 protótipos nacionais - naquela época o jogo já tinha rodado muito aqui em Brasília, sempre testando e melhorando, mas lá no DOFF foi quanto o pessoal de SP conheceu o jogo pela primeira vez. E foi quando eu senti a necessidade de criar a conta no Instagram - a qual, confesso, não soube lidar muito bem.
De lá pra cá o jogo foi sendo aperfeiçoado em eventos e em sessões nas casas de boardgamers que passaram a conhecer o jogo. Nunca busquei apresentar o protótipo para os grandes canais de conteúdo porque, pra mim, nunca estava "bom o suficiente". Além disso, nos eventos, eu conseguia coletar feedback importante para torna o jogo mais e mais bacana.
Bem, esse ano de 2020 chegou e eu coloquei que seria o ano da publicação, como um projeto pessoal. Não tenho interesse em ganhar dinheiro com o jogo, nem em me promover como designer. Tenho um emprego que eu amo, uma família que adoro e só tenho mesmo a vontade de compartilhar minha criação com todo mundo. Tenho dois filhos pequenos e um emprego que me demanda muito. Por isso, não fui atrás de uma editora (embora tenha recebido contato de uma que se interessou pelo projeto, mas infelizmente, por causa do Covid, não deu muito certo) e optei pela publicação própria.
Meu estúdio criativo, o Old Pirate Studio, é apenas uma forma de colocar uma semente em um projeto que, sabe lá, um dia pode virar algo mais bacana. Pode ser que o K-Truck Racer seja o único jogo dele... e pode ser que não. Mas por que não deixar essa porta aberta, né? optei por produzir o jogo todo no Brasil, valorizando os pequenos negócios locais nessa época tão difícil pra todo mundo, com muita gente perdendo empregos. Além disso, produzir no Brasil significa que os jogadores brasileiros não vão pagar impostos aduaneiros, o que é bem bacana.
O jogo está sendo totalmente auto financiado como um projeto pessoal. Os recursos arrecadados no financiamento coletivo não cobrem todos os meus custos (a não ser que seja um mega sucesso! Aí o custo unitário cai tanto que talvez eu consiga me pagar), mas isso não é o mais importante pra mim - eu me preparei para isso financeiramente nos últimos anos (Obrigado Primo Rico e Nathalia Arcuri) e agora quero compartilhar esse jogo com a maior quantidade de gente possível. Entretanto eu não posso pagar tudo sozinho, daí fiz as contas e cheguei em valores que considero justos para os níveis de financiamento em função da quantidade de componentes e acabamentos do jogo e para a meta de financiamento.
Você pode se perguntar por que eu estou fazendo isso. Eu realmente amo Boardgames, mas não sou muito atuante na comunidade. E o K-Truck Racer é um projeto de vida, uma verdadeira Pós-Graduação em desenvolvimento de jogos, e uma experiência que vou levar e compartilhar para o resto da minha vida. E quero dividir com quem topar me ajudar.
Por fim, tudo consome o meu tempo (depois que as crianças dormem). Daí não conseguir fazer tudo que todo mundo gostaria que tivesse na página do financiamento. O Covid também prejudicou, principalmente os vídeos de gameplay. Mas quero te contar o pessoal do canal de Youtube Boardfather topou fazer um How To Play do jogo e vou colocá-lo na ar assim que possível - espero ainda essa semana.
Hugo, se você quiser trocar uma idéia a mais, estou à disposição. Pode me mandar uma mensagem pessoal, aqui na Ludopedia ou no e-mail oldpirate@oldpiratestudio.com e eu te passo o meu telefone pessoal.
Um grande abraço e será uma honra se após essas informações você topar dar uma segunda olhada na página do financiamento coletivo, que preparei com base em tudo que sempre apoiei no exterior. E se você achar que vale a pena apoiar massa. E se não, tudo bem também. Vamos nessa!