Aqui em casa já resolvi algumas desses problemas no meu Super Banco Imobíliario e gostaria de compartilhar aqui.
Após aplicação das 5 novas regras e os novos cartões de noticia, o jogo passou a ter uma média de 50min - 2h, já jogamos pelo menos uns 12 jogos utilizando dessas regras em quantidades variadas de jogadores e elas se mostraram bem divertidas e proveitósas.
Problemas principais do jogo normal:
1. Tempo de Jogo (3-5 horas);
2. Falta de Agência e de Ações (O jogo consiste em rolar dado, andar e fazer o que a casa pede);
3. O primeiro a jogar tem uma vantagem grande;
4. Casa feriado é inutil, perca de turno;
5. "Sorte ou Revés" (Notícias) não servem pra nada;
6. A prisão atrasa o jogo, e piora ainda mais a liberdade dos jogadores.
7. O primeiros á sair só assistem por horas, ou são refens por horas dos jogadores mais fortes;
Para resolver de um jeito simples eu adicionei 3 novas regras base simples, 2 regras opcionais e modifiquei as cartas de Notícia (Sorte ou Revés) do jogo:
1. "Entrada na Parcela - Quando um terreno for comprado pela primeira vez já é possivel construir (no máx) uma casa nele, após isso, cair novamente ali possibilita a comprar de todas as casas até o hotel."
Evoluimos a regra opicional do manual original que permite construir casas mais cedo, para que seja possível já construir uma casa quando o terreno for comprado, e ao cair novamente já é possivel comprar um hotel, balançando o dinheiro entre os jogadores bem cedo no jogo, melhorando o começo e meio do jogo. Resolvendo em partes o problema do Tempo.
2. "Monopólio - Quem comprar todas os terrenos de uma só cor tem um monopólio, e tem o valor do aluguel daqueles terrenos adicionado em $500 (por cada terreno daquela cor, máximo de $1500) para quem cair. Ganha quem conseguir 3 monopólios primeiro ou monopolizar todas as companhias (aquelas casas que recebem vezes o valor que der no dado)."
Para resolver o problema do fim do jogo pegamos emprestado uma regra semelhante ao Monopoly, beneficiando aqueles que comprarem terrenos com inteligência, ou usando a regra 3 que mostrarei a seguir, ou realizando trocas de titulos de posse entre si, incentivando comércio entre os jogadores. E colocando no jogo uma nova maneira de encerrá-lo, combinando terrenos ou aquelas casas especiais que recebem de acordo o valor do dado, que não se baseia em extrema sorte e horas de contas fictícias. Resolvendo 70% do problema do tempo.
3. "Casa de Feriado - Possibilita uma compra de qualquer Terreno ou Companias, com ou sem dono, pelo preço normal, mas as Casas e Companhias custam o Dobro do preço, sem adições ou descontos."
Essa é a melhor Regra. Para coroar as regras anteriores decidi adicionar essa nova função á casa feriado já que ela era inutil, que definiu de mais a maneira como jogamos o jogo agora, com a possibilidade de comprar coisas que ja tem dono por um preço justo, traz um poder de escolha e mudança de jogo enorme, os jogadores discorrem sobre qual terreno deveria ser almejado, e qual jogador deve perder algo relevante, e dobrar o valor a ser pago nas casas tornou elas mais importantes não só para ganhar dinheiro, mas para defender os terrenos ao tornar eles mais dificeis de serem comprados de você forçadamente. Resolvendo o problema do Tempo por completo, Resolvendo o problema do feriado, a vantagem do primeiro jogador e inicialmente o problema da agência.
4. Detenção fica 3 turnos mas agora pode ser paga desde o segundo turno nela, 1° só passa, já no 2° e 3° rola o dado e ve se vale a pena pagar pra sair, no quarto já não é nescessário pagar mais nada.
Isso torna a casa de prisão mais maleável e participa do jogo bem mais, sem perder a função de prender a pessoa por um tempo.
5. O primeiro jogador a sair tem a opção de se tornar um fantasma, ele já não ganha mais, não realiza ações das casas que cair, e não paga nada á ninguém, mas onde ele cair, é o dono que deve pagar a ele metade do valor de seu próprio terreno ou companhia, quem ele ultrapassar, ficar preso junto ou cair na mesma casa que a pessoa deve pagar $1000 ao fantasma, se ele acumular $50.000 em recebimentos ele encerra o jogo e não haverá vencedores.
Essa é bem controversa, mas serve como um tempo limite para o jogo, onde a quantidade de casas agora deve ser medida para não haver maiores pagamentos, punindo o jogador que tiver mais posses e também permitindo o jogador que saiu liberar todo seu ódio por esse jogo mesmo sabendo que não ganhará nada mais. Resolvendo o problema dos jogadores obsoletos. E dando mais um meio para encerramento do jogo.
