Abluxxen (Linko!) é um jogo de cartas de caixa retangular, médio formato, criado pela dupla KK (Kiesling/Kramer). Se pararmos e analisarmos a quantidade e a diversidade de jogos que estes dois senhores já produziram até ao hoje, ficamos absolutamente esmagados com a riqueza dos títulos. Estes dois autores alemães não só produzem muito, como produzem geralmente com muita qualidade. Abluxxen é para mim, um excelente exemplo desta constatação!
Abluxxen começa por parecer confuso no que toca ao objetivo final, especialmente quando se entra na explicação do mecanismo de resolução de conflitos, um dos elementos mais originais deste jogo; no entanto, depois de umas partidas, a genialidade começa sobressair e as subtilezas de Abluxxen a revelarem-se.
A interação entre os jogadores é constante, o fator sorte também está presente e tem o seu papel, quanto a mim não em demasia. Estar atento ao que cada adversário vai fazendo é essencial para antecipar o desfecho de uma partida.
A qualidade global do jogo é muito boa, com cartas de excelente qualidade ao toque, resistentes e com inserts perfeitos para as acomodar. A ilustração não é nada de especial, mas não lhe fica mal, no entanto, para os daltónicos pode ser uma dor de cabeça, por causa do uso de tons pastéis que podem confundir.
Para aqueles que já censuram o autor desta crítica por não explicar as origens dos nomes estranhos que o jogo tem, aqui fica a que foi dada pelo autor – Wolfgang Kramer. A versão original, lançada para o mercado alemão, recebeu o nome de Abluxxen, o autor explica que a palavra não existe no vocabulário alemão, trata-se todavia de um cruzamento entre as palavras “Abluchsen”, que significa roubar de forma astuta, e “Luchs”, que significa Lince, em alemão. Das duas surgem então Abluxxen!
Já o nome da versão internacional – Linko! – é fruto de um constrangimento com os direitos da palavra Lynx (lince) que não são de livre uso, logo a editora optou pela sua tradução em Esperanto – Linko.
Explicações dadas, resta recomendar obviamente este jogo. Infelizmente, tenho quase a certeza absoluta, que a avalanche de novos jogos que todos os dias nos são apresentados, dificilmente deixarão que este título receba o devido reconhecimento. Por isso, aproveitem e desfrutem deste ilustre desconhecido, que ainda por cima é baratinho!