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  3. Kemet
  4. Kemet - O combate dos deuses pelo Egito Antigo

Kemet - O combate dos deuses pelo Egito Antigo

Kemet
  • avatar
    shagrath198708/04/20 01:09
    avatar
    shagrath1987
    08/04/20 01:09
    168 mensagens MD

    Quero falar um pouco desse maravilhoso jogo de guerra que até hoje encanta e desperta curiosidade. Kemet não é nenhuma novidade, já está no mercado há cerca de 8 anos, e mesmo assim continua nos TOP 100 da Ludopedia e do BGG. Toda a análise será pautada no manual 1.5 e sem fazer menção às expansões do jogo (Ta-Seti e Seth). 


    Link para o download do manual 1.5 traduzido: 

    https://www.ludopedia.com.br/jogo/kemet/anexos/149949


    Embora Kemet não seja um jogo de extrema complexidade de regras (o manual 1.5 possui apenas 8 páginas), sua dinâmica de batalha (obviamente o principal foco do jogo) é algo extremamente empolgante e estratégico.


    Um ponto que acho particularmente maravilhoso é a combinação das Fichas de Poder das diferentes pirâmides, sendo um dos aspectos mais interessante, diferente, estratégico e divertido que eu já vi em jogos de combate. Você pode optar por desenvolver poderes extremamente ofensivos, ou então se tornar uma barreira quase impenetrável, dentre outras estratégias possíveis (somando todas as Fichas de Poder temos um total de 48 opções disponíveis, 54 se possuir as promos "Dice Tower Promo 2016" e "New Power Tiles". Não estou considerando aqui as fichas da Pirâmide Negra, que possivelmente passará a ser chamada de Ônix numa eventual edição 1.5 do manual da expansão Ta-Seti).


    Outro aspecto interessante é que o combate oscila entre o determinismo (não existe rolagem de dados) e a aleatoriedade (escolha secreta de cartas de Batalha aliada ao uso secreto de cartas de Intervenção Divina, possibilitando inclusive um certo nível de blefe, já que as cartas de Intervenção Divina não são de uso obrigatório e ficam escondidas atrás da carta de Batalha até que tudo seja revelado) o que pode gerar resultados bem interessantes (e às vezes inesperados).


    Os pontos temporários de vitória (descritos mais adiante nesta análise) também são uma característica bem interessante do jogo, sendo alvo de permanente e intensa disputa entre os jogadores.


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/c9f2b_8928ig.png


    CURIOSIDADE: ‘KEMET’ era o nome utilizado pelos antigos egípcios para se referir ao próprio país e significa "terra negra", em provável alusão à cor do solo fértil às margens do Nilo (https://veja.abril.com.br/blog/sobre-palavras/egito-kemet-misr-os-muitos-nomes-de-um-pais/). 

    Em Kemet os jogadores assumem o comando de uma facção ligada a uma poderosa divindade do Egito antigo, são elas:

     

    1) ANUBIS - Deus dos Mortos

     

    2) BASTET - Deusa dos Gatos e da Fertilidade

     

    3) HORUS - Deus dos Céus

     

    4) SOBEK/SEBEK - Deus dos Crocodilos e Patrono dos Reis

     

    5) WADJET/UAJYT – Deusa Cobra e suprema divindade do Baixo Egito


    Uma característica que eu adoraria que o jogo tivesse (mas não sei se caberia bem no balanceamento dele) é a assimetria entre as facções, afinal de contas elas são comandadas por divindades distintas.
     

    Cada facção inicia a partida em sua cidade, composta por 3 distritos, sendo que cada distrito comporta a criação de 1 pirâmide e posicionam 10 de seus 12 soldados (5 unidades em 2 dos 3 distritos). Além disso escolhem se começam com as 3 pirâmides no nível 1, ou 1 pirâmide no nível 2 e 1 pirâmide no nível 1, deixando o espaço da 3ª pirâmide vazio (ela poderá ser construída ao longo do jogo na fase Diurna, com a ação de erguer/evoluir pirâmide).



