EDIT: o título é "atrativo e afastador"
Pela primeira vez hoje li algo sobre o Illegal, e o jogo me chamou muito à atenção. Primeiro por eu gostar muito da mecânica de negociação, do blefe e de grande interatividade entre os jogadores; segundo pela parte do jogo em que os jogadores podem sair da mesa e negociar às escuras com os outros, depois negociar com outro, e mais outro..; terceiro motivo e tema deste tópico, o tema: ao mesmo tempo que seria muito atrativo para meu grupo, seria totalmente inapropriado para jogar com meus primos que têm entre 8 e 14 anos.
Para meu grupo acho que o Illegal com tema original cairia muito bem. Mas não pensei em levá-lo a uma sessão tradicional, mas sim a um churrasco ou encontro onde reunimos pra beber cerveja e jogar conversa fora. Daí faríamos o setup e a distribuição de personagens no começo e deixariamos o tribunal só para antes de irmos embora, ou então mais ou menos na metade, dando tempo de jogar mais uma vez. Alguém já fez isso? Funcionou?
Quanto para jogar com meus primos mais novos em almoços de domingo, ranchos de feriado prolongado ou de final de ano pensei em alterar o tema: ao invés de produtos ilegais, por que não usar frutas e legumes? O Fornecedor de Armas seria substituído pelo Plantador de couves, ou pelo Plantador de alfaces, de maçãs, de melancia. O Colecionador de carros de luxo daria lugar ao Comedor de bananas, ao Chupador de limão, ao Devorador de espinafres. A mecânica se mantém a mesmíssima, as regras continuam iguais, apenas com tema muito menos intenso. O que acham?
Ainda não adquiri o jogo, se não me engano aqui no Brasil pela Conclave, mas estou pensando. Se houvesse alguma diagramação para ser impressa e colocada dentro das sleeves junto com as cartas do jogo original, com certeza já teria encomendado minha cópia. E se soubesse mexer com diagramação, começaria hoje este trabalho. Daí com meus amigos jogaria com tema original e com meus primos colocaria as impressões nas sleeves com o tema adequado. Acredito que ampliaria os horizontes do jogo, inclusive em atividades interativas com crianças e adolescentes em escolas.