Sinopse
Jogo abstracto para 2 jogadores em que o objetivo é avançar os nossos peões o mais à frente possível no sentido da área adversária.
Como se joga
Depois de dispor as varetas de bambo em forma de escada e os peões conforme a ilustração abaixo, cada jogador, no seu turno, terá 2 movimentos.

Cada jogada é composta de dois movimentos, podendo o jogador "ativo" ganhar um movimento extra.
Movimento Inicial:
O jogador escolhe qualquer uma das suas peças e a move um espaço para frente.
Movimento Seguinte:
O jogador conta quantas peças a fileira que a sua peça parou possuí, não importando se as peças são dele ou do adversário, atenção a peça que acabou de chegar não conta. Depois escolha uma peça sua qualquer (pode ser a peça que acabou de ser movimentada) e avance a peça escolhida a quantidade de espaços correspondente a quantidade de peças contadas.
Movimento Bonus:
Se no seu segundo movimento sua peça terminar em um espaço vazio, ou seja que não possua peça nem sua nem do seu adversário, o jogador ganhar um turno extra.
Atenção: Não é possível ganhar um turno extra duas vezes consecutivas.
Observação: o máximo de peças que pode haver um espaço é 6, exceto na ultima fileira nessa não há limite de peças, note que o um espaço que contenha 6 peças não funciona como uma barreira, qualquer jogador pode passar por ela, apenas não pode parar sobre ela.
O jogo termina quando a ultima peça de cada jogador passar uma pela outra, ou seja terminar uma rodada com peças brancas de um lado e pretas de outro lado independente de qual espaço estejam.
Aí se calcula os pontos da seguinte forma:
peças na ultima linha valem 5 pontos (oitava linha)
peças na penúltima linha valem 3 pontos (sétima linha)
peças na antepenúltima linha valem 2 pontos (sexta linha)
peças na quinta linha valem 1 ponto
e qualquer peças antes da quarta linha não vale ponto nenhum.
Somem os pontos e quem tiver o maior valor vence a partida.
Variante do movimento bônus: quando o jogado conseguir um movimento bônus ele poderá escolher ao invés de uma peça sua uma peça do seu adversário e move-la um espaço para frente ou para trás, exceto peças que já estejam na ultima linha, essas não podem ser movimentadas.
VERSÃO CASEIRA
Abaixo segue de uma versão feita em casa, utilizando materiais bem simples e que todos possuem em casa.
para fazer as linhas utilizei sete palitos de churrascos, mas poderia ser feito utilizando lápis de cor ou canetinhas, ou qualquer outro material que sua imaginação permitir, até rolinhos feitos, enrolando folhas de jornal ou revistas velhas.
Para as peças utilizei 12 peças de um jogo de dama desses de armarinho, mas poderiam ser usados meeples de outros jogos, dados em duas cores diferentes, ou até mesmo tampinhas de garrafa ou cerveja, também em dois padrões distintos, Vejam como ficou minha versão.
Utilizei também um jogo americano para apoiar e destacar a foto, mas poderia ser montado diretamente sobre a mesa.

Avaliação
Um jogo abstrato bem interessante, tem um pegada de movimentação bem interessante que possibilita combos para realizar novos turnos, então fique sempre atento para não abrir essas possibilidades para seu adversário abrir vantagem sobre você. Como eu sempre falo de um bom abstrato, fácil de ensinar difícil de dominar, vale a pena conhecer pela simplicidade de confeccionar o jogo e de se jogar.
Uma opção altamente recomendada, fácil de se fazer e aproveitar para testar novas possibilidades nesse período de quarentena, como as partidas duram 10 minutos pode ser fazer uma disputa melhor de três e desafiar o companheiro(a) para um mini torneio caseiro.
Um jogo que apesar de de ter mais de 15 anos, nunca tinha ouvido falar. Fica ai a dica.
Se fizerem uma versão diferente postem suas fotos nos comentários para mostrar como ficou sua versão.