Por Pierre-Yves Lebeau
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/blogpost/23940/designer-diary-nosferatu-or-hidden-roles-asymmetri
Nosferatu nasceu em 1998 e foi lançado em março de 2013, então a história da sua criação e desenvolvimento é longa!
Ideia inicial (nos anos 90)
Por que eu comecei a fazer um jogo de cartas de vampiros?
Pra começar, eu sou um nerd. Sempre gostei de jogos de tabuleiro, desde criança:
Junta,
Diplomacy, etc. Eu joguei RPGs e wargames desde os 14: AD&D, Call of Cthulhu,
Squad Leader...
E também sempre fui fascinado por histórias de vampiros, como a maioria dos adolescentes. Bem, como os adolescentes dos anos 80. Vampiros são diferentes para os adolescentes de hoje, já que minhas referencias eram os clássicos vampiros inspirados pelo livro de Bram Stoker. Eu também gostava muito de Nosferatu, de Werner Herzog, um filme quieto e mórbido, cheio de atmosfera, e que ainda me encanta.
Nosferatu e Renfield no filme de Herzog
Então eu disse a mim mesmo “
Eu gosto de jogos. Eu gosto de histórias de vampiros. Eu posso fazer isso também!”
Primeira pedra (1998-2000)
Na verdade,
Nosferatu é o meu segundo projeto de game design. O primeiro foi um jogo de tabuleiro tático que nunca foi lançado.
Eu comecei a fazer
Nosferatu em uma ambientação na idade média. Os senhores tinham que identificar um vampiro escondido entre eles para libertar a princesa raptada pelo Senhor das Trevas, então havia uma carta de princesa que tinha que ser achada na mão do jogador vampiro.
Primeiros protótipos
O tom estava bom. Eu testei o protótipo várias vezes com meus amigos, mas ele não funcionava. Era muito fácil identificar o vampiro fazendo checagens cruzadas das declarações dos jogadores. Eu não achava a chave, e então eu percebi como é difícil fazer um jogo!
Nosferatu era um verdadeiro desafio de design:
• Um jogo de identidades escondidas, com questões específicas sobre a personalidade escondida não ser revelada por rumores
• Um jogo assimétrico que deve ser precisamente balanceado
Bem difícil para um iniciante! Então eu deixei o projeto de lado por, oh, uns dez anos enquanto eu usava o tempo em outra paixão: música.
Desenvolvimento (2010-2012)
Dez anos depois, um dia eu dei uma olhada em meu velho protótipo, e de repente a luz veio! O vampiro precisa de um aliado! Se um jogador ajuda o vampiro a jogar cartas de mordida, isso dá ao Mestre a chance de não ser automaticamente revelado! Então Renfield veio à mente, e o quebra-cabeça do design estava resolvido. Renfield é o louco anunciando a chegada de Dracula no livro de Stoker. Um personagem interessante para um jogador!
Comecei um novo protótipo que eu testei com a família e amigos. O feedback deles foi muito positivo, então eu trabalhei forte por três anos para desenvolver as principais mecânicas do jogo:
• A pilha de relógio, que contém várias cartas de Noite e uma carta de Amanhecer que interrompe o jogo, algumas vezes prendendo o vampiro como nos filmes de Dracula.
• Vários mecanismos que permitem aos Caçadores coletar pistas no decorrer da partida.
• A estaca de um só uso, necessária para matar o vampiro, fazendo com que cada partida termine com uma grande tensão.
• Renfield, que não só é o gerenciador do jogo mas um jogador totalmente envolvido na estratégia e blefes.
Trabalhando com a Grosso Modo Éditions (2012-2013)
Então
Nosferatu estava pronto. Eu me encontrei com várias editoras – incluindo a
Grosso Modo Éditions em junho de 2012 no Paris Est Ludique Festival – e o feedback deles foi muito positivo.
Estante da Grosso Modo em junho de 2012
Eu escolhi a
Grosso Modo porque eles me falaram “
Grande jogo! Eu gosto dele do jeito que está! Vamos fazer isso agora!” Então trabalhamos duro por seis meses. A
Grosso Modo me manteve envolvido em todas as fases da produção. Escolhemos juntos um artista suíço muito talentoso,
Ismäel Pommaz, que fez um trabalho incrível. Nós escrevemos novamente as regras para que elas ficassem mais claras para os novatos. Eu sou um advogado, então eu tenho a tendência de escrever regras como leis – e enquanto isso é um bom jeito de ter regras precisas, elas tendem a ser bem difíceis para pessoas normais! Então a
Grosso Modo fez um ótimo trabalho e as regras agora são fáceis, com lindas imagens coloridas.
Trabalhando com Arnaud Pierru
Trabalho em progresso com Guillaume Goujon
Lançamento (2013)
Nosferatu foi lançado em março de 2013 no Game Festival em Cannes. O público foi fantástico! Vendemos uma ou duas caixas depois de cada partida de demonstração, e o jogo estava esgotado antes do fim do festival! Foi uma bela surpresa e uma façanha maravilhosa depois de quinze anos de iniciar o jogo.
Pierre-Yves Lebeau
Caixa da edição brasileira lançada pela Conclave Editora
Tradução por CassioLemos