Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Análises
  3. Hanabi
  4. Hanabi: da esquerda para a direita

Hanabi: da esquerda para a direita

Hanabi
  • avatar
    LuisPerdomo13/05/20 12:28
    avatar
    LuisPerdomo
    13/05/20 12:28
    636 mensagens MD

    Eu sempre tive um profundo carinho por esse jogo, até o dia em que eu descobri como o pessoal mais hardcore realmente joga o jogo...

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/e46c3_isjqoh.gif


    Eu não sei se você joga como eu costumava fazer. Veja se isso lhe soa familiar:

    A pessoa te dá uma dica "essas duas cartas são verdes".

    Primeira providência: reorganizar a mão de modo que as cartas que eu tenho alguma informação fiquem em algum canto da mão, facilitando assim a memorização. Que atire a primeira carta ou ficha de penalidade quem nunca fez isso...


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/e02fd_isjqoh.jpg


    Errou... errou feio... errou rude...


    Eu era cego nesse jogo e não sabia. E isso não era porque eu não podia ver as cartas na minha mão. Acontece que esse jogo é tão profundo, mas ao mesmo tempo elegante, que foram criadas convenções para se jogá-lo da forma mais eficiente possível. O negócio é tão sério que existem até nomes para determinados movimentos, análogo às aberturas do Xadrez. Você por acaso saberia o que é uma finesse (no contexto do jogo, naturalmente)? 

    Enfim, vou explicar-lhe o procedimento:

    Imagine que esta seja a sua mão:

    3 4 4 1 4

    Que dica você daria?
    Provavelmente alguma dica de número ou cor que indicasse que aquela carta é o 1 azul. Até aí nada demais, este é o princípio básico do jogo, afinal, todas as sequências devem começar pelo 1, então nada mais razoável do que isso, dado que este é um jogo cooperativo.

    Muito bem, seu amigo joga o 1 todo feliz e contente, compra uma carta e então a mão dele fica assim:

    5 3 4 4 4

    E agora?
    Digo que ele acabou de comprar um 5 porque afinal, todos sabemos que só tem um 5 de cada no baralho e se ele descartar ao acaso, não seremos capazes de alcançar a pontuação máxima?
    Sinalizo que ele tem três números 4 pra quem sabe numa dica posterior falar que ele tem dois vermelhos, assim ele guarda um e descarta o outro?
    E aquele 3 amarelo? Peço pra ele guardar aquilo lá porque já temos o 1 amarelo na mesa e quando alguém comprar o 2 ele será útil?

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/83950_isjqoh.jpg


    A resposta certa, meus caros, é NDA: nenhuma das anteriores.
    Você simplesmente ignora o seu coleguinha e segue seu rumo.

    "Mas Luis, esse não é um jogo cooperativo? Vai deixar o pobre coitado ali no escuro sem saber o que fazer?"

    Sim, meu jovem, mas é um jogo de dedução também e existem outras maneiras mais eficientes de se comunicar que não "estas três cartas aqui são de número 4". Dicas são preciosas, são recursos limitados e elas acabam muito rápido, "esse jogo é muito difícil", "a vida é injusta", etc. 

    A primeira coisa que seu amigo deve deduzir é que a mão dele está ruim para o atual momento do jogo. Não precisa ser nenhum gênio para sacar isso.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/c8897_isjqoh.jpg


    Então o que você deve fazer, ó pobre alma desalentada perdida nas trevas, ovelha desgarrada do rebanho?


    A resposta é simples:


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/1ecf7_isjqoh.jpg


    Você sabe o que fazer, jovem. O que você não sabe é qual descartar. 


    E se eu descarto o 5? E se eu descarto a carta que era pra ser jogada em seguida? Todos vão apontar pra mim e falar Shame!


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/47121_isjqoh.jpg

    A resposta é simples: 



    Descarte sempre a carta mais à direita que você não tem informação.



    Por quê a mais da direita? Convenção.


    Vamos assumir que juntamente com as regras você explique essa convenção:


    Não vamos mudar a posição das cartas.

    Sempre que descartarmos uma carta no escuro, vamos descartar a que estiver mais à direita. 

