Eu adoro Hanabi. É o tipo do jogo que meio que não canso de jogar.
Okey Dokey é um jogo no estilo do Hanabi, mas de autoria de Hisashi Hayashi, que é provavelmente o designer japonês mais famoso (Trains e outros), até mais prolífico que Seiji Kanai (Love Letter, Say Bye to the Villains) e Akihisa Okui (Lobisomem por uma Noite). Confesso que esses jogos japoneses são todos muito bons. No estilo Zen, só há nesses jogos aquilo que vale a pena ter. Por isso são tão brilhantes, sinto. Uma lição de game design.
Em Okey Dokey, o objetivo é seguir de 1 a 8 em cartas de 5 cores. Não é obrigatório manter a sequência 1,2,3, mas sempre precisa ser crescente (1,3,4,7).
A mão de cada jogador é secreta, mas eles podem dar informações gerais sobre o que têm na mão (tenho algumas azuis, possuo vermelhas de valor baixo, etc)
Toda rodada cada jogador tem que baixar uma carta ou mais, sendo que apenas um jogador pode baixar uma carta de uma dada cor.
Além disso, a carta baixada deve ser de número superior à já existente na mesa. Estrategicamente o ideal seria que seja o número seguinte, mas nem sempre.
Cada cor possui dois "resets", cartas de valor zero que retornam o valor da fileira para 0 e, portanto, você pode novamente jogar as cartas de valor baixo que por ventura não poderia mais jogar.
E o toque final é que a cada rodada é obrigatório usar apenas uma dessas 10 cartas de zero (2 para cada cor).
A cada rodada, você compra cartas para repor a sua mão (de 4 a 7 cartas, dependendo se for 5 a 1 jogadores)
É aí que vem o desafio e a cooperação e planejamento. Quem vai baixar carta vermelha? Eu posso, mas preferiria jogar a violeta. Você pode a verde? Quem pode a laranja? Vamos deixar a carta de zero para a vermelha? Mas na próxima rodada, o que faremos com a vermelha?
Na primeira vez que você joga, perde rapidinho. Mas aí você vai vendo as estratégias que funcionam. O jogo é genial. Mas é só jogando que você percebe. Quando você joga umas duas ou três vezes, percebe a profundidade de estratégia. É tão profundo que eu calculo até um certo ponto e depois desisto, dependendo da sorte.
Por exemplo, como a cada rodada apenas um zero é jogado, você nunca pode deixar que duas cartas de oito sejam jogadas na mesma rodada.
E também não pode sempre jogar as cartas mais baixas, pois logo chega a hora em que vai precisar colocar o zero depois do seis, sete ou oito, e pode acabar em apuros se não tiver cartas.
Os jogadores perdem o jogo se alguma coluna não for preenchida na rodada (por exemplo, se um zero foi colocado no azul e ninguém tem uma carta vermelha). Na rodada atual é fácil prever, mas e daqui três rodadas?
O jogo possui camaleões (coringas) que servem para repetir o número e cor de uma carta da rodada passada. Usar de 0 a 3 camaleões por partida é o que define a dificuldade, de alta a baixa. (Mas mesmo com 3 ainda é difícil, vc tem que suar um pouco e combinar bem)
Joguei várias e várias vezes, e gostamos muito. É bem difícil, e ainda não conseguimos ganhar no nível de dificuldade mais alto. Comprei vários numa promoção e dei de presente para meus amigos e filhos deles.
Ele também possui uma variação solo, que não é muito forte, mas ainda assim é legalzinha - bem melhor que paciência.
A arte do jogo é fenomenal - simples, alegre e bonita. Quem precisa de algo mais do que essas três coisas juntas?
Outro jogo que devo fazer um review em breve é o Narabi, recém-lançado pela Papergames, e que joguei duas vezes e gostei muito, na mesma pegada do Hanabi e Okey Dokey.
Comparando de novo com o Hanabi, eu ainda gosto um pouquinho mais do Hanabi, mas ele ganha por pouco. O Hanabi tem mais interação e incerteza (a cabeça do seu colega). O Okey Dokey tem mais estratégia e cálculo. Pretendo deixar o Okey Dokey por muito tempo na coleção.
Fiquem com Deus. (Da forma que você prefira chamá-Lo)
WesleyMireli::Se esse jogo tivesse sido melhor divulgado, ele era pra ser o Hanabi Killer... Muito bom, me arrependo de ter vendido.
Eu ainda gosto um pouquinho mais do Hanabi.
O Hanabi tem mais interação e incerteza (a cabeça do seu colega)
O Okey Dokey tem mais estratégia e cálculo.