Lá fora o jogo tem um apelo competitivo bem forte.
A Wizikids já incentiva isso em vários dos seus jogos, como Marvel Dice Masters: Avengers vs. X-Men entre outros da linha e já fazia isso a bastante tempo com jogo mais antigos, como Mechwarrior: Dark Age ou HeroClix.
Os Organized Play, ou simplesmente OP, são jogos sancionados pela empresa, com premiações exclusivas, só existentes nestes eventos. Para alguns isso é motivo de desistímulo, pois criam uma série de miniaturas que vão inflacionar o seu preço no mercado paralelo (e não deixam de estarem certos em pensar isso), para outros isso serve ainda mais para reforçar a importância dos eventos, pois apenas participando deles terá acesso a materiais exclusivos e diferenciados.
Com o DnDAW não é diferente, ela criou uma série de eventos, todos relacionados ao arco principal do D&D. Hoje, tudo em D&D está atrelado, quando eles criam um novo arco de história, tudo relacionado ao produto se adapta, sejam board games, games para PC ou console, novos livros, tudo relacionado aquele novo momento (eu particularmente, gosto bastante disso).
Ela começou com a Tyranny of Dragons, um Storyline Organized Play (o mesmo tipo de evento, porém com mais etapas, mais longo, seguindo a história), que culminava no encontro dos jogadores com nada mais, nada menos que Tiamat (Dungeons & Dragons: Attack Wing – Tiamat Premium Figure).

Esta Storyline foi dividida em 6 etapas, em cada mês o jogador poderia participar de um torneio (ou mais de um se quisesse) concorrendo a premiação daquela etapa (existem vários brindes de participação também, como cartas especiais, etc...).
As etapas tinham como premiação os seguintes itens:
A Premiação final de Tiamat era de acordo com o desempenho do jogador em todo o período da Storyline.
Depois veio o novo arco, menor, o
Temple of Elemental Evil, com mais 2 meses de OPs sendo realizados.
Seguindo os mesmos moldes, em cada mês o participante poderia concorrer a uma premiação, exclusiva.
O Arco atual, seguindo a mesma linha do D&D é o
Rage of Demons, esta séria traz 3 meses de campanha com uma premiação no final, semelhante ao storyline com Tiamat.
Neste Storyline, ao final dos 3 meses de torneios o jogador estará concorrendo a um Shadow Beholder
Mas ok, isso tudo ocorre lá fora, e aqui no Brasil?
Bom, aí vem a parte triste, aqui não tem nada, a Devir não dá qualquer tipo de suporte ao jogo e quem quiser se vira até para comprar as atuais waves de lançamento, que lá fora está chegando a 9, e aqui só foi lançada a 1 (em inglês).
Eu estou tomando a iniciativa de adquirir estes kits de Torneio lá de fora, para conseguir realizar as Storylines, em parceria com as lojas aqui da região. Assim, fomentar mais o jogo e dar acesso mais fácil para quem quer conhecer e jogar.
É um jogão, que teve pouca oportunidade.
Teve dúvidas, pergunta aí.