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  3. Orléans: Invasão
  4. Expansões no Brasil?

Expansões no Brasil?

Orléans: Invasão
  • avatar
    BeatrizAlt24/04/20 18:37
    avatar
    BeatrizAlt
    24/04/20 18:37
    342 mensagens MD

    Alguem sabe se as expansões de Orleans (Trade & Intrigue e Invasion) vem para o Brasil?

    4
    0
    2
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  • Brunochenko
    329 mensagens MD
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    Brunochenko24/04/20 19:25
    Brunochenko » 24/04/20 19:25

    A Meeple Br vai trazer a reimpressão esse ano (supostamente).
    Perguntei no IG deles sobre a Invasion, mas ainda não tive retorno.

    Além de aumentar a variabilidade do jogo, diferencial pra mim é poder jogar coop. Digo mais, é um ponto crítico. Se puder jogar coop eu tenho mais chances de pôr na mesa, especialmente com a minha esposa. Sem o coop, não vai fazer muito sentido pra mim. Aí eu vou atrás do Paladinos do Reino Ocidental com a exp da Tomesaga pra jogar coop.

    1
  • BeatrizAlt
    342 mensagens MD
    avatar
    BeatrizAlt24/04/20 19:56
    BeatrizAlt » 24/04/20 19:56

    Obgda!

    0
  • Ovatsug Rednal
    1538 mensagens MD
    avatar
    Ovatsug Rednal24/04/20 23:07
    Ovatsug Rednal » 24/04/20 23:07

    Joguei uma vez coop e fica bem bacana mesmo.


    Orleans é um jogo que adoro, pena que mesmo com as expansões é jogo de estratégia única. Isso me desanimou tanto que acabei passando pra frente :/

    1
  • Amaral
    1271 mensagens MD
    avatar
    Amaral25/04/20 10:15
    Amaral » 25/04/20 10:15

    Ovatsug Rednal::
    Joguei uma vez coop e fica bem bacana mesmo.


    Orleans é um jogo que adoro, pena que mesmo com as expansões é jogo de estratégia única. Isso me desanimou tanto que acabei passando pra frente :/


    Como estratégia única imagino que vc se refere aos prédios mais fortes que são sempre escolhidos. Mas lembre-se que, pelas regras oficiais, no início do jogo os jogadores podem descartar alguns prédios da partida. Mas eu prefiro usar minha regra em que eu faço um drafting de 5 prédios tipo I e 5 tipo II, assim como se faz com as cartas de trade da expansão. 

    2
  • Ovatsug Rednal
    1538 mensagens MD
    avatar
    Ovatsug Rednal25/04/20 13:11
    Ovatsug Rednal » 25/04/20 13:11

    Amaral::
    Ovatsug Rednal::
    Joguei uma vez coop e fica bem bacana mesmo.


    Orleans é um jogo que adoro, pena que mesmo com as expansões é jogo de estratégia única. Isso me desanimou tanto que acabei passando pra frente :/


    Como estratégia única imagino que vc se refere aos prédios mais fortes que são sempre escolhidos. Mas lembre-se que, pelas regras oficiais, no início do jogo os jogadores podem descartar alguns prédios da partida. Mas eu prefiro usar minha regra em que eu faço um drafting de 5 prédios tipo I e 5 tipo II, assim como se faz com as cartas de trade da expansão. 

    Nao. Me refiro a avançar na trilha de desenvolvimento da Universidade.


    Já joguei focando em fazer manufatura de itens, peguei todos os prédios que geravam tokens mais vantajosos (6, 5 e 4 pontos) e comprei TODOS os tokens desses tipos do estoque, pois conseguia produzir toda rodada de resto avançava um pouco nesse trilha de universidade, no comerciante etc, mas o foco era em produzir bens. Perdi feio de gente que nunca tinha jogado e fez um pouco de tudo mas chegou no penúltimo multiplicador da trilha. ... comprei a expansão que teoricamente melhoraria as formas de pontuação, e foquei em fazer entregas de bens, junto com isso avancei comércio e fiz manufatura... nada.. sempre ganha quem mais avança na trilha de multiplicador.

    acho óbvio que não se deve menosprezar essa trilha, mas por exemplo, quando joguei com a expansão, coloquei 7 dos 10 postos de comércio em jogo, peguei uns 3 ou 4 "personagens" multiplicadores e foquei em fazer entregas (cheguei na 4 estrela de multiplicador)... perdi por 50 pontos de diferença do primeiro lugar (que chegou na sexta estrela de modificador e fez apenas uma entrega de oportunidade) e por uns 30 pontos de diferença do segundo lugar (que não fez nenhuma entrega e só ficou avançando na trilha de multiplicador)...


