VitorMX::diegosantos88::Assimetria e poderes variados não são a mesma coisa.
Por favor explica melhor. Se o personagem que escolhi tem poderes diferentes do teu, é um jogo assimetrico, não?
Este é um erro muito comum de confundir assimetria com poderes variáveis.
Para que os poderes variáveis possam ser considerados dentro do que é classificado de Action Asymmetry (Assimetria de Ação), ele tem que estabelecer uma diferença de ação nas opções disponíveis para os jogadores. Mas não basta que seja somente diferenças entre as opções dadas a todos, tem que ser significativa a ponto de estabelecer uma forma diferente de jogar com cada personagem, facção ou exército. Tem que fornecer variedade ao distinguir os jogadores através de habilidades especiais que apresentam perspectivas únicas. São exemplos de jogos assim o Cosmic Encounter, o Android: Netrunner.
Mas este não é o único tipo de assimetria que pode ser encontrada em um jogo, há ainda outros tipos de assimetrias que podem estar em conjunto a essa ou em separado.
Outro tipo é a chamada de Wealthy and Spatial Asymmetry (assimetria de riqueza e espaço), onde a variabilidade se dá através de atributos e recursos iniciais, e também de localização no tabuleiro. É a distribuição desigual de unidades e recursos, como encontramos no Game of Thrones: Boardgame onde a distribuição desigual dos jogadores no tabuleiro busca uma maior correspondência com os livros que inspiraram e a distribuição desigual de unidades e recursos para mitigar potenciais fraquezas de primeiro turno.
Há também a Information Asymmetry (Assimetria de Informação) que estabelece uma variabilidade na distribuição inicial de informações, e implica que cada jogador tem uma parte da informação essencial que os demais não tem. Exemplo de jogo assim é o Letters from Whitechapel onde Jack the Ripper sabe o início de seu caminho e onde deverá terminar a movimentação em cada rodada, informação esta que os demais jogadores não tem, e estes, por outro lado, sabem onde estão os investigadores no tabuleiro, informação esta que o Jack não tem. Essa assimetria de informação fornece variedade, distribuindo informações exclusivas ou um elemento oculto a fim de dirigir as ações dos jogadores.
E por fim, e não menos importante, a Objective Asymmetry (Assimetria de objetivo), que é a variedade através de diferenças nas condições de vitória entre os jogadores. Aqui podemos citar o Star Wars: Rebellion, onde a condição de vitória do jogador que controla o império é diferente da condição de vitória do jogador que controla a rebelião.
Isso é por alto as formas que a assimetria pode estar presente em um jogo.