    Sempre que comprarmos uma carta, ela vai para o canto mais à esquerda da mão.


    Assim, o jovem perdido no exemplo mais acima saberia que ele deveria descartar o 4 vermelho.


    5 3 4 4 [4]


    Afinal, salvo o número 5, o baralho tem ao menos mais uma cópia de cada carta, justamente para que não seja o fim do mundo, caso você descarte uma carta que você gostaria de ter jogado, mas não deu tempo de receber aquela dica por conta de outros fatores.


    Repare que nesse exemplo, o outro 4 vermelho também está na sua mão. Se ele não tivesse, tudo bem, uma hora alguém iria comprá-lo e isso provavelmente aconteceria em um melhor momento do que esse.


    E depois? Ninguém me deu dica ainda... :(


    Te deram dica sim, pequeno moleque juvenil, você tem que descartar o 4 verde.


    Não é perigoso?


    Não, jovem, ainda tem outro 4 verde no baralho, lembra? Você precisa deixá-lo ir agora...


    Tá bom :'(


    E o que acontece em seguida? Bom, você renovou a sua mão, provavelmente as cartas que você comprou e colocou à esquerda são mais interessantes para o atual momento do jogo e eventualmente alguém te dará uma dica e eles podem fazê-lo porque graças a você, sim, você, meu jovem, seus amigos agora têm dicas para te dar. Yay!


    Tá, mas eu já descartei o 4 verde e o 4 vermelho, minha mão agora está assim, ó:


    2 4 5 3 4


    Sim, se você descartar o 4 vermelho de novo, não precisa nem se preocupar com o 5 vermelho depois. O jogo morreu ali pro vermelho.


    Nesse caso, são dois os cenários mais prováveis:


    Ou você comprou uma carta relevante para o jogo... olha aquele 2 azul ali. Ou você simplesmente não comprou nada de útil de novo :(


    No caso do 2 azul, é muito simples, seus amigos vão te dar a seguinte dica:


    "Essas duas cartas são azuis".


    A segunda regra é:


    Se te deram uma dica relativa à cor, jogue a carta mais à esquerda.

    Mas e a outra azul?


    Apenas jogue a que tiver mais à esquerda, jovem. Vá, sem medo de ser feliz.


    Mas e se a ordem tiver ao contrário?


    Lembre-se que você só compra uma carta por vez. No momento em que você comprar aquela carta útil, ela será a que estará mais à esquerda. Seus parceiros de jogo muito provavelmente te darão aquela dica na hora certa se todos estiverem em sintonia. Dicas suficientes vocês vão ter porque todos estão descartando bem.


    O segundo cenário possível é caso você não tenha comprado nenhuma carta relevante. Nesse caso, você deve dar uma dica relativa ao número.


    3 4 5 3 4


    "Essas duas cartas são 4"


    Você sabe algumas coisas aí seguindo o protocolo:


    • A carta mais à direita não é pra descartar.
    • O outro 4 não é pra jogar porque se não, eles teriam me dado uma dica relativa à cor quando ela estava mais à esquerda.


    Assim, você sabe que a próxima carta a ser descartada é o 3 amarelo, que tem outra cópia no baralho ou na mão de alguém.

    Aí sim, quando o 5 estiver no paredão, você então dá a dica do 5. E a próxima carta a ser descartada será o 4 azul e assim sucessivamente.

    Desse jeito, os jogadores ganham muito tempo focando nas dicas que realmente importam, o descarte fica mais previsível e controlável. Dicas são economizadas dando apenas metade da informação e salvando várias dicas redundantes. Lembrem-se, este é um jogo cooperativo, a pessoa não te daria a dica se não fosse para que vocês seguissem o jogo da melhor forma possível.

    Mas Luis, isso não é roubar?

    Olha, depende do seu ponto de vista. Eu não sei quais são as cartas que estão na minha mão. A única coisa que eu sei é que eu vou descartar a que estiver mais à direita e o mais importante: meus amigos à mesa também sabem disso.