    Aliás, comentei disso com amigo meu que nunca tinha jogado o game, ele foi jogar com players experientes e só foi nessa trilha também e ganhou o jogo, mesmo sem saber nada sobre e jogando com gente q já tinha jogado antes.



    ou seja, não importa o que você faça, se não chegar ao máximo da trilha, não existem outros caminhos para a vitória. acho isso bem triste no jogo e me faz pensar em passar para a frente.

    2
  • Brunochenko
    329 mensagens MD
    avatar
    Brunochenko25/04/20 19:02
    Brunochenko » 25/04/20 19:02

    Ovatsug Rednal::
    Amaral::
    Ovatsug Rednal::
    Joguei uma vez coop e fica bem bacana mesmo.


    Orleans é um jogo que adoro, pena que mesmo com as expansões é jogo de estratégia única. Isso me desanimou tanto que acabei passando pra frente :/


    Como estratégia única imagino que vc se refere aos prédios mais fortes que são sempre escolhidos. Mas lembre-se que, pelas regras oficiais, no início do jogo os jogadores podem descartar alguns prédios da partida. Mas eu prefiro usar minha regra em que eu faço um drafting de 5 prédios tipo I e 5 tipo II, assim como se faz com as cartas de trade da expansão. 

    Nao. Me refiro a avançar na trilha de desenvolvimento da Universidade.


    Já joguei focando em fazer manufatura de itens, peguei todos os prédios que geravam tokens mais vantajosos (6, 5 e 4 pontos) e comprei TODOS os tokens desses tipos do estoque, pois conseguia produzir toda rodada de resto avançava um pouco nesse trilha de universidade, no comerciante etc, mas o foco era em produzir bens. Perdi feio de gente que nunca tinha jogado e fez um pouco de tudo mas chegou no penúltimo multiplicador da trilha. ... comprei a expansão que teoricamente melhoraria as formas de pontuação, e foquei em fazer entregas de bens, junto com isso avancei comércio e fiz manufatura... nada.. sempre ganha quem mais avança na trilha de multiplicador.

    acho óbvio que não se deve menosprezar essa trilha, mas por exemplo, quando joguei com a expansão, coloquei 7 dos 10 postos de comércio em jogo, peguei uns 3 ou 4 "personagens" multiplicadores e foquei em fazer entregas (cheguei na 4 estrela de multiplicador)... perdi por 50 pontos de diferença do primeiro lugar (que chegou na sexta estrela de modificador e fez apenas uma entrega de oportunidade) e por uns 30 pontos de diferença do segundo lugar (que não fez nenhuma entrega e só ficou avançando na trilha de multiplicador)...


    Aliás, comentei disso com amigo meu que nunca tinha jogado o game, ele foi jogar com players experientes e só foi nessa trilha também e ganhou o jogo, mesmo sem saber nada sobre e jogando com gente q já tinha jogado antes.



    ou seja, não importa o que você faça, se não chegar ao máximo da trilha, não existem outros caminhos para a vitória. acho isso bem triste no jogo e me faz pensar em passar para a frente.

    Putz, que ruim saber disso. 
    Pesquisei um pouco sobre o jogo quando soube do reprint, e apesar de ver alguns comentários sobre estratégia dominante, não tinha visto nada sobre um diferença tão gritante.
    Meu grupo se reúne pouco e alterna bastante os jogos. Com exceção de Gloomhaven, não jogamos nada à exaustão, então um leve desequilíbrio nas estratégias nem seria percebido. Mas se realmente é tão quebrado assim, desanima. 
    Sabe se alguém já testou house rule pra consertar isso?

    0
  • Ovatsug Rednal
    1538 mensagens MD
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    Ovatsug Rednal25/04/20 19:14
    Ovatsug Rednal » 25/04/20 19:14

    Brunochenko::
    Ovatsug Rednal::
    Amaral::
    Ovatsug Rednal::
    Joguei uma vez coop e fica bem bacana mesmo.


    Orleans é um jogo que adoro, pena que mesmo com as expansões é jogo de estratégia única. Isso me desanimou tanto que acabei passando pra frente :/


    Como estratégia única imagino que vc se refere aos prédios mais fortes que são sempre escolhidos. Mas lembre-se que, pelas regras oficiais, no início do jogo os jogadores podem descartar alguns prédios da partida. Mas eu prefiro usar minha regra em que eu faço um drafting de 5 prédios tipo I e 5 tipo II, assim como se faz com as cartas de trade da expansão. 

