Você sabia que alguns Jogos de Tabuleiro são baseados em obras literárias? Conheça nesse vídeo o Warzoo, do autor brasileiro Fel Barros, ilustrado pelo Marcelo Araújo e pelo Marcelo Groo, lançado pela Galápagos Jogos. Um jogo inspirado no clássico A Revolução dos Bichos do George Orwell, publicado em 1945. Veja também como utilizar o Warzoo na aprendizagem!
A intenção do quadro Crossing Over é mostrar como as mecânicas e ações dentro da partida se relacionam com o tema do livro no qual ele foi baseado.
Contexto Literário
George Orwell além de romancista, foi jornalista e morou um tempo na Espanha, e por volta de 1945 ele sentiu na pele o que a população da Espanha sentiu na época da guerra civil, da Revolução Russa e do clima comunista que imperava na época. Foi através dessa vivência que ele teve a inspiração para fazer a história de A Revolução dos Bichos que não conta só sobre a época, mas também faz analogia com a formação da sociedade e com a mente humana.
A Revolução dos Bichos conta a história de uma fazenda na qual os animais trabalham para os humanos para que o sistema rode e, em determinado momento os animais começam a perceber que estão trabalhando demais e ganhando pouco. Esse pensamento começa com um sonho que um porco chamado Major (que está no jogo) tem e que clareia sua mente. O Major começa a movimentar uma revolução junto aos bichos para expulsar os homens da fazenda com o seguinte argumento: "não é muito melhor sermos livres e trabalharmos para nós mesmos, e, vez de trabalhar para outras pessoas?". Os animais o apoiam, conseguem expulsar os homens e começam a trabalhar para eles mesmos em pé de "igualdade".
Os porcos lideram os animais por serem letrados e os que detinham o conhecimento. Porém, o Major morre e o sucesso sobre a cabeça dos seus sucessores. Um outro personagem surge, o Napoleão (que na sátira do jogo é chamado de Napoleitão) começa a liderar num regime autoritário e com punhos de ferro (ou punhos de bacon como no jogo). Ele tem um adversário, o Bola de Neve, que tem opiniões diferentes sobre liderança e sobre como devem conduzir a granja dos bichos. Os animais, então, se encontram numa situação pior do que a que estavam.
O autor nos faz refletir que o idealismo sempre tende à diferença de classes. Nos faz pensar que a tendência natural da sociedade é se organizar em grupos e estabelecer diferenças entre esses grupos, que sempre precisam de um líder que em algum momento sempre acaba sendo tirano e opressor.
Adaptação para o Tabuleiro
No jogo Wazoo nós estamos num pós livro, os porcos lideram, está tudo "sob controle", até que um novo líder, o Davi, junto com os selvagens (formando a aliança dos ornitorrincos), vindos de fora, incitem uma nova revolução.
É um jogo para 2 a 4 jogadores (1X1 ou duplas duelando). Um jogador representa o Eixo Suíno e o outro a Aliança dos Ornitorrincos, e disputam por cenários da fazenda. 5 localidades permanecem dispostas na mesa e em cada turno os jogadores competem por um dos cenários. O jogador que conseguir dominar a maior quantidade de cenários dentre os 5, ganha uma rodada. O vencedor do jogo é o jogador que ganhar mais rodadas numa "melhor de 5".
A mecânica de habilidades especiais de cada facção e de manipulação de cartas é a beleza do jogo. O jogo trabalha competências como gestão de recursos, planejamento estratégico, poderes variados e dedução. O Warzoo funciona muito bem com o Fundamental II para falar sobre o contexto histórico e literário.
Veja como funcionam as rodadas no vídeo!
Indica outros jogos de tabuleiro baseados em livros? Comenta aqui!