    Eu não sei que cartas eu tinha na minha mão, mas eu sei que eu acabei de comprar esta carta aqui, que está mais à esquerda, e coincidentemente meu amigo sentiu uma baita vontade de me dar uma dica.

    Roubar nesse jogo seria a pessoa fazer algo do tipo:

    Olha, jovem, esta carta aqui é um 2, agora ESSA CARTA AQUI É UM 2, VIU, EIN?  ;)

    Realmente não teria muita graça jogar assim.

    E desse jeito que você ensinou, tem graça?

    Olha, devo dizer que a primeira vez que consegui atingir os 25 pontos foi dessa forma.

    O mais interessante é que essas convenções são tão disseminadas lá fora que ninguém precisou falar nada do tipo "gente, vamos usar as convenções x, y e z". As pessoas simplesmente já sabiam de tanto jogar. E agora estou espalhando a palavra para o pessoal aqui, caso já não o soubessem.

    Esse método é infalível? Óbvio que não, ainda há o fator sorte, a pessoa pode ter duas cartas infelizes em sequência e ser obrigada a descartar totalmente às cegas, isso tudo acontece e vida que segue. Mas devo dizer que dificilmente faço menos do que 23 pontos aplicando isso. Hoje até jogo as variantes avançadas com as cartas multicoloridas e passo dos 25 pontos.

    O jogo perde a graça com isso? Também não porque agora os desafios são outros. Todos à mesa têm novas peças de informação para trabalharem juntos, eles estão conscientes de seus atos, mas ainda não sabem com perfeição as cartas na mão, nem o que vão comprar. A diferença é que o fator sorte é um pouquinho menos injusto agora.

    Lá no começo eu havia mencionado sobre uma tal de finesse. Esse é um movimento ainda mais avançado (existem outros ainda mais avançados, mas daí em diante, vou deixar para que você procure por conta própria, eu também estou aprendendo ;)).

    A finesse funciona assim:

    Digamos que essas sejam as mãos dos jogadores:

    Jogador 1

    3 4 5 3 4

    Jogador 2

    1 1 [3] 2 2

    Jogador 3

    2 4 5 2 1

    Está na vez do jogador 1. A mesa tem um 2 azul. O jogador 2 sabe que a carta do meio é azul, mas ele não sabe qual é.

    O que o jogador 1 m a l a n d r a m e n t e faz? Ele dá a seguinte dica para o jogador 3 "Esta carta aqui é azul".


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/195af_isjqoh.gif


    Por quê? Lembre-se que o jogador 2 sabe que ele tem uma carta azul, por que o jogador 1 deliberadamente daria uma dica relativa à cor para uma carta que ainda não é pra ser jogada....? Ohh, já sei. E assim o jogador 2 subentende que a sua carta azul na verdade é um 3. Isso é uma finesse, quando você, através de uma dica para o jogador mais pra frente, pulando outros jogadores, consegue matar duas cartas de uma única vez.

    Certo dia, vendo típicas listas de top 10 jogos na internet, um sujeito elencou uma lista do tipo:

    Top 10... jogão clássico que todo mundo gosta
    Top 9... jogão clássico que todo mundo gosta
    .
    .
    .
    Top 3... jogão clássico que todo mundo gosta
    Top 2... jogão clássico que todo mundo gosta
    Top 1 Hanabi

    Eu fiquei tipo



    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/f27f9_isjqoh.jpg


    nani?


    Só depois de passar por esse processo de aprendizagem que eu entendi um pouco melhor o que ele queria dizer com esse top. Bom, não é meu top 1, na verdade não chega nem no meu top 10, mas com certeza foi catapultado no meu ranking pessoal. É o jogo que eu mais tenho jogado em número de partidas nos últimos dias (em quantidade de tempo ainda é o Through the Ages, meu top 1). 

    Hanabi é meu top 2 cooperativo no momento, ficando atrás apenas do Spirit Island por uma questão de preferência por jogos mais pesados, mas isso não ofusca de forma alguma a beleza, a profundidade e a elegância desse grande jogo que vem numa pequena caixa.

    Por hoje é só, pessoal. Espero que tenham gostado e joguem mais esse jogo que é fantástico.