    Nao. Me refiro a avançar na trilha de desenvolvimento da Universidade.


    Já joguei focando em fazer manufatura de itens, peguei todos os prédios que geravam tokens mais vantajosos (6, 5 e 4 pontos) e comprei TODOS os tokens desses tipos do estoque, pois conseguia produzir toda rodada de resto avançava um pouco nesse trilha de universidade, no comerciante etc, mas o foco era em produzir bens. Perdi feio de gente que nunca tinha jogado e fez um pouco de tudo mas chegou no penúltimo multiplicador da trilha. ... comprei a expansão que teoricamente melhoraria as formas de pontuação, e foquei em fazer entregas de bens, junto com isso avancei comércio e fiz manufatura... nada.. sempre ganha quem mais avança na trilha de multiplicador.

    acho óbvio que não se deve menosprezar essa trilha, mas por exemplo, quando joguei com a expansão, coloquei 7 dos 10 postos de comércio em jogo, peguei uns 3 ou 4 "personagens" multiplicadores e foquei em fazer entregas (cheguei na 4 estrela de multiplicador)... perdi por 50 pontos de diferença do primeiro lugar (que chegou na sexta estrela de modificador e fez apenas uma entrega de oportunidade) e por uns 30 pontos de diferença do segundo lugar (que não fez nenhuma entrega e só ficou avançando na trilha de multiplicador)...


    Aliás, comentei disso com amigo meu que nunca tinha jogado o game, ele foi jogar com players experientes e só foi nessa trilha também e ganhou o jogo, mesmo sem saber nada sobre e jogando com gente q já tinha jogado antes.



    ou seja, não importa o que você faça, se não chegar ao máximo da trilha, não existem outros caminhos para a vitória. acho isso bem triste no jogo e me faz pensar em passar para a frente.

    Putz, que ruim saber disso. 
    Pesquisei um pouco sobre o jogo quando soube do reprint, e apesar de ver alguns comentários sobre estratégia dominante, não tinha visto nada sobre um diferença tão gritante.
    Meu grupo se reúne pouco e alterna bastante os jogos. Com exceção de Gloomhaven, não jogamos nada à exaustão, então um leve desequilíbrio nas estratégias nem seria percebido. Mas se realmente é tão quebrado assim, desanima. 
    Sabe se alguém já testou house rule pra consertar isso?

    Cara, eu tenho umas 20 partidas de Orleans. Talvez pessoas com mais partidas ou outra visão possam pensar diferente.
    O problema dessa trilha é que ela multiplica. No meu exemplo, eu multipliquei 11 (7 casas +3 pessoas) por 4. Oq me valeu 44 pontos.
    O, cara q colocou duas casas a mais que eu e chegou ao final da trilha, fez 78 pontos, só nisso. Uma diferença de 34 pontos é gritante.
    Como disse, gosto bastante do jogo e por isso fiquei tentando diferentes estratégias, mas nunca, nessas vinte partidas, não ganhou quem ficou mais na frente dessa trilha. Talvez outros colegas tenham outra visão do jogo. 

    2
  • thprice
    514 mensagens MD
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    thprice29/04/20 17:02
    thprice » 29/04/20 17:02

    Ovatsug Rednal::
    Brunochenko::
    Ovatsug Rednal::
    Amaral::
    Ovatsug Rednal::
    Joguei uma vez coop e fica bem bacana mesmo.


    Orleans é um jogo que adoro, pena que mesmo com as expansões é jogo de estratégia única. Isso me desanimou tanto que acabei passando pra frente :/


    Como estratégia única imagino que vc se refere aos prédios mais fortes que são sempre escolhidos. Mas lembre-se que, pelas regras oficiais, no início do jogo os jogadores podem descartar alguns prédios da partida. Mas eu prefiro usar minha regra em que eu faço um drafting de 5 prédios tipo I e 5 tipo II, assim como se faz com as cartas de trade da expansão. 

    Nao. Me refiro a avançar na trilha de desenvolvimento da Universidade.


