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  2. Dúvida de Regras
  3. Neuland
  4. Duvida sobre calculo de ações e fronteiras de área de custos

Duvida sobre calculo de ações e fronteiras de área de custos

Neuland
  • avatar
    Felipe_Z03/10/15 21:06
    avatar
    Felipe_Z
    03/10/15 21:06
    262 mensagens MD

    Boa noite galera, tenho uma duvida com relação a calculo de ações e fronteiras de área de custos do jogo Neuland.

    Eu devo pagar 1 ação adicional quando entre 2 hexágonos existir 1 hexágono vazio ou mesmo quando o hexágono em que eu vou produzir e o hexágono em que eu vou desistir do produto estiver preenchido ? 

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/710/8svpmf.jpg
    No exemplo acima, se o hexágono que tem pedra estivesse com alguma construção eu ainda pagaria 1 ação adicional ? outro ponto é que o outro hexágono que tem a construção não gera também 1 fronteira e eu teria que pagar 2 ações a mais ?

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  • leandrofvaz
    1243 mensagens MD
    avatar
    leandrofvaz03/10/15 22:45
    leandrofvaz » 03/10/15 22:45

    Felipe, a forma como formulou a sua pergunta ficou um pouco confusa para mim, talvez umas vírgulas ajudaria, mas eu vou tentar responder pelo exemplo que deixou abaixo.

    vamos por passo então:

    Ao produzir um produto, você pega o seu trabalhador da reserva e coloca em uma construção.

    Quando você quer precisa desistir desse produto, ou seja, imaginativamente, utilizar o produto que você produziu para pagar o custo de acesso à outra construção, você deve remover esse trabalhador dessa construção e colocar na construção que você quer produzir o novo produto. Ou seja, para desistir sempre deverá remover o trabalhador da construção. Desistir por si só, não custa ação na linha do tempo, mas você desperdiçará o produto caso não utilizá-lo. Por exemplo: quando remover no fim do turno, os trabalhadores deitados, você estará desperdiçando produtos.

    Você sempre pagará o tempo de ação pela distância percorrida, não importa se entre os tiles tem ou não tem construção, pois o que você tem que imaginar é que o seu trabalhador atravessou os terrenos (tiles) para produzir de uma construção à outra construção, e chegar até lá leva tempo.



    Imagino que seja assim, qualquer dúvida pergunte novamente, caso eu esteja errado, por favor me corrijam, sempre o jogo assim. 

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  • leandrofvaz
    1243 mensagens MD
    avatar
    leandrofvaz03/10/15 22:52
    leandrofvaz » 03/10/15 22:52

    Só complementando um fato importante, quando você desiste de um produto e utiliza-o para produzir um produto no qual essa construção esteja adjacente, você ainda sim estaria pagando o trajeto, porém como o cálculo da distância é sempre -1 (menos um) e a distância entre tiles adjacentes 1, você não tem que avançar na linha de tempo (1-1 = 0). 

    Mas quando é 2 tiles de distância, conforme o exemplo que você deixou (o tile de montanha e o de campo, onde está a construção que você quer chegar), pagará 1, independente se entre o trajeto tem ou não tem alguma outra construção. 



    editado: então, para completar, você pagaria na situação da imagem que você mostrou: 2 pontos de ação na linha de tempo, correspondendo a 1 ponto para atravessar o tile e mais 1 ponto para relocar o seu trabalhador que desistiu do produto e, está indo para outra construção, para produzir outro produto. Ou seja, o custo total seria: 1 tempo do trajeto, 1 tempo para produzir na construção e o custo da produção (que não avança na linha de tempo), que é o produto à ser pago para utilizar essa "nova" construção.   

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  • Felipe_Z
    262 mensagens MD
    avatar
    Felipe_Z04/10/15 08:38
    Felipe_Z » 04/10/15 08:38

    leandrofvaz pelo que entendi, o jeito que você joga, você paga 1 ação adicional para cada tile entre o produto produzido (aquele que o trabalhador ja está alocado) e o produto novo que você produzirá, se isso for verdade então por que no exemplo acima que foi retirado do manual de regras tem apenas 1 fronteira ? não deveria ter 2 fronteiras ? não seria 3 ações na linha do tempo, 1 ação de produção, 2 ações pelas fronteiras ? 

    PS: ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, espero que seja suficiente se precisar de mais avisa...:D...tem muito mais no teclado.

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  • leandrofvaz
    1243 mensagens MD
    avatar
    leandrofvaz04/10/15 09:03
    leandrofvaz » 04/10/15 09:03

    O manual é confuso mesmo, a versão em inglês não ajuda também (nunca li o manual da primeira edição), mas é isso mesmo que você entendeu na minha explicação, o percorrer entre um tile você gasta 1 ação na linha do tempo para cada tile que você atravessar levando um produto (contando assim fica até mais fácil, porque conta-se apenas os tiles atravessados).

    Note que no outro exemplo do manual de regras (abaixo de onde você recortou esse), ao construir um prédio (igreja) em um tile que também passa por um tile de distância, gasta-se uma ação de movimento. Mas porque uma ação e não duas? Porque construir prédios não gasta ação, então o jogador tem que remover seu trabalhador para desistir do produto e pagar o custo da construção, como ele tem que atravessar um terreno de montanha para chegar no campo, ele pagará uma ação no tempo por essa travessia e nenhuma para construir, pagando apenas o custo da produção em produto (o custo da construção, no exemplo, parece ser uma pedra).

    Parece ser mais complicado do que é, mas quando se entende fica bem simples. Inclusive, observe os tiles que tem 2 produtos como custo para construir, você terá que contar as distâncias de todos os tiles onde se desistiu dos produtos como custo para trajeto desse tile, ou seja, alocará um trabalhador no tile gastando uma ação na linha do tempo, mas contará todas as ações na linha do tempo considerando a distância de todos os produtos desistidos. 

    2
  • Felipe_Z
    262 mensagens MD
    avatar
    Felipe_Z04/10/15 22:30
    Felipe_Z » 04/10/15 22:30

    leandrofvaz::O manual é confuso mesmo, a versão em inglês não ajuda também (nunca li o manual da primeira edição), mas é isso mesmo que você entendeu na minha explicação, o percorrer entre um tile você gasta 1 ação na linha do tempo para cada tile que você atravessar levando um produto (contando assim fica até mais fácil, porque conta-se apenas os tiles atravessados).

    Note que no outro exemplo do manual de regras (abaixo de onde você recortou esse), ao construir um prédio (igreja) em um tile que também passa por um tile de distância, gasta-se uma ação de movimento. Mas porque uma ação e não duas? Porque construir prédios não gasta ação, então o jogador tem que remover seu trabalhador para desistir do produto e pagar o custo da construção, como ele tem que atravessar um terreno de montanha para chegar no campo, ele pagará uma ação no tempo por essa travessia e nenhuma para construir, pagando apenas o custo da produção em produto (o custo da construção, no exemplo, parece ser uma pedra).

    Parece ser mais complicado do que é, mas quando se entende fica bem simples. Inclusive, observe os tiles que tem 2 produtos como custo para construir, você terá que contar as distâncias de todos os tiles onde se desistiu dos produtos como custo para trajeto desse tile, ou seja, alocará um trabalhador no tile gastando uma ação na linha do tempo, mas contará todas as ações na linha do tempo considerando a distância de todos os produtos desistid

    Valeu camarada

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