    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/fdb11_8928ig.png 



    - AS FASES

     

    Cada rodada do jogo conta com 3 fases distintas: Diurna, Noturna e Amanhecer.

     

    A fase Diurna é a mais longa, sendo que é nela que os jogadores realizam suas ações em seus tabuleiros pessoais e é nela que ocorrem as Batalhas.

     

    Durante a fase noturna os jogadores ativam Fichas de Poder e cartas de Intervenção Divina, recebem pontos de oração provenientes dos templos que controlam, além de 2 pontos fixos e ao final desta fase recebem 1 carta de Intervenção Divina do deck.

     

    Por fim, durante a fase do amanhecer, caso algum dos jogadores tenha completado o 9º ponto durante a fase Diurna o jogo é encerrado. Caso o jogo ainda não tenha um vencedor, é estabelecida a nova ordem de turno.

     

    - AS AÇÕES

     

    Durante a fase diurna os jogadores se revezam realizando 1 ação por turno em seu tabuleiro pessoal, num total de 5 ações por rodada (podem ser aumentadas com a aquisição de determinadas Fichas de Poder).


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/f1701_8928ig.png


    Cada jogador pode realizar as seguintes ações:

    * 2 ações de movimentação;

    * 1 ação de recrutamento;

    * 2 ações de oração;

    * 1 ação de criação/upgrade de pirâmide; e

    * 1 ação de compra de Ficha de Poder para cada uma das 3 pirâmides que construiu em sua cidade.

     

    - A BATALHA

     

    As batalhas se iniciam assim que um exército entra no espaço ocupado pelo exército de outro jogador.

     

    Os combates são guiados pelo uso de Cartas de Batalha, que são potencializadas por: (i) algumas das Fichas de Poder, bem como pelas criaturas que algumas delas acrescentam à facção dos jogadores; (ii) pela soma das unidades militares do jogadores envolvidas no conflito; e (iii) pelo uso de cartas de Intervenção Divina apropriadas.

     

    Os jogadores contabilizam:

    1) o total do valor de Força (quem tiver o maior número vence. Em caso de empate o defensor vence). Se a luta ocorrer dentro de uma cidade, o dono da cidade recebe um bônus de Força +1;

    2) o total do valor de Dano, que deve ser subtraído do valor total de Defesa. Cada ponto de dano provoca 1 morte.

     

    Obs: é possível que o exército vencedor da batalha fique sem nenhuma unidade e o exército derrotado permaneça com uma ou mais unidades. Se isso acontecer o vencedor da batalha não receberá o ponto permanente de vitória.

     

    - PONTUANDO

     

    O jogo conta com 2 tipos de pontuação: as permanentes (fichas quadradas) e a temporárias (fichas redondas).

     

    Os pontos permanentes são obtidos com:

    * Fase Diurna - Vitórias em Batalha (deve restar ao menos 1 unidade do exército vencedor após o conflito);

    * Fase Diurna - Por meio da aquisição das Fichas de Poder de Dominação e da Ficha de Poder da Esfinge;

    * Fase Noturna - Controlando ao menos 2 templos simultaneamente; e

    * Fase Noturna - Removendo 2 unidades que estejam alocadas no Santuário de Todos os Deuses.

     

    Os pontos temporários são obtidos com:

    * Controle de Pirâmides em nível 4; e

    * Controle dos Templos.

     

    KEMET 1.5 – O que mudou?

