
Primeiro de tudo: não tem NADA A VER com Stone Age!
O pano de fundo é bem simples: são tribos em busca de comida e um novo lugar pra viver. Tem bastante coisa pra se fazer e tudo dá ponto no final.
Não é um jogo pesadão, é um euro médio honesto que foge de algumas obviedades q estamos acostumados em outros jogos.
COMO O JOGO FUNCIONA?
O jogo tem 4 fases, q são as estações do ano:
- Primavera: no seu tabuleiro tem um hexágono com uns números impressos. Todo início de rodada, vc gira esse hexágono e recebe o cubos de recursos indo de 0 a 3 (são 6 tipos de recurso). No tabuleiro principal vc gasta esses recursos pra realizar as ações. Sempre pagando um recurso qualquer pro centro o tabuleiro, e outros cubos específicos pra cada ação. Quando todo mundo passar ou ficar sem recursos, acaba a primavera.
- Verão: No verão não tem incoming de cubinhos, mas aí rola o tchãn do jogo: Os cubos que foram pagos na primavera pro centro do tabuleiro, agora ficam disponíveis pros jogadores adquirirem. Agora eles nao são mais chamados de cubos de ação, mas sim de RECURSOS. Inclusive são armazenados em outro lugar no seu tabuleiro pessoal. Com os recursos em mãos os jogadores farão uma nova rodada de ações, utilizando esses recursos, mas embora sejam as mesmas ações os custos são levemente mais baratos.
- Outono: Show, fez as duas rodadas de ação, agora chega o Outono, que é quando vc move seus exploradores no mapa. Lá tem de tudo e onde seu boneco parar vc ganha alguma coisa: cubinhos de recurso, coleta, tokens de caça, monumentos que dão pontos no fim do jogo, e armar barraca acampamento (que tbm vai dar ponto e permite que novos exploradores brotem de lá). Pra mover seus bonecos vc gasta cubinhos tbm.
- Inverno: aqui é só um refresh nos recursos, tokens e cartas disponíveis no tabuleiro principal. O hexágono de custos gerais no centro do tabuleiro tbm muda (serão 5 rounds no total). Enfim, inicia-se uma nova rodada.
Tabuleiro principal com as ações. Nos pilares no centro é onde são estocados os cubos gastos durante a primavera
No mapa nossos exploradores saem em busca de recursos, novos locais para acampamento, e monumentos para ganhar pontos no final
Ações do tabuleiro principal
Cada uma das ações disponíveis é um mini game:
- Pintura: colete tokens pra formar um mural 3x3. Formar linhas te dará pontos no fim do jogo, e ao encostar tokens ganha-se cubos de recurso
- Coleta: São 6 tipos de tokens (frutas, sementes, etc). Formando pares específicos vc ganha cubos de recurso. Tokens iguais tbm conferem pontos no final
- Dança do xamã: mova os xamãs pra comprar cartas de objetivo. Isso tbm redefine a ordem dos jogadores
- Pesca: colete peixes e mova seu marcador na trilha de pesca, que te dará pontos e ossinhos toda rodada
- Caça: gaste cubos pra comprar cartas de animais e pegadas: quanto mais animais repetidos, mais pontos no final
- Imigrar: pague cubos pra colocar mais bonecos no mapa de exploração. Assim vc poderá coletar mais coisas lá.
Ações extras
Tem uma trilha de desenvolvimento (q eu gosto de chamar de ossinho/carniça) que pode ser trocado a qualquer momento pra gerar coisas diversas: cubos de ação/recursos, girar um hexágono de custos, mover seu boneco no mapa durante o outono, etc)
Xamãs dançando ao redor da fogueira
Cubinhos de madeira. São 6 cores disponíveis. As cores são bem boas, com exceção do vermelho e marrom que são meio parecidas.
Tabuleiro do jogador. Em cima à esquerda tem o hexágono que te dará cubos no início da primavera.
Cubos de ação (primavera) são armazenados na cabana.
Cubos de recursos (verão) ficam embaixo do mural de pedra. Muito cuidado pra não misturar.
Pontos fortes e fracos:
- Achei bem original a relação dos cubos na primavera/verão. Me incomodou um pouco não saber exatamente que recursos terei no início do verão, mas no meio do jogo já me acostumei com isso. Aí eu comecei a pensar bem em qual cubo iria gastar na primavera sabendo que eu poderia te-lo de volta no verão.
- Os componentes e arte do tabuleiro são muito bonitos, mas os desenhos dos animais achei meio esquisitos.
- Iconografia de algumas cartas é tranquila, de outras nem tanto. Felizmente todas as cartas são bem explicadas no manual. Só me deu um pouco de confusão na pontuação: tem ponto q vc ganha na hora, outras coisas só no fim do jogo. Não tem uma simbologia própria pra isso.
- As ações funcionam bem e cada coisa te dá ponto no final, mas não precisa investir em tudo. Focar em algumas ações específicas me pareceu mais efetivo (por exemplo, foquei em COLETA e cartas de objetivo e ganhei bastante ponto, mas praticamente ignorei caça e pintura)
- Por conta do isolamento social, só pude jogar uma partida com minha namorada que nem curte jogos muito pesados. Apesar da explicação ser um pouco demorada, ela rapidamente assimilou as regras e se divertiu. A diferença de pontos no final ficou bem próxima: 106 x 95. Ganhei por pouco e achei q fosse perder

- Quem curte um euro salada de ponto, vai curtir.
- Não tem NADA A VER com Stone Age