Ignatius::red_djow::Oi Jovem.
Acho os dois jogos meia boca, PORÉM, só cheguei nessa conclusão ao me converter religiosamente ao Arkham Horror: The Card Game. Se pagar 6 pila no dólar pra comprar as coisas de fora não for um problema pra vc, eu iria nesse sem dúvidas. Caso contrário, eu iria de Eldritch.
Não senti imersão em nenhum dos dois jogos, então se é pra ser sem grande imersão, Eldritch sai na frente por não usar App (algo que eu não tolero), ligeiramente menos rolagens de dados (mas o jogo te joga mesmo assim), mais rejogabilidade (okay, tem que enfiar todas as expansões ai nesses decks de encontros), melhor setup (com insert),
Tenho vontade de conhecer esse do Arkham Horror, mas dizem q depende de expansões pra ter mais rejogabilidade tb, ou entendi errado o q eu li? E fala tb pra gente se tem imersão, se tem história, etc. Esse jogo me interessa mas sei pouco dele.
Fala meu caro! Se vc quiser saber um pouco mais, quem sabe vale ver os posts onde narrei algumas aventuras no canal Spiel des Djows.
Agora, falando por cima, eu gosto do AH Card Game por vc ter seu
deck de investigador, me sinto muito mais no controle (e pode ser melhorado com XP), com sentimento de posse. Não sou apenas alguns stats e uma habilidade especial com alguns itens genericos jogados na mesa. Seu investigador tem itens próprios e unicos, fraquesas específicas, e regras que regem a construção desse baralho de forma que ele siga uma linha temática (um policial não tem habilidade alguma com magia oculta por exemplo). Esse feeling de que vc controla o seu destino é maior nesse título, mas ainda assim existe sorte envolvida.
O
baralho de encontros o cenário (apenas 1 e não 28 como no Eldritch Horror) segue de forma temática os eventos possíveis de ocorrerem durante uma partida daquela aventura específica, então vc não vai ver o Cthulhu em toda a partida, mas apenas num cenário bem específico.
A
aleatoriedade mora nos dois baralhos e nos testes, feitos com sorteio de fichas, simulando um dado de 16 lados que vai se alterando durante a campanha (geralmente pra pior).
Gosto da forma como as
5 classes separam muito bem os tipos de investigadores, entre porradeiros, malandrões, sortudos, estudiosos e ocultistas.
Sobre
rejogabilidade, a caixa base é bem limitada em termos de narrativa, afinal, se vc jogar uma vez já viu quase tudo. Ainda assim, o jogo tem uma idéia muito legal sobre Ganhar e Perder. Normalmente o cenário tem 2, 3 e até 4 resoluções, e não apenas o clássico Você Perdeu. Então vc vai querer jogar pra tentar pegar um final melhor quem sabe, ganhar mais XP, usar outro investigador ou grupo. Ainda assim, a caixa base é considerada um "tutorial" por muitos, pois contém apenas 1 mini-campanha de 3 cenários. Existem diversos cenários fan-made para usar aqui que poderiam valer a pena para quem ainda não quer pular pra expansões. Com as expansões entram mais aventuras, mais cartas, investigadores, e cara, é jogo infinito! Uma campanha de expansão tem 8 cenários, então rejogar ela pra tentar se dar melhor são horas e horas de jogatina.
Agora, um defeito bizarro é: a caixa base não tem carta suficiente pra fazer mais que 2 decks mazomenos. Muita gente lá no exterior compra duas cópias. Particularmente eu preferi ir direto nas expansões pra pegar mais cartas variadas. Acho que consigo montar 4 decks de 4 classes bem montadinhos.