    Obrigado pela leitura.

    Agora tenho um canal. Você pode se inscrever, mas só se você quiser.

    6
    0
    31

  • Canal

    Veja Também

    Luis Perdomo

    Veja Também

    Obrigado, jovens
    What does the fox in the forest say?
    Puerto Rico e os privilégios.
    Kingdom Builder: o Gabarito
    Precisamos falar de FOMO

    Compre agora o jogo Hanabi na LUDOSTORE
    R$ 30,00 (no boleto)
    Visualizar OfertaVer

    Comentários:

  • Patanga
    1196 mensagens MD
    avatar
    Patanga13/05/20 14:14
    Patanga » 13/05/20 14:14

    Assino embaixo, Hanabi é muito bom demais da silva. Valeu pelo post!

    Outro dia também fiz uma lista de estratégias para o Hanabi, se quiser conferir, e vou deixar lá um link para o seu tbm.

    Só que acho que convencionar que a da direita é o candidato a descarte é "dar uma roubadinha", pois você está passando uma informação extra além da dica, antes mesmo do jogo começar (sendo que é um jogo de informações limitadas). Mas o importante é se divertir, e vou testar essa do lado direito quando jogar da próxima vez!

    Se spirit island é uma colher de ouro, hanabi é um pequeno diamante!

    7
  • LuisPerdomo
    636 mensagens MD
    avatar
    LuisPerdomo13/05/20 14:54
    LuisPerdomo » 13/05/20 14:54

    Sim, concordo. Tem um aspecto de "roubadinha" ali de leve ;). Isso é tudo muito relativo e vai de acordo com a percepção do grupo em que se está jogando o jogo. Eu já vi casos de mesas regulares de Hanabi onde, segundo a descrição da própria pessoa: "tenho uma 'mesa séria' de Hanabi". No contexto, o que ele quis dizer é que eles jogam tanto esse jogo que, além de absorver os trejeitos dos outros jogadores do grupo, eles desenvolveram códigos próprios, estudam o jogo, sutilezas, estratégias, etc. Talvez seja um pouco demais? Não sei, depende do grupo. Eu mesmo, antes de aprender sobre essas convenções, costumava jogar Hanabi segundo esse exemplo aqui:

    LuisPerdomo::Olha, jovem, esta carta aqui é um 2, agora ESSA CARTA AQUI É UM 2, VIU, EIN?  https://www.ludopedia.com.br/images/emoticons/wink.png


    Para o meu grupo era muito engraçado, era socialmente aceito, todo mundo fazia desse jeito. Hanabi pra gente era um party game e tudo bem :D
    Não tem certo nem errado, o importante é todos estarem de acordo e conscientes do que estão fazendo.

    Quando eu finalmente alcancei os 25 pontos (usando essa estratégia), aquilo me deu uma satisfação enorme. Tava com esse jogo entalado na garganta há anos. Eu já jogava o jogo há bastante tempo, comprei lá fora antes de chegar aqui, o máximo que havia conseguido era um 23 jogando no modo "hard" caótico descartando cartas "no escuro" e sem a roubada party game citada acima. E digo que mesmo usando essa malandragem das convenções, mesmo assim não foi fácil. Tem uma questão muito delicada sobre o timing da coisa. Uma dica certa no momento errado é uma dica errada, então tem toda uma sequência lógica a ser respeitada. A vez de quem está jogando, a quantidade de dicas disponíveis, que cartas estão na mesa, que cartas estão no descarte, tudo isso tem que ser levado em consideração o tempo inteiro.

    O mais interessante pra mim foi que eu cheguei ao score máximo do jogo com uma pessoa totalmente aleatória. Foi no Boardgame Arena. A gente não combinou nada, só fomos jogando. Percebi que ele só descartava carta da direita, dava dicas para cores relativas às cartas da esquerda e na segunda dica já tinha sacado "ele sabe". Como se fosse uma linguagem secreta. Foi nessa plataforma que eu descobri sobre essas convenções. Uma galera leva esse jogo muito a sério.

