Por Guillaume LEMERY
Zombie 15' é um jogo que nós — Nicolas Schlewitz e eu — desenvolvemos como um cooperativo forte para quatro jogadores. E por “forte” eu quero dizer um jogo no qual os jogadores devem estar sempre cuidando uns aos outros ou será o fim para todos.
Durante a campanha de financiamento coletivo no início de 2014, os financiadores nos pediram para adicionar uma variação com campanha solo. Soou meio estranho para mim, já que um jogo cooperativo é inicialmente feito para ser jogado com vários jogadores e não sozinho. De outro jeito, a palavra “cooperativo” perde seu sentido, na minha opinião. De todo modo,
Nicolas estava empolgado com isso, então nós apenas dissemos “
Ok, vamos dar uma chance!”.
Claro, nós poderíamos ter feito do jeito fácil: controle todos os quatro heróis e... boa sorte! Mas isso não teria sido realmente interessante, então
Nicolas teve essa excelente ideia de escrever quinze cenários diferentes, em que cada um tinha um herói por vez, e que coletivamente seria como um prelúdio ao jogo. Foi brilhante porque adicionou ainda mais conteúdo para a história do jogo.
Nesse ponto, eu não tinha tempo livre para trabalhar nisso, então o pobre
Nicolas escreveu todos os quinze cenários sozinho...
Algumas semanas depois, nós finalmente conseguimos tempo para jogar alguns cenários juntos, mas rapidamente vimos que tínhamos um problema, já que estávamos terminando os cenários em menos de 2 minutos e meio! Aqui estava o problema: cada vez que eu fazia uma ação, eu dizia “seu turno”, então eu estava iniciando um novo turno com quatro novas ações. Desse jeito, se eu sacasse alguns zumbis durante a busca ou por causa de um zumbi, era muito mais fácil lutar com eles com as três ações que tinham sobrado. Foi por isso que surgiu essa nova regra para o jogo solo: quando você tem apenas um herói, você deve executar pelo menos três ações antes de terminar seu turno – mas você ainda pode guardar a quarta ação caso precise.
Nós jogamos os cenários novamente com essa nova regra, mas eles ainda estavam muito fáceis de completar. Tudo bem pra primeira, já que a ideia era ajudar os jogadores, mas tínhamos que achar um jeito de deixar os outros cenários mais difíceis. Tentamos começar com quatro zumbis nas ruas de todos os tiles no início do jogo. Dessa vez, ficou muito difícil porque o herói gastou toda munição muito rápido. Então decidimos misturar tiles com três zumbis e tiles com quatro zumbis, e isso funcionou muito bem!
Nós também tínhamos que prestar atenção nas hordas. Como somente um herói está no tabuleiro, as hordas devem ser menores. Primeiramente, colocamos só um zumbi no espaço da horda. Então, nós aumentamos a probabilidade de sacar uma carta de horda na pilha de zumbis, deixando oito cartas de horda e removendo quase metade das outras cartas de zumbi. Fazendo isso, as chances de pegar uma carta de horda aumentaram para uma a cada três, garantindo que você encontrará um monte de pequenas hordas (8-10 zumbis) durante a partida. Você deve estar sempre preparado!
E essa é uma das dificuldades do jogo solo – estar sempre preparado para enfrentar uma horda. Eu tenho certeza que isso te dará um bom desafio durante os primeiros cenários.
Depois que a questão da dificuldade foi resolvida, nós “simplesmente” tínhamos que ir através dos cenários que o Nicolas tinha escrito. Alguns eram muito fáceis, então adicionamos mais zumbis (alternando três e quatro) ou adicionamos mais tiles de terreno. Outros eram muito difíceis, então removemos alguns tiles. Testamos cada cenário muitas vezes, jogando lado a lado, e compartilhando o que estávamos achando.
Nicolas e eu testando os cenários solo
Outro aspecto interessante dessa expansão é o fato que você jogará com cada herói. Talvez enquanto você joga com seus amigos, nunca percebeu como eram alguns heróis. Agora você saberá!
Tínhamos um problema em particular com a desvantagem de Sai Fon (que busca descuidadamente), pois faz as buscas serem muito aleatórias. Tentamos um monte de coisas (como fazer com que as buscas sejam mais fáceis, adicionando mais tiles com áreas de busca, ou procurando toda vez que era possível), mas finalmente tivemos que adicionar outro herói para contrabalancear isso. Desse jeito, se Sai Fon faz uma busca muito azarada, pode receber ajuda de outro herói (se não estiver muito longe, claro).
Outros heróis foram feitos para estarem juntos, para fazer o jogo mais difícil, como Vance e Trevor, então não podíamos criar cenários nos quais você deveria jogar com os dois sozinhos! Você deverá fazer boas decisões de com quem jogar e quando, além de gerenciar a pilha de busca, para que cada herói tenha a chance de receber recompensas.
Tudo mais que você precisa saber é que nós realmente queríamos usar todos os componentes da caixa, então há um zumbi alfa para detonar e metralhadoras pesadas para ajudar em situações complicadas. O final tinha que ser épico, então ele usa todos os tiles, e a pobre e pequena Snow terá muito em suas mãos para salvar seus amigos. Não há outro cenário nessa expansão onde o tempo é tão crucial.
E isso é tudo, pessoal!
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Espero que esse diário tenha te deixado curioso sobre essa expansão, pensando se você seria páreo para o desafio. Para ser completamente honesto, eu não jogo jogos solo (quando eu estou sozinho eu jogo videogames), e eu não estava muito entusiasmado sobre essa expansão porque eu achava que ia quebrar o jogo (por achar que a cooperação é a alma do jogo). Mas desenvolver ela foi muito interessante e me deu uma experiência completamente nova de
Zombie 15’, com muitos novos desafios que vocês terão que enfrentar – na maioria das vezes até mais difíceis que no jogo cooperativo!
Guillaume LEMERY
Traduzido por CassioLemos