Brunochenko::Ovatsug Rednal::Amaral::Ovatsug Rednal::Joguei uma vez coop e fica bem bacana mesmo.
Orleans é um jogo que adoro, pena que mesmo com as expansões é jogo de estratégia única. Isso me desanimou tanto que acabei passando pra frente :/
Como estratégia única imagino que vc se refere aos prédios mais fortes que são sempre escolhidos. Mas lembre-se que, pelas regras oficiais, no início do jogo os jogadores podem descartar alguns prédios da partida. Mas eu prefiro usar minha regra em que eu faço um drafting de 5 prédios tipo I e 5 tipo II, assim como se faz com as cartas de trade da expansão.
Nao. Me refiro a avançar na trilha de desenvolvimento da Universidade.
Já joguei focando em fazer manufatura de itens, peguei todos os prédios que geravam tokens mais vantajosos (6, 5 e 4 pontos) e comprei TODOS os tokens desses tipos do estoque, pois conseguia produzir toda rodada de resto avançava um pouco nesse trilha de universidade, no comerciante etc, mas o foco era em produzir bens. Perdi feio de gente que nunca tinha jogado e fez um pouco de tudo mas chegou no penúltimo multiplicador da trilha. ... comprei a expansão que teoricamente melhoraria as formas de pontuação, e foquei em fazer entregas de bens, junto com isso avancei comércio e fiz manufatura... nada.. sempre ganha quem mais avança na trilha de multiplicador.
acho óbvio que não se deve menosprezar essa trilha, mas por exemplo, quando joguei com a expansão, coloquei 7 dos 10 postos de comércio em jogo, peguei uns 3 ou 4 "personagens" multiplicadores e foquei em fazer entregas (cheguei na 4 estrela de multiplicador)... perdi por 50 pontos de diferença do primeiro lugar (que chegou na sexta estrela de modificador e fez apenas uma entrega de oportunidade) e por uns 30 pontos de diferença do segundo lugar (que não fez nenhuma entrega e só ficou avançando na trilha de multiplicador)...
Aliás, comentei disso com amigo meu que nunca tinha jogado o game, ele foi jogar com players experientes e só foi nessa trilha também e ganhou o jogo, mesmo sem saber nada sobre e jogando com gente q já tinha jogado antes.
ou seja, não importa o que você faça, se não chegar ao máximo da trilha, não existem outros caminhos para a vitória. acho isso bem triste no jogo e me faz pensar em passar para a frente.
Putz, que ruim saber disso.
Pesquisei um pouco sobre o jogo quando soube do reprint, e apesar de ver alguns comentários sobre estratégia dominante, não tinha visto nada sobre um diferença tão gritante.
Meu grupo se reúne pouco e alterna bastante os jogos. Com exceção de Gloomhaven, não jogamos nada à exaustão, então um leve desequilíbrio nas estratégias nem seria percebido. Mas se realmente é tão quebrado assim, desanima.
Sabe se alguém já testou house rule pra consertar isso?
Cara, eu tenho umas 20 partidas de Orleans. Talvez pessoas com mais partidas ou outra visão possam pensar diferente.
O problema dessa trilha é que ela multiplica. No meu exemplo, eu multipliquei 11 (7 casas +3 pessoas) por 4. Oq me valeu 44 pontos.
O, cara q colocou duas casas a mais que eu e chegou ao final da trilha, fez 78 pontos, só nisso. Uma diferença de 34 pontos é gritante.
Como disse, gosto bastante do jogo e por isso fiquei tentando diferentes estratégias, mas nunca, nessas vinte partidas, não ganhou quem ficou mais na frente dessa trilha. Talvez outros colegas tenham outra visão do jogo.