    Essa situação pra mim se assemelha a uma dança. Estou fugindo um pouco da tangente aqui, mas quem já fez dança de salão em algum momento da vida vai entender o que estou falando. Dança de salão é tipo uma linguagem que transcende os idiomas falados. Eu posso dançar um determinado ritmo com uma pessoa do Japão sem nunca ter visto essa pessoa, sem falar a língua dessa pessoa, sem ter combinado absolutamente nada, mas seremos capazes de conduzir uma dança, visto que ambos, em determinado momento de nossas vidas, aprendemos a dançar daquela maneira. O mesmo vale para essas convenções no Hanabi. Se ambas as partes estão "de acordo", mesmo sem terem falado nada entre si, tá valendo.

    Essa convenção pra mim tem o efeito de uma expansão para o jogo. Existe o Hanabi jogado de um jeito antes de aprender essa técnica e outro depois. Particularmente acho esse segundo jeito muito mais interessante e desafiador. Não é tão fácil assim quanto parece, mas proporciona a satisfação de saber que você está minimamente no controle, mesmo tendo que apagar eventuais incêndios aqui e ali, o que é diferente de:

    "Ah, preciso descartar uma carta... lá vai, ein, gente? Seja o que Deus quiser, não quero nem olhar"

    Nossa, fiz muito isso, chega a ser meio frustrante às vezes. O risco disso acontecer ainda existe com a técnica, mas é mitigado drasticamente e as coisas ficam mais sob controle. Pra quem gosta dessa sensação em jogos que dependem um tanto de sorte, é uma excelente pedida. O jogo fica mais "organizado", por assim dizer.

    Mas concordo plenamente. Hanabi é uma pequena gema.

    4
  • Felipe Gavazzi
    18 mensagens MD
    avatar
    Felipe Gavazzi13/05/20 15:26
    Felipe Gavazzi » 13/05/20 15:26

    Gostei da dica... Nunca joguei, mas pretendo adquirir em breve e vou utilizar esse conceito no grupo.... Não acho que seria uma "roubada", entendo mais como uma house hule para deixar o jogo melhor ou menos dependente de sorte... Geralmente isso nos dá uma experiência melhor..  :)

    0
  • LuisPerdomo
    636 mensagens MD
    avatar
    LuisPerdomo13/05/20 15:35
    LuisPerdomo » 13/05/20 15:35

    Felipe Gavazzi::Gostei da dica... Nunca joguei, mas pretendo adquirir em breve e vou utilizar esse conceito no grupo.... Não acho que seria uma "roubada", entendo mais como uma house hule para deixar o jogo melhor ou menos dependente de sorte... Geralmente isso nos dá uma experiência melhor..  :)

    Eu acho que é mais do que uma House Rule porque esse conceito tá disseminado em praticamente todas as mesas de Hanabi que eu jogo online. Quanto maior o nível do usuário na plataforma, é mais certo que o cara sabe dessas e de outras técnicas. Tá mais pra variante extra oficial.

    Fica a critério de cada um. Eu já joguei dos dois jeitos e não volto atrás :)

    0
  • Patanga
    1196 mensagens MD
    avatar
    Patanga13/05/20 17:58
    Patanga » 13/05/20 17:58

    Sim! O próprio designer considera essas roubadinhas parte do design. Não foi intencional, mas durante os playtests, ele viu que a natureza do jogo é fazer com que os jogadores acabem dando uma dica e meia quando dão uma informação.

    1
  • jackbezerra
    941 mensagens MD
    avatar
    jackbezerra26/05/20 10:17
    jackbezerra » 26/05/20 10:17

    Minha cabeça acabou de explodir aqui!  :woot:

    Legal mesmo, muito bom texto, parabens.

    1
  • LuisPerdomo
    636 mensagens MD
    avatar
    LuisPerdomo26/05/20 10:32
    LuisPerdomo » 26/05/20 10:32

    jackbezerra::Minha cabeça acabou de explodir aqui!  :woot:

    Legal mesmo, muito bom texto, parabens.

    Obrigado. Que bom que gostou.

    Experimente essa variante e veja o que acha. 