    Já joguei focando em fazer manufatura de itens, peguei todos os prédios que geravam tokens mais vantajosos (6, 5 e 4 pontos) e comprei TODOS os tokens desses tipos do estoque, pois conseguia produzir toda rodada de resto avançava um pouco nesse trilha de universidade, no comerciante etc, mas o foco era em produzir bens. Perdi feio de gente que nunca tinha jogado e fez um pouco de tudo mas chegou no penúltimo multiplicador da trilha. ... comprei a expansão que teoricamente melhoraria as formas de pontuação, e foquei em fazer entregas de bens, junto com isso avancei comércio e fiz manufatura... nada.. sempre ganha quem mais avança na trilha de multiplicador.

    acho óbvio que não se deve menosprezar essa trilha, mas por exemplo, quando joguei com a expansão, coloquei 7 dos 10 postos de comércio em jogo, peguei uns 3 ou 4 "personagens" multiplicadores e foquei em fazer entregas (cheguei na 4 estrela de multiplicador)... perdi por 50 pontos de diferença do primeiro lugar (que chegou na sexta estrela de modificador e fez apenas uma entrega de oportunidade) e por uns 30 pontos de diferença do segundo lugar (que não fez nenhuma entrega e só ficou avançando na trilha de multiplicador)...


    Aliás, comentei disso com amigo meu que nunca tinha jogado o game, ele foi jogar com players experientes e só foi nessa trilha também e ganhou o jogo, mesmo sem saber nada sobre e jogando com gente q já tinha jogado antes.



    ou seja, não importa o que você faça, se não chegar ao máximo da trilha, não existem outros caminhos para a vitória. acho isso bem triste no jogo e me faz pensar em passar para a frente.

    Putz, que ruim saber disso. 
    Pesquisei um pouco sobre o jogo quando soube do reprint, e apesar de ver alguns comentários sobre estratégia dominante, não tinha visto nada sobre um diferença tão gritante.
    Meu grupo se reúne pouco e alterna bastante os jogos. Com exceção de Gloomhaven, não jogamos nada à exaustão, então um leve desequilíbrio nas estratégias nem seria percebido. Mas se realmente é tão quebrado assim, desanima. 
    Sabe se alguém já testou house rule pra consertar isso?

    Cara, eu tenho umas 20 partidas de Orleans. Talvez pessoas com mais partidas ou outra visão possam pensar diferente.
    O problema dessa trilha é que ela multiplica. No meu exemplo, eu multipliquei 11 (7 casas +3 pessoas) por 4. Oq me valeu 44 pontos.
    O, cara q colocou duas casas a mais que eu e chegou ao final da trilha, fez 78 pontos, só nisso. Uma diferença de 34 pontos é gritante.
    Como disse, gosto bastante do jogo e por isso fiquei tentando diferentes estratégias, mas nunca, nessas vinte partidas, não ganhou quem ficou mais na frente dessa trilha. Talvez outros colegas tenham outra visão do jogo. 

    Eu queria comprar o jogo porém vou procurar mais coisa deste tipo. Vou ler mais a respeito, porém não sei se vou animar. Porque eu não curto jogo onde um única estratégia vence, pois ai quem fizer o script, sempre o mesmo script vai sempre ganhar.

    0
  • Amaral
    1271 mensagens MD
    avatar
    Amaral29/04/20 18:05
    Amaral » 29/04/20 18:05

    Eu vejo assim.

    A trilha de desenvolvimento é realmente muito forte no jogo. Mas existem muitas formas de se chegar ao final dela, não é só pela Ação do Universidade. Dá pra avançar por meio do Scriptorium, das construções e também da Prefeitura da expansão (com 3+ jogadores). 

    Por isso, em quase todas as partidas eu consigo chegar e vejo muito jogadores chegarem no final também. Então, não basta estar avançado nessa trilha para vencer a partida. Tem que focar também nos Cidadãos e nos Postos de Comércio. E digo de novo. Há "n" maneiras de conseguir Cidadãos e Postos de Comércio. O que vai realmente diferenciar o vencedor é o jogador que for bem em TODOS esses itens, ou compensar a falta de Cidadãos com muitos Postos de Comércio e, assim, aproveitar o combo com a entrega de bens na trade da expansão. Essas cartas praticamente dobram o valor em pontos quando você entrega os bens.

    O dinheiro também vale muito no jogo, 1 PV pra cada moeda no final da partida! Então, se você investir em prédios que geram grana, dá pra ganhar muitos pontos!

    A Trilha de Desenvolvimento não pode ser esquecida nunca. Como disse o Ovatsug Rednal, ela multiplica os pontos. Mas como ela é de fácil avanço, geralmente todos devem avançar nela e, a partir daí, haverá muitas outras estratégias diferentes para pontuar. 

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