Joguei duas vezes aqui em três pessoas, com jogo base + Líderes + Cidades + Armada. O manual recomenda jogar com apenas duas, mas quem é esse tal de manual pra mandar na gente?
O jogo fica muito pesado mesmo, mas não acho que seja por causa da junção das três... É que a Armada traz muito mais do que só novas cartas e novos efeitos.
A trilha dos barcos muda muito o jogo, mas várias vezes eu mesmo esquecia de mover meu barco, sendo que podia. Simplesmente esquecia e lembrava turnos depois que não movi um deles (normalmente um barco de uma trilha em que não estava focando naquele jogo, em especial Comércio e Ciência, dois atributos que raramente invisto). Mas creio que isso é por causa da novidade que a expansão apresenta, então requer jogar mais.
O que diziam das cartas pretas ficarem meio "obsoletas" não deixa de ser verdade, mas ainda assim usamos muitas delas. Eu mesmo uso muito, pois elas dão muitas moedas, em especial quando precisamos, e algumas dão vários pontos de vitória, concedem Diplomacia ou ainda escudos. Creio que é uma possibilidade a mais, por mais que elas não permitam andar com o barco naquela jogada. Talvez uma regra caseira que incentive a construção da carta preta? Pensei em:
"A cada carta preta colocada, o jogador pode mover qualquer um de seus barcos pagando o valor requerido + 2 moedas". Pensei em adicionar 2 moedas justamente porque as cartas pretas normalmente têm a ver com pagar moedas para o banco como recurso necessário para suas construções. Isso deixaria atraente construir a carta preta.
As expansões Líderes e Cidades conversam bem entre si, inclusive a Cidades vem com novos líderes para casar bem com a Líderes. É uma pena que a Armada tenha sido pensada sozinha, basicamente... Suas mecânicas começam e fecham em si mesmas e com o jogo base. Não que seja uma expansão ruim, está longe disso, é excelente e apresenta novas possibilidades, novos modos de pontuar, as Ilhas são muito interessantes também, mas é a quarta expansão do jogo, e acho meio falho não conversar com as outras.
Poderia ter vindo com umas guildas novas (para obter pontos com o poder de mercado naval dos vizinhos, para obter pontos com o avanço de determinado(s) barco(s) vizinhos, para obter pontos a cada carta de ilha do vizinho... Enfim, as possibilidades eram muitas) e com novos líderes (remover um recurso necessário para avançar o barco, receber moeda do banco a cada avanço em alguma trilha), além de adicionar uma regra para as cartas pretas terem sentido com as tábuas navais. Enfim, não sou game designer, mas as possibilidades eram muitas, e acredito que davam para ser implementadas. Se eu estiver errado em pensar nisso, por favor, me digam.
Enfim, a expansão é boa, mas o jogo fica pesado. Mais de 1 hora cada um desses jogos que tivemos, porque tivemos que prestar atenção em muitas coisas a mais, escolher ilhas, lembrar de mover o barco, verificar se tínhamos os recursos necessários para mover o barco além do que já havíamos construído. Mas isso é questão de pegar o jeito.