O foda é que esse jogo já é criticado pq tudo q é comprado tem q ir pra alguém toda rodada, inclusive clientes absurdamente difíceis q vc sabe q sequer irá atender. Vc literalmente cata as sobras do draft e tenta controlar o dano. No caso do jogo solo, achei q essa situação foi exacerbada, pois embora vc escolha tudo primeiro e o oponente fique com as sobras, os efeitos negativos q as sobras teriam pra vc, não tem pro oponente.
Essas aqui são (em maior parte) as dúvidas e comentários q coloquei no outro tópico. Como não sabia as regras, não sei se fiz tudo certo. Por favor comente se houve diferença em relação ao seu jogo.
O manual é muito porco qto ao jogo solo. Ele não faz um paralelo entre o solo e o X players. Então:
1) Pelo q eu entendi, não tenho restaurante? Só uso um dos boards pra controle, mas não posso usar o poder individual?
2) Ganho ou não ganho 1 recurso de cada no início? No jogo q fiz não peguei, mas depois li no FAQ, parece q sim.
3) Começo com um garçom e um cliente? No jogo q eu fiz, não.
4) E o adversário? Já começa com os benefícios de um cliente e um garçom? No q eu fiz, não. Se for pra começar, escolho qq um?
Então tá, aí começa de verdade. No jogo q eu fiz não peguei um garçom, então precisava pegar agora. E o adversário já pontuando, né? Afinal, todo turno vão sobrar 6 coisas pra ele entre dados e cartas. Eu tiro obrigatoriamente 2 dados pra ele (q supostamente pego os q o beneficiariam mais), e ele pega o q sobrar, podendo inclusive ser 4 cartas, não é isso?
Seguindo:
Se ele pega um carta de funcionário, já promove, então:
- se for gerente, anda 2 na trilha da raça;
- se for maitre, anda 1 na trilha gourmet;
- se for cozinheiro, ganha 2 recursos, sendo q, se houver demanda de acumular algum tipo de recurso, pega daquele, senão, pega qq um e vai pontuar no fim do jogo.
E sempre q anda na trilha, o adversário colhe benefícios.
Se pega uma carta de cliente, ele NÃO precisa dos recursos, nem de os ter, nem de gastar, e ganha os benefícios de dinheiro e de trilha de raça ou gourmet.
Se pega um dado, anda na trilha daquela cor.
Se o adversário cumprir uma demanda, recolhe. Se sobrarem demandas ao final, tb são dele.
A pontuação ainda considera as trilhas todas, gourmet (dando muitos pts pro adversário), e das raças, com a divisão de pts entre 8 (1º lugar) e 4 (2º lugar), e os 3$ extra pra quem tiver menos insatisfação, mais 1$ pra cada 2 recursos do inimigo (q ele ganha só em trilhas ou com cozinheiros, certo?).
Ah, e o adversário não paga pelos funcionários promovidos, mas eu sim. Na minha partida, cobrei pelos funcionários dele, e ainda fiquei atrás.
(Tempo para interpretar - ou digerir, q fica mais temático - coisas)
Relendo aqui, acho q tenho direito a usar a skill do restaurante, a ter os recursos iniciais, mais um garçom e um cliente dos iniciais... enquanto o adversário pega nada disso. É isso mesmo?
Mas no mais, parece muito absurdo!
Saem dois clientes por rodada, em um certa rodada, saíram dois q pagam 8$, mas requerem 6 recursos cada. Pra atender cada um eu preciso, por baixo, de 4 ações: pegar carta, 2 dados pra produzir recursos, no mínimo, mais um dado pra atender. E eu sei q posso atender sem dado promovendo maitre, ou produzir recursos promovendo cozinheiro, e mesmo assim são ações. E tenho q pagar pela insatisfação. O adversário simplesmente pode atender os dois com duas ações. Numa rodada vai fazer 16$ sem gastar recurso algum (caso eu não pegue as cartas), vai andar nas trilhas, e ainda vai ter dois dados ou cartas.
Tipo, eu estou meio atônito. É isso mesmo?
- Meus dados produzem recursos (ou uso para atendimento) e talvez andem na trilha. Ele não precisa dos recursos (ou para atendimento) e anda sempre.
- Meus funcionários saem com atraso de 3 (2 se eu tiver direito a um inicial), e eu pago por cada um deles em escala de progressão aritmética, enquanto ele tem os benefícios sem pagar um puto, basta q eu os deixe pra ele.
- Meus clientes gastam uma ação pra pegar e outra pra atender, fora os recursos q eu preciso produzir, e o adversário os atende cada um com uma ação.
O q se percebe, por óbvio, é q se deve evitar ao máximo deixar cartas pro adversário (os dados produzem menos benefícios, comparados ao jogador). Mas como, se ao contrário dele, eu preciso de gastar ações em dados pra fazer os cubinhos? Na partida são 40 cartas (lembrando q não peguei cartas iniciais). Eu terminei com 18 (8 clientes, 10 funcionários), ele com 22 (12 e 10), e isso pq eu investi em demandas de promover 3 cyborgs e 3 cozinheiros.