Roxas como o colega aí em cima disse, cada missão conta uma história e por isso é impossível misturar as cartas.
Porém, te garanto que em um unico jogo dificilmente você vai conseguir ver todas da mesma história então, embora a missão A sempre comece com a quest "salve a garotinha" ela pode se estender por diversas cartas diferentes e terminar o jogo sem ter chego ao fim, ou então, você tomar um caminho diferente. Toda carta de quest dá duas alternativas, no exemplo fictício que citei acima poderia ser "mate a garotinha" ou "leve a garotinha até o lugar X"
Como os mapas são aleatórios, rola uma certa aleatoridade mesmo jogando várias vezes as mesmas missões.
Agora, vamos ao problema pra mim:
TODAS as missões são divididas em uma história que é basicamente: facção A brigando com facção B. tem quests que vc faz que ajuda a facção A e outras que ajudam a B. Isso é o plot de todas as missões.
o problema é que a pontuação é aleatória. Quando você cumpre quests, ou sidequests, não ganha pontos de vitória. você ganha uma carta que te diz como ganhar pontos de vitória.
E isso é muito ruim pois não dá controle de nada. Você pode estar há muito tempo fazendo quests que ajudam a facção A, dando pontos pra ela, e de repente a carta que vc compra é de pontuação pra ajudar a facção B. ou seja, gastou um tempo precioso e pela sorte, não ganhou ponto nenhum ali.
da mesma forma, se você comprar outra carta de "ganhe pontos conforme a facção A" isso do nada pode dobrar seus pontos (se vc já tinha uma carta dessas).
isso faz o modo competitivo ser muito ruim, por que a pontuação é aleatória e completamente dependente de sorte, pois nunca as duas facções pontuam, apenas a que está mais forte no jogo vale pontos.
E aí, acaba que a partida pode acabar do nada.
Por isso não acho um bom jogo pra modo competitivo.
No modo solo o problema é um pouco mitigado, mas acaba ocorrendo o que falei acima. como o jogo termina imediatamente (tanto solo quanto coop) quando você alcança X pontos, muitas vezes as quests, histórias, tudo termina no meio. Você estava levando a bomba pro meio do instituto pra explodir aquele negócio em nome da irmandade de aço? Problema seu. Se alguém bateu os X pontos antes, vai ficar por isso mesmo. E isso vale até no solo.
Entao, como jogo de pontuação é ruim, por que a pontuação é aleatória e prejudica e ajuda de forma aleatória. COmo jogo de narrativa é ruim por que a narrativa não importa, apenas os pontos e as partidas vão sempre acabar sem ter um fim pra história.
Sem contar que tem quests com vários check points então vamos supor, você fez a quest de levar a garota até a cidade. quando chega lá, abre mais uma carta, com por exemplo a tia dela precisando de algum item. outro jogador que nem fez e a quest, nem estava com a garota, nem nada pode terminar a quest do item, o que não faz sentido nenhum.
resumindo pois já estou extenso aqui. infelizmente o jogo é ruim e mal projetado. PORÉM, ele é divertido de jogar. eu não me nego uma partida e jogo bastante dele solo. Mas sei que é um jogo ruim.