Algumas experiências são únicas e inesquecíveis por não permitirem ser repetidas. Outras, por trazerem novas formas de interação fugindo do convencional.
Encarei uma viagem até Paris para percorrer
Exit: As Catacumbas do Terror (Devir Brasil) numa missão de resgate onde a experiência teria todas essas qualidades!
Esclarecimento: não será dado spoiler
sobre a história ou componentes. Todas as informações e imagens aqui divulgadas encontram-se apresentadas no verso da caixa original do jogo.
Nosso amigo havia desaparecido pelas catacumbas da capital francesa e precisávamos o quanto antes achá-lo pelas galerias macabras do subsolo parisiense.
A cada passo novos materiais eram revelados, cartas eram recortadas e anotações eram feitas: ações imprescindíveis para avançar pelo cemitério subterrâneo!
Chegando no meio da aventura, o jogo permitiu uma pausa (numa espécie de
save game). Resolvemos iniciar a segunda parte que ainda reservava muitas surpresas.
Seguimos pelas catacumbas vasculhando os itens que encontrávamos e resolvíamos os enigmas que surgiam. O tempo passava e mais urgente tornava-se encontrar nosso amigo.
Alguns momentos foram tensos e travados. Inevitavelmente tivemos que abrir cartas de ajuda para adquirir pistas e solucionar desafios, abrindo novos caminhos.
Até que finalmente tudo se resolveu num desfecho inédito e sinistro - com direito a cortina da janela abrindo sozinha num repentino vento que invadiu a casa! Após 2h37min saíamos das Catacumbas do Terror com pedaços de papel e caveiras na mesa, 7 estrelas conquistadas - e a salvos!!!
Para amantes de Jogos de Tabuleiro, o maior desafio mesmo é se permitir destruir componentes. Os jogos da linha
Exit exigem que materiais sejam modificados para que a partida se desenvolva. Não há como viver uma experiência completa de
Exit se não estiver aberto a essa dinâmica.
Comum em jogos como
Pandemic Legacy: 1ª Temporada (Devir Brasil) e
Charterstone (Grok Games), a série
Exit foge da definição
legacy por não existirem modificações que sejam levadas a uma próxima partida - elas duram exclusivamente aquela partida. Não existe um legado para a próxima. Não há como jogar mais que uma única vez.
Por outro lado
Exit: As Catacumbas do Terror flerta com esses jogos por, além da alteração de itens durante a partida, ser dividido em duas partes - embora esteja longe de o primeiro bloco ser fechado e conclusivo como ocorre nos jogos
legacy. Foi o recurso encontrado pelos autores para desenvolver uma história mais longa sem que o ritmo fosse afetado.
Baseado em salas físicas conhecidas como
escape rooms,
Exit consegue transmitir uma sensação muito similar de cooperação e superação de desafios das salas de fuga. Ainda conta com o tempo real como elemento de tensão e pontuação final. E aí vai uma discussão:
Nos seus diferentes cenários, a série sempre chega à solução final com a fuga do grupo. O que determinará o sucesso é a combinação do tempo gasto com o uso das cartas de ajuda resultando numa escala de 1 a 10 estrelas. Sendo assim, devemos correr com o tempo utilizando as ajudas ou insistir na resolução dos enigmas por conta própria?
Por aqui nos divertimos mais em encontrar as soluções do que ganhar estrelas!
No mercado existem títulos como o
Escape Room: The Game (Galápagos Jogos) e
Escape Tales: O Despertar (Grok Games) que também envolvem dedução e tempo real como alternativa às salas de fuga.
Sobre a linha
Exit, recomendo fortemente para 2 jogadores devido à cooperação e ao tamanho físico do material. Para 1 ou 3 pessoas continua sendo uma experiência bacana. Iniciantes gostarão do
Exit: O Tesouro Afundado (Devir Brasil).
Sem dúvidas o melhor deles até agora é o
Exit: Morte no Expresso do Oriente (Devir Brasil) que, além dos tradicionais desafios pensados "fora da caixa", acrescentou pela primeira vez à série a dedução lógica de modo temático e convincente - quem é o assassino? Assim como nas Catacumbas do Terror, não basta escapar. É preciso resolver o caso.
Aguardo ansiosamente o dia em que visitarei Paris, mas sem cruzar o lado sombrio da Cidade Luz.
Exit: As Catacumbas do Terror cumpriu com maestria essa missão!
____
Originalmente publicado em Mais que Jogo: Exit: As Catacumbas do Terror + rasgar e riscar
Mais do assunto
Dicas para ler, ver e ouvir:
Em texto:
Red Meeple,
Exit - O jogo que mudou a minha vida!
Em áudio:
BGG II,
EP05 - Legacy, decepção ou engajamento?
Em vídeo:
3DU's,
Ep. 61 - Glossário BG - Campanha x Legacy