lrocha7::Bom dia, gente! Quem aí já jogou este jogo? O que me dizem? Tem algum outro semelhante que seja melhor?
O jogo é bom sim, com a vantagem de jogar em qq número de jogadores. Ele tem MUITAS semelhanças com o
Tzolk'in: O Calendário Maia, que é do mesmo designer, mas o "feeling de jogo" deles é BEM diferente. Pra ser sincero não sei dizer qual é o melhor.
edeodato::VitorMX::Sempre tive curiosidade de jogar mas com receio de gostar muito e querer comprar (não tem mais espaço na minha coleção)
Uma das maiores curiosidades que tenho desse jogo é quanto ao peso. No BGG o peso dele 3,73 , ou seja, um "intermediário-pesado"
Mas amigos meus dizem que fritam os neurônios quando o jogão. E são pessoas que jogam trickerion, 18xx, food chain, arkwright... ou seja, aguentam os pesadões.
Ele realmente não é tão complexo. A dificuldade dele é otimizar suas ações, entender a máquina do jogo. Assim como Tzolk'in ele possui uma curva de aprendizagem relativamente longa - não é em 3-5 jogos que você entenderá totalmente.
Mas no geral não o acho "frita cérebro".
Concordo, não é frita cérebro, a nota do BGG está adequada. O "problema" dele é q em muitos momentos vc faz ações q desencadeiam outras ações, q desencadeiam outras, ... Isso faz parecer q tem muitas regras (a explicação pra novatos é bem demorada) e normalmente alguma coisa é esquecida ao longo do jogo, normal nas a. partidas. É quase um engine building, apesar de não ser esse o cerne do jogo a princípio. Mas ele faz tudo isso de uma forma leve, com ações dinâmicas, e eu acho q é isso justamente o melhor do jogo.
Meu único problema com ele é ter algumas estratégias meio manjadas, tipo conseguir tecnologia logo no início (principalmente algumas específicas muito poderosas, se entrarem no setup), mas faz parte do jogo...
Ovatsug Rednal::rapaz... o set colection, se vc for sozinho é uma das estratégias mais fortes do jogo. Eu consegui todas as máscaras antes do fim do primeiro eclipse, então, em toda rodada de pontuação eu já sabia que teria livre, sem esforço nenhum 28 pontos.
Ah, mas pra fazer isso com certeza vc gastou seu "primeiro terço" do jogo sem fazer mais quase nada, afinal teve q ficar
lockando seus dados. É uma estratégia... Dependendo do setup pode ficar de "fácil" até "impossível" de se fazer... Mas com certeza a expansão melhora essa estratégia.
lrocha7::Estou terminando de aprender como jogar Clãs da Caledônia. Vc acha que ele se assemelha com Teotihuacan?
Nem um pouco, são jogos bem diferentes. Teo não tem mercado, não tem controle de área, não tem diferentes habilidades (só na expansão), as ações são feitas em um rondel com "força" variável, ... A não ser o fato dos dois terem recursos, não vejo qq outra semelhança rs
Eu particularmente prefiro Caledonia, mas é uma questão de gosto.
lrocha7::E quanto ao modo solo? Vc também gostou?
https://www.ludopedia.com.br/lista/19766/jogos-em-que-ja-joguei-modo-solo&id_ludo_list_item=235459#id_ludo_list_item_235459
Essa é minha opinião sobre o modo solo. Mais uma vez, é uma questão de gosto.