The Mystery of Dattakamo, do designer
Takashi Hamada, é um jogo de dedução através de conversação. Exercite sua imaginação fértil e descubra o que vem à mente de seu oponente, usando o sentido do tato.
Devido à natureza do jogo, as pessoas com deficiência visual podem aproveitar e jogar também!
Nos tempos antigos, quando os mamutes e dinossauros viveram na terra, ou talvez mesmo antes disso, havia uma civilização chamada "Dattakamo". O seu povo se destacou em representar as coisas a partir do barro, do qual fizeram muito: desde o que encontraram no fundo do oceano, até o que eles viram no além da galáxia; de flores e animais ao seu redor, até coisas do futuro imaginário. Eles guardavam o que tinham feito, e viveram felizes. Um dia, porém, um vulcão entrou em erupção e de repente sua civilização pereceu.
O tempo passou, e agora no presente, as obras do povo de "Dattakamo" foram descobertas e trazidas para a Academia. O que elas são? Alguns dos artefatos estão quebrados; outros têm formas estranhas e bizarras. Todos eles eram tesouros do povo de "Dattakamo".
Na Academia, um renomado professor e seus alunos se sentam em torno desses artefatos. O professor imagina o que é cada peça, enquanto seus alunos discutem seriamente suas ideias.
O objetivo do jogo é que os alunos acertem o que o professor está imaginando. Os alunos fazem três perguntas, uma de cada vez, durante os seus turnos. Isso é chamado de "discussão", e uma discussão tem 3 rodadas. O professor tem que responder corretamente a essas perguntas. Durante esta fase, os alunos podem tocar livremente a peça quantas vezes eles quiserem.
Se um aluno conseguir dar um palpite correto, ele recebe a peça do professor.
Quando todos os jogadores tiverem terminado de fazer o papel de professor, o jogo termina e ganha o jogador que adquirir a maioria dos artefatos é o melhor professor!
Tradução por Irineu Neto