     

    1)    Parte “cosmética”, as peças de poder mudaram de nome:

    >>Vermelha -> Rubi

    >>Azul         -> Safira

    >>Branca     -> Diamante

    >>Preta        -> Onyx (especulação)

     

    Algumas peças também tiveram o nome alterado:

    >> Escravos (diamante de nível 2) -> Suporte Mágico

    >> Cruzada (diamante de nível 2) -> Fome Divina

    >> Gerra Santa (diamante nível 3) -> Sacerdote de *Thoeris (*Thoeris/Twaret - deusa do parto)

    >> Velocidade de Deus (rubi nível 1) -> Sacerdote de *Mafdet (*deusa da justiça)

    >> Teleporte (rubi de nível 2) -> Portal de *Toth (*deus do conhecimento)

    >> Estratégia Ofensiva (rubi nível 2) -> Tempestade de *Wrryt (*carruagem de guerra egípcia com duas rodas - Wrryt = Wereryt)

    >> Portões Abertos (rubi nível 2) -> *Sapadores (*soldado responsável por cavar fossos, trincheiras e galerias subterrâneas, geralmente em operações militares)

    >> Ponto de Vitória (rubi nível 3) -> Dominação

    >> Estratégia Defensiva (safira nível 2) -> Formação *Shetyw (*Tartaruga)

     

    2) A pontuação de vitória deixou de oscilar entre 8 pontos (partida curta) e 10 pontos (partida longa) e passou a ser apenas de 9 pontos.


    3) O jogador lutando dentro de sua própria cidade passou a ganhar o bônus de Força +1.

     

    4) Você pode usar apenas um teleporte por ação de movimento (algumas Fichas de Poder e cartas de Intervenção Divina podem afetar isso).


    5) Você pode exceder o limite de cinco unidades dentro de um espaço no tabuleiro, desde que esse limite seja respeitado ao final da sua ação de Movimento.

     

    6) Recuperar tropas após uma batalha dá a você X-1 pontos de oração, em vez de X.

     

    7) As cartas de Intervenção Divina da Fase Diária também podem ser usadas em batalha se possuírem habilidades alternativas na etapa de batalha, a menos que a explicação delas estipule especificamente um uso fora da batalha (ex: “Teleporte” e “Portões Abertos” não podem ser usadas em batalha, tendo em vista que estão relacionadas especificamente a ações de Movimento). O “Alistamento”, por exemplo, ainda recruta duas unidades que você pode espalhar pelos distritos da cidade ou locais das tropas, mas na batalha, o “Alistamento” permite que você adicione diretamente duas unidades a uma luta antes que um vencedor seja determinado OU depois que as baixas forem contabilizadas. Isso tem efeitos maciços, permitindo que você ganhe uma Batalha que de outra forma perderia, ou que reforce uma tropa em retirada enquanto ela recua, ou ainda que reforce uma posição que acabou de ganhar, mesmo que todas as suas unidades tenham sido eliminadas.


    8) A condição de vitória passa a ser averiguada na fase do amanhecer (antes era no final da fase Diurna).

    9) Alteração nas fases Diurna e Noturna e introdução da fase do Amanhecer.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/46d80_8928ig.png

    A quem possa interessar, recomendo a leitura do conteúdo destes sites para um melhor entendimento da cultura egípcia antiga:

     

    https://www.britannica.com/list/11-egyptian-gods-and-goddesses

     

    https://www.ancient.eu/article/885/egyptian-gods---the-complete-list/

     

    https://www.ancient-egypt-online.com/

     


    https://ancientegyptonline.co.uk/

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  • Mauricio Sergent
    967 mensagens MD
    avatar
    Mauricio Sergent08/04/20 08:48
    Mauricio Sergent » 08/04/20 08:48

    Faz muito tempo que pretendo comprar esse jogo e nunca dá certo........:(

    Ótimo texto, fez a vontade de comprar o jogo só aumentar.


    1
  • Amaral
    1246 mensagens MD
    avatar
    Amaral08/04/20 09:52
    Amaral » 08/04/20 09:52

    Adoro sistemas de batalha bem elaborados em board games. O sistema do Kemet é parecido com o do Blood Rage? Pois ambos usam cartas e blefe para sua resolução. 

    2
  • shagrath1987
    168 mensagens MD
    avatar
    shagrath198708/04/20 10:07
    shagrath1987 » 08/04/20 10:07

    Amaral::Adoro sistemas de batalha bem elaborados em board games. O sistema do Kemet é parecido com o do Blood Rage. Ambos usam cartas e blefe para sua resolução. 