    Recomendo o Board Game Arena se não tiver como jogar pessoalmente por conta da quarentena. Lá todo mundo num nível mais sério joga dessa forma.

    1
  • Gabi
    909 mensagens MD
    avatar
    Gabi29/05/20 17:16
    Gabi » 29/05/20 17:16

    Achei fantástico o texto, muito bem escrito, pensado e didático. Farei esse teste mencionado da convenção de descarte à direita.

    E acrescento que se ngm tivesse uma regra da casa ou uma combinadinha antes,(neste caso do Hanabi) jogar totalmente no escuro ficaria muito chato e imprevisível, o que cansaria e faria com que o jogo ficasse na prateleira sem ver mesa. Cooperativo com dedução é a cereja do bolo no Hanabi. Jogaço mesmo, mas não para todos. Aqui não rola muito pq minha mãe tem dificuldades com as regras e as dicas e ele tem q ser no mínimo de 3 jogadores, o q quase sempre não acontecesse por aqui.

    0
  • LuisPerdomo
    636 mensagens MD
    avatar
    LuisPerdomo29/05/20 21:55
    LuisPerdomo » 29/05/20 21:55

    Gabi::Achei fantástico o texto, muito bem escrito, pensado e didático. Farei esse teste mencionado da convenção de descarte à direita.

    E acrescento que se ngm tivesse uma regra da casa ou uma combinadinha antes,(neste caso do Hanabi) jogar totalmente no escuro ficaria muito chato e imprevisível, o que cansaria e faria com que o jogo ficasse na prateleira sem ver mesa. Cooperativo com dedução é a cereja do bolo no Hanabi. Jogaço mesmo, mas não para todos. Aqui não rola muito pq minha mãe tem dificuldades com as regras e as dicas e ele tem q ser no mínimo de 3 jogadores, o q quase sempre não acontecesse por aqui.

    Muito obrigado pelas palavras, Gabi.

    Sim, é exatamente esse o feeling. Hanabi é um jogo que eu sempre admirei, mas que nunca obteve o devido reconhecimento na minha prateleira porque seu verdadeiro potencial nunca havia sido explorado. Ele era apenas mais um party game sem muita profundidade. Jogávamos casualmente da forma mais caótica possível. A quantidade de dicas redundantes, tempo mal utilizado e erros cruciais que destruíam qualquer chance de êxito eram incalculáveis.

    Tudo mudou no Boardgame Arena. Lá que eu descobri essa convenção e essencialmente todos que têm um certo nível naquela plataforma sabem disso e outras coisas ainda mais complexas. Já foi o caso de eu entrar numa mesa e a primeira frase que o cara solta é:

    "Todo mundo aqui sabe bem como funciona uma finesse?"

    Fizemos 29 pontos naquele jogo. Era a variante mais avançada com o acréscimo da 6ª cor onde você não pode dar uma dica específica para aquela cor. Você deve deduzir que aquela é a carta colorida porque há duas dicas relativas à cor cujo o alvo é aquela mesma carta. Só não chegamos aos 30 pontos naquela ocasião porque não deu tempo, ninguém havia descartado o 5 que faltava.

    Já consegui fazer 30 pontos usando essa técnica. Com pessoas totalmente desconhecidas. A gente não combinou nada, a gente simplesmente percebeu que todos estavam jogando a carta da esquerda e descartando a da direita e assim foi.

    Antes desse achado, o máximo que eu havia conseguido fazer eram 21 pontos na variante básica e nunca havia sequer tentado as avançadas.
    Ele se torna um jogo completamente diferente, muito mais "sério". Particularmente eu prefiro assim. Hanabi nunca teve cara ter party game pra mim. Talvez por isso que ele não se encaixasse naquele lugar. Era um estranho no ninho. Hoje é o segundo jogo mais jogado que eu tenho registro no bgg. Perde apenas para o Dominion, que é outra obra de arte a parte na minha humilde opinião. Há quem desgoste e eu entendo porque e respeito.

    3
Responder
  • 1(current)
  • 2
Hanabi - Hanabi: da esquerda para a direita
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.