"O carro quebrou, mas por sorte vocês encontram uma cabana abandonada na floresta. Pouco antes de amanhecer percebem que a porta pela qual entraram foi trancada, e todas as janelas têm barras de ferro que impedem que saiam!!! Em cima da mesa, encontram um caderno velho e um disco curioso."
Regras mais detalhadas aí em cima, resumão aí em seguida:
----
Sem spoilers!!!
O objetivo de vocês é sair da cabana.
E a mecânica básica do jogo é apresentar enigmas para o grupo resolver.
Vocês não podem olhar NENHUMA das cartas até que o jogo permita.
E a ideia básica aqui é que cada enigma possui uma solução que pode ser traduzida em números e cores. E as pistas para chegar nesses números e cores estão criptografadas entre os componentes que vocês vão recebendo.
Quando vocês chegarem em uma solução, basta colocá-la alinhada no disco decodificador.
O disco vai responder indicando uma carta de resposta que vocês poderão olhar, e esta carta dirá o que acontece em seguida.
E o jogo é basicamente isso...
Vocês vão resolvendo enigmas, explorando a cabana, queimando neurônios, até que o jogo diga que vocês conseguiram sair.
No fim, baseado no tempo e número de dicas usadas, vocês recebem uma pontuação pelo desempenho do grupo.
----
E ok... Ainda sem spoilers!!!
Começando pelo ponto de destaque: Você irá jogar este jogo apenas UMA vez!!!
Digo isso porque nesta caixa você encontra vários enigmas prontos, fechados e inalteráveis. E isso é uma coisa boa e ruim ao mesmo tempo.
É ruim porque a experiência dura cerca de 1 hora, e então você já saberá a resposta de todos os enigmas.
Perceba que os desafios não são quebra-cabeças, então não há como reorganizar para manter a rejogabilidade. As respostas são fixas, depois que você sabe a resposta não faz sentido passar pela experiência novamente.
Mas isso também é bom, já que os enigmas contidos nessa caixa tiram proveito desse formato "fechado" para serem únicos. Simplesmente não há como recriar essa experiência em outro formato. Basicamente Exit sacrifica a rejogabilidde para ter mais profundidade em seus desafios.
Por isso você verá várias pessoas dizendo que esta caixa não trás um jogo, mas sim uma experiência.
E pelo menos para mim, essa questão da partida única era uma coisa nova, que me deixava meio apreensivo. Mas depois de alguns momentos memoráveis, em que jogadores chegaram a ficar em pé ao encontrar uma solução, esse medo desapareceu.
E agora é um bom momento para entrar na questão dos componentes.
O manual indica que tudo pode ser cortado, dobrado e rasgado se isso ajudar na solução dos enigmas. E como todo bom boardgamer, só de ler isso já dá um frio na espinha por inviabilizar uma segunda partida, mesmo que usando a mesma caixa em um grupo diferente.
No caso da Cabana Abandonada (versão que usei para criar esse texto todo) é possível sim finalizar o jogo sem comprometer os componentes. Existem momentos claros em que dobrar e cortar facilitam na solução de um desafio, mas nada que não possa ser substituído pelo uso de uma boa folha de papel e lápis.
Para mim, é certo que a experiência completa você terá apenas se lascar a tesoura nos componentes, afinal eles foram feitos para isso. Por outro lado não danifiquei os meus, então minha caixa já passou por 3 grupos diferentes, e todos aproveitaram bem seu conteúdo. Nesse caso apenas avisei o povo para manter tudo em ordem.
E sim, a dificuldade pode aumentar um pouco por conta desse cuidado. Lembrando que isso vale para a caixa da Cabana Abandonada!!!! Não sei como os enigmas se comportam em outras caixas.
O que leva a questão dos grupos.
O manual indica que Exit comporta de 1 a 6 jogadores, mas pelo que tenho visto o ideal são 2 a 3 por partida. E isso se deve pela questão de que os componentes são limitados. Para a imersão funcionar você precisa estar em contato com o material que o jogo oferece, e com mais jogadores isso simplesmente não é possível.
Só imagine colocar 6 pessoas para ver o livro que inicia o jogo e você entenderá o que estou tentando dizer.
E para os solistas de plantão, o jogo funciona sim em uma partida solo, mas uma grande parcela da diversão é a interação entre os jogadores. Ver lógicas distintas se desenvolvendo para solucionar um problema é parte do que mais gosto em Exit.
E agora chegamos em uma parte complicada!!! As incertezas sobre a produção do jogo.
Pense assim, você não sabe NADA sobre os enigmas, irá jogar apenas uma vez (!!!), e com certeza vai se sentir acuado por algum desafio, sem saber o que fazer.
Nesses momentos foi comum ver jogadores se perguntarem se algum componente não estava faltando, ou se existia algum erro de tradução, ou qualquer erro na produção que impedia a solução do problema.