    Não gosto do Blood Rage, preciso ser sincero, mas de fato nesse aspecto até rola uma aproximação, com o diferencial de que no Kemet você conta com os upgrades decorrentes das Fichas de Poder que adquiriu.

    0
  • Amaral
    1246 mensagens MD
    avatar
    Amaral08/04/20 10:20
    Amaral » 08/04/20 10:20

    shagrath1987::
    Amaral::Adoro sistemas de batalha bem elaborados em board games. O sistema do Kemet é parecido com o do Blood Rage. Ambos usam cartas e blefe para sua resolução. 

    Não gosto do Blood Rage, preciso ser sincero, mas de fato nesse aspecto até rola uma aproximação, com o diferencial de que no Kemet você conta com os upgrades decorrentes das Fichas de Poder que adquiriu.

    Na verdade eu fiz uma pergunta, esqueci de colocar o ponto de interrogação. :'( Já ajustei lá.
    Eu nunca joguei Blood Rage nem Kemet, mas estou de olho neste porque parece que haverá uma nova edição e se sair no Brasil será compra certa. 

    1
  • RFreitas
    1594 mensagens MD
    avatar
    RFreitas08/04/20 10:25
    RFreitas » 08/04/20 10:25

    Amaral::Na verdade eu fiz uma pergunta, esqueci de colocar o ponto de interrogação. :'( Já ajustei lá.
    Eu nunca joguei Blood Rage nem Kemet, mas estou de olho neste porque parece que haverá uma nova edição e se sair no Brasil será compra certa. 

    Uai! Consegue me contar mais sobre essa possibilidade? Também tenho vontade de comprar o jogo desde 2016~7, e nunca o fiz.

    1
  • Amaral
    1246 mensagens MD
    avatar
    Amaral08/04/20 10:40
    Amaral » 08/04/20 10:40

    RFreitas::
    Amaral::Na verdade eu fiz uma pergunta, esqueci de colocar o ponto de interrogação. :'( Já ajustei lá.
    Eu nunca joguei Blood Rage nem Kemet, mas estou de olho neste porque parece que haverá uma nova edição e se sair no Brasil será compra certa. 

    Uai! Consegue me contar mais sobre essa possibilidade? Também tenho vontade de comprar o jogo desde 2016~7, e nunca o fiz.

    Saca só:
    https://www.ludopedia.com.br/topico/35870/matagot-anuncia-nova-edicao-de-kemet

    2
  • shagrath1987
    168 mensagens MD
    avatar
    shagrath198708/04/20 12:30
    shagrath1987 » 08/04/20 12:30

    Amaral::
    shagrath1987::
    Amaral::Adoro sistemas de batalha bem elaborados em board games. O sistema do Kemet é parecido com o do Blood Rage. Ambos usam cartas e blefe para sua resolução. 

    Não gosto do Blood Rage, preciso ser sincero, mas de fato nesse aspecto até rola uma aproximação, com o diferencial de que no Kemet você conta com os upgrades decorrentes das Fichas de Poder que adquiriu.

    Na verdade eu fiz uma pergunta, esqueci de colocar o ponto de interrogação. :'( Já ajustei lá.
    Eu nunca joguei Blood Rage nem Kemet, mas estou de olho neste porque parece que haverá uma nova edição e se sair no Brasil será compra certa. 

    Ah, entendi. 

    O jogo possui 2 tipos de carta:
    1) Cartas de Batalha.
    2) Cartas de Intervenção Divina.

    As cartas de Batalha são 32 ao todo, considerando as 2 especiais que podem ser obtidas por meio das Fichas de Poder "Tempestade de Wyrrt" (ofensiva) e "Formação de Shetyw" (defensiva).

    No início da partida cada jogador recebe 6 cartas de Batalha iguais, sendo que cada carta possui valores de: Força e/ou Dano e/ou Defesa.

    Durante a Batalha os jogