Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Oficina de Jogos
  3. Nosferatu
  4. Diário do Designer: Nosferatu - um desafio de design

Diário do Designer: Nosferatu - um desafio de design

Nosferatu
  • avatar
    Ricardo Gama26/10/15 05:50
    avatar
    Ricardo Gama
    26/10/15 05:50
    4575 mensagens MD

    Por Pierre-Yves Lebeau
    Fonte: https://www.boardgamegeek.com/blogpost/23940/designer-diary-nosferatu-or-hidden-roles-asymmetri

    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/35451_m.jpg


    Nosferatu nasceu em 1998 e foi lançado em março de 2013, então a história da sua criação e desenvolvimento é longa!

    Ideia inicial (nos anos 90)

    Por que eu comecei a fazer um jogo de cartas de vampiros?

    Pra começar, eu sou um nerd. Sempre gostei de jogos de tabuleiro, desde criança: Junta, Diplomacy, etc. Eu joguei RPGs e wargames desde os 14: AD&D, Call of Cthulhu, Squad Leader...

    E também sempre fui fascinado por histórias de vampiros, como a maioria dos adolescentes. Bem, como os adolescentes dos anos 80. Vampiros são diferentes para os adolescentes de hoje, já que minhas referencias eram os clássicos vampiros inspirados pelo livro de Bram Stoker. Eu também gostava muito de Nosferatu, de Werner Herzog, um filme quieto e mórbido, cheio de atmosfera, e que ainda me encanta.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/080/5axjrl.jpg

    Nosferatu e Renfield no filme de Herzog


    Então eu disse a mim mesmo “Eu gosto de jogos. Eu gosto de histórias de vampiros. Eu posso fazer isso também!”

    Primeira pedra (1998-2000)

    Na verdade, Nosferatu é o meu segundo projeto de game design. O primeiro foi um jogo de tabuleiro tático que nunca foi lançado.

    Eu comecei a fazer Nosferatu em uma ambientação na idade média. Os senhores tinham que identificar um vampiro escondido entre eles para libertar a princesa raptada pelo Senhor das Trevas, então havia uma carta de princesa que tinha que ser achada na mão do jogador vampiro.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/814/5etgee.jpg

    Primeiros protótipos


    O tom estava bom. Eu testei o protótipo várias vezes com meus amigos, mas ele não funcionava. Era muito fácil identificar o vampiro fazendo checagens cruzadas das declarações dos jogadores. Eu não achava a chave, e então eu percebi como é difícil fazer um jogo! Nosferatu era um verdadeiro desafio de design:

    • Um jogo de identidades escondidas, com questões específicas sobre a personalidade escondida não ser revelada por rumores 
    • Um jogo assimétrico que deve ser precisamente balanceado

    Bem difícil para um iniciante! Então eu deixei o projeto de lado por, oh, uns dez anos enquanto eu usava o tempo em outra paixão: música.

    Desenvolvimento (2010-2012)

    Dez anos depois, um dia eu dei uma olhada em meu velho protótipo, e de repente a luz veio! O vampiro precisa de um aliado! Se um jogador ajuda o vampiro a jogar cartas de mordida, isso dá ao Mestre a chance de não ser automaticamente revelado! Então Renfield veio à mente, e o quebra-cabeça do design estava resolvido. Renfield é o louco anunciando a chegada de Dracula no livro de Stoker. Um personagem interessante para um jogador!

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/792/gmv472.png


    Comecei um novo protótipo que eu testei com a família e amigos. O feedback deles foi muito positivo, então eu trabalhei forte por três anos para desenvolver as principais mecânicas do jogo:

    • A pilha de relógio, que contém várias cartas de Noite e uma carta de Amanhecer que interrompe o jogo, algumas vezes prendendo o vampiro como nos filmes de Dracula.
    • Vários mecanismos que permitem aos Caçadores coletar pistas no decorrer da partida.
    • A estaca de um só uso, necessária para matar o vampiro, fazendo com que cada partida termine com uma grande tensão.
    • Renfield, que não só é o gerenciador do jogo mas um jogador totalmente envolvido na estratégia e blefes. 