Como comentei, vi o desenrolar desse jogo em 3 grupos diferentes, e nos três alguém chegou nessa conclusão.
Nos dois últimos eu já conhecia as soluções então podia tranquilizar o grupo. Mas na primeira vez eu estaria mentindo ao dizer que essa ideia não passou pela minha cabeça.
Se o grupo não estiver motivado ou imerso o suficiente, é possível que um momento desses faça vocês abrirem cartas de ajuda sem necessidade, o que simplesmente destrói a experiência de jogo. Sério, abra cartas de ajuda apenas se o grupo começar a desistir. Todos os enigmas (da Cabana Abandonada) possuem respostas lógicas, que podem sim ser desvendadas queimando alguns neurônios. Não se deixem vencer.
Não lembro de ter visto reclamações sobre falta de componentes, o que é um bom ponto em um jogo em que a reposição não resolve o problema.
Mas sobre traduções....
Dentro da própria Cabana Abandonada encontrei um erro em uma carta de ajuda, que literalmente dava uma dica falsa e tirava o grupo de sua rota.
Esse tipo de erro pode sim estragar uma partida. Mas por sorte, por ser uma carta de ajuda, isso aconteceu em apenas uma das seções que presenciei. Não existiam erros nos enigmas, nem em nada necessário para completar o jogo.
Então aqui vai a dica mais valiosa de todo esse texto: Ao comprar uma caixa da série Exit, pergunte nos fóruns da Ludopedia sobre o andamento do jogo para quem já passou pela experiência, deixando claro para não soltarem spoilers. Só isso já irá garantir a segurança que você precisa para aproveitar a experiência do jogo.
Agora, sobre dinheiro...
Esse claramente não é um jogo que você deve comprar sozinho.
Como comentei ele nem devia ser chamado de jogo, é uma experiência que não irá se repetir dentro de um mesmo grupo. E nesse caso faz todo sentido dividir o valor da caixa com quem quer participar.
No fim, apesar dos problemas que comentei, a experiência foi fantástica.
Não tenho qualquer reclamação sobre o desenvolvimento da partida ou sobre as soluções dos enigmas. O jogo conseguiu ser confuso o suficiente para você não matar um enigma na primeira olhada, mas não complexo o suficiente para que os enigmas fossem impossíveis de se resolver.
Graças ao contexto do jogo é difícil dizer que tipo de jogador gostará da mecânica, então aconselho que você experimente pelo menos uma caixa dessa série para então ver de perto o que é a experiência que ela trás.
Jcn77::O manual indica que Exit comporta de 1 a 6 jogadores, mas pelo que tenho visto o ideal são 2 a 3 por partida. E isso se deve pela questão de que os componentes são limitados. Para a imersão funcionar você precisa estar em contato com o material que o jogo oferece, e com mais jogadores isso simplesmente não é possível.
Só imagine colocar 6 pessoas para ver o livro que inicia o jogo e você entenderá o que estou tentando dizer.
Aqui jogamos 4, com um 5o. jogador vindo ver de vez em quando. Oq facilitou muito foi de antemão já fazermos 2 ou 3 cópias do livro.
Jcn77::Mas sobre traduções....
Dentro da própria Cabana Abandonada encontrei um erro em uma carta de ajuda, que literalmente dava uma dica falsa e tirava o grupo de sua rota.
Esse tipo de erro pode sim estragar uma partida. Mas por sorte, por ser uma carta de ajuda, isso aconteceu em apenas uma das seções que presenciei. Não existiam erros nos enigmas, nem em nada necessário para completar o jogo.
Então aqui vai a dica mais valiosa de todo esse texto: Ao comprar uma caixa da série Exit, pergunte nos fóruns da Ludopedia sobre o andamento do jogo para quem já passou pela experiência, deixando claro para não soltarem spoilers. Só isso já irá garantir a segurança que você precisa para aproveitar a experiência do jogo.
tpcordeiro::Aqui jogamos 4, com um 5o. jogador vindo ver de vez em quando. Oq facilitou muito foi de antemão já fazermos 2 ou 3 cópias do livro.
Isso é uma coisa que pode abrir portas mesmo.
Não sei como o pessoal lida com os componentes menores, mas já deve ajudar muito na imersão de um grupo maior.
Dá medo de tomar spoiler lendo erratas oficiais rss, ainda mais sabendo que tem errata de carta de ajuda e solução. Mas bom ver que os jogos já estão mapeados, assim não corre risco de simplesmente perder a experiência.
E aproveitei para dar uma olhada no que a errata dizia da Cabana Abandonada, e realmente tem mais erros do que vi durante as partidas. Por sorte só um deles apareceu por aqui.
Agora... a lista que você fez é fantásticas para dar uma direção. Muito boa mesmo.