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Logo depois, muito inspirado por jogos de festas virtuais como Mario Party, Pummel Party e um video na internet que vi sobre D&D misturado com Monopoly, decidi modificar as Notícias do Jogo, que antes se baseavam em "Você ganha 200" ou "Você perde 400", e em raras vezes te dava a oportunidade de realizar ações como o cartão "Saia da Prisão".
Então para resolver o problema das notícias monótonas e acabar de uma vez com o problema da falta de ações, criei notícias diferentes, imprimi e colei sobre os papéis originais.
Onde estiver a nomenclatura "Use" significa que ele pode ser guardado para uso futuro, e também deixando claro que a ação da casa SÓ É realizada apenas ao chegar lá ROLANDO DADOS, transportes/teleportes alternativos não contam, isso é importe pro balanceio das cartas (A não ser que você queira várzea, claro que eu não impedirei).
Segue as Notícias que criei, sinta se a vontade para usar total ou parcialmente, adicionar ou criar novas delas:
ÊXODO RURAL!
Todos os terrenos no lado do mapa que você achou essa notícia ganham: +1 CASA BÔNUS (donos de hotéis recebem $500 por cada hotel).
PAR OU IMPAR!
Se tirou PAR nos dados, receba $600.
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Se tirou IMPAR pague $600.
LEMBRE DE MIM…
Entregue esse cartão para um outro jogador quando descobrí-lo.
Use esse cartão para avançar ou voltar uma casa quando terminar de mover seu peão.
MOONWALK!
Todos os jogadores (incluindo você) andam no sentido contrário do tabuleiro até o seu próximo turno acabar.
AINDA MAIS IMPOSTOS!
Escolha um jogador para pagar ao banco: $200 × quantidade de terrenos que ele possui.
DECIDINDO O DESTINO!
Use esse cartão quando quiser para escolher outra face de um dos dados que você jogou.
NÃO VI. JOGA DE NOVO?
Use esse cartão quando quiser para forçar um jogador a jogar os dados novamente e usar o novo resultado.
TEMPOS DIFÍCEIS.
Venda 3 casas de quaisquer terrenos seus para o banco pela metade do preço.
MEUS DIREITOS!
Use esse cartão para ganhar um desconto de 50% quando cair em um Terreno ou Companhia.
POLÍCIA AMBIENTAL!
Pague $400 × a quantidade de Companhias que você possui.
FELIZ ANIVERSÁRIO!
Receba $500 de cada jogador.
VOCÊ PAGA A PIZZA!
Pague $300 para cada jogador.
UM BOM ADVOGADO!
Use esse cartão para se livrar da prisão e receba $300 ao fazê-lo.
EM FLAGRANTE!
Vá para prisão OU pague $900 para manter-se livre.
TERREMOTO!
Pague $700 e todos os jogadores à 5 casas de você pagam $400.
MUITAS MILHAS!
Escolha dois peões exceto o seu, e troque eles de lugar no tabuleiro.
APOSENTADORIA!
Vá para casa Feriado e leve outro jogador com você, ambos recebem $300.
O BOM FILHO…
Vá ao inicio e receba $2000.
EM NOME DA LEI!
Prenda alguém agora, mas pague $500 á pessoa presa a cada rodada que ela passar lá.
QUASE FALINDO!
Uma compania está falindo! O dono da compania mais próxima á frente deve pagar $1100.
DESABAMENTO!
Seu terreno mais próximo á frente perde metade das casas. Mínimo 1. (Arredondado para cima).
COMPRAS DIGITAIS!
Use esse cartão para comprar um terreno sem dono e construir uma casa.
AQUI JAZ UM TESOURO.
Enterre esse cartão com $800 seus e $800 do banco nessa casa. O próximo que cair leva tudo. $1600.
COMO VAI?
Use esse cartão para ir a casa de visitas, e liberar algum detento, sem custos, quando rolar seus dados.
SEMPRE INFORMADO!
Coloque seu peão em outra casa de notícia, á escolha, e receba $400.
CAIU AI ATRÁS...
Escolha alguém que deve andar no sentido contrário até outra notícia ser lida.
SEM FREIO!
Use esse cartão para avançar 10 casas recebendo $400 de cada um que estiver no caminho, em troca de não rolar seus dados nesse turno.
PARCERIA ARRISCADA!
Você e a pessoa com mais dinheiro líquido na mesa pagam $700 cada.
CADÊ O OUTRO DADO?
Você e outro jogador a sua escolha jogarão com apenas 1 dado na próxima rodada.
NOTÍCIA VELHA!
Volte para a casa de notícia antes dessa e pague $700.