    Trabalhando com a Grosso Modo Éditions (2012-2013)

    Então Nosferatu estava pronto. Eu me encontrei com várias editoras – incluindo a Grosso Modo Éditions em junho de 2012 no Paris Est Ludique Festival – e o feedback deles foi muito positivo.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/246/8quzv5.jpg

    Estante da Grosso Modo em junho de 2012


    Eu escolhi a Grosso Modo porque eles me falaram “Grande jogo! Eu gosto dele do jeito que está! Vamos fazer isso agora!” Então trabalhamos duro por seis meses. A Grosso Modo me manteve envolvido em todas as fases da produção. Escolhemos juntos um artista suíço muito talentoso, Ismäel Pommaz, que fez um trabalho incrível. Nós escrevemos novamente as regras para que elas ficassem mais claras para os novatos. Eu sou um advogado, então eu tenho a tendência de escrever regras como leis – e enquanto isso é um bom jeito de ter regras precisas, elas tendem a ser bem difíceis para pessoas normais! Então a Grosso Modo fez um ótimo trabalho e as regras agora são fáceis, com lindas imagens coloridas.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/894/loc0cj.jpg

    Trabalhando com Arnaud Pierru


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/795/uuuwqe.jpg

    Trabalho em progresso com Guillaume Goujon


    Lançamento (2013)

    Nosferatu foi lançado em março de 2013 no Game Festival em Cannes. O público foi fantástico! Vendemos uma ou duas caixas depois de cada partida de demonstração, e o jogo estava esgotado antes do fim do festival! Foi uma bela surpresa e uma façanha maravilhosa depois de quinze anos de iniciar o jogo.

    Pierre-Yves Lebeau

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/174/bmqtd2.jpg




    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/20291_m.pngCaixa da edição brasileira lançada pela Conclave Editora


    Tradução por CassioLemos

    https://ludopedia.com.br/uploads/01/689/3hi1q3.jpg

    0
    0
    14

  • Canal

    Veja Também

    Diário do Designer

    Veja Também

    Diário do Designer - Gloomhaven
    Desenvolvendo um Boargdame para PNP – Imprima e Jogue
    Por que eu acredito em PNPs
    Diário do Designer: Space Cantina
    Dicas para desenvolver um boardgame [Parte 1]

    Comentários:

  • Rodrigo Deus
    2303 mensagens MD
    avatar
    Rodrigo Deus26/10/15 07:08
    Rodrigo Deus » 26/10/15 07:08

    Meu party game favorito hoje! Pessoal ri, se diverte a vera, MUITO bom! :D

    4
  • campestre
    13 mensagens MD
    avatar
    campestre26/10/15 18:43
    campestre » 26/10/15 18:43

    Tb gostei bastante, a tensão e o blefe realmente são os pontos marcantes do jogo!

    2
  • MOITA1980
    983 mensagens MD
    avatar
    MOITA198026/10/15 18:49
    MOITA1980 » 26/10/15 18:49

    Um dos meus jogos de dedução preferidos.  Ótimo essa visão (e histórico do jogo) pelo próprio designer.

    4
  • tiofe
    156 mensagens MD
    avatar
    tiofe27/10/15 23:38
    tiofe » 27/10/15 23:38

    Nosferatu foi um daqueles jogos que me surpreendeu várias vezes. Primeiro, admito, negativamente, quando vi o tamanho da caixa, variedade das cartas e suas regras, que me fizeram pensar ter comprado um jogo demasiado simples. Depois, felizmente, de modo muito positivo, pois se revelou um de meus jogos preferidos de papel oculto, bastante dinâmico e com a possibilidade de momentos incrivelmente divertidos durante uma partida.

    Ao meu ver, o trunfo do designer, ao ler seus relatos e observar os primeiros protótipos, foi identificar que, nesse caso, menos é mais. Muito bacana observar também o tempo que levou para vir o insight, possivelmente após o designer ter adquirido muita experiência através de outros jogos, sejam eles desenvolvidos por ele ou apenas jogados.

    3
  • Anita Nunes
    143 mensagens MD
    avatar
    Anita Nunes03/04/16 13:49
    Anita Nunes » 03/04/16 13:49

    Adoro! Por mim jogava mais vezes, pena que os grupos que eu vou preferem outros.

    1
Responder
Nosferatu - Diário do Designer: Nosferatu - um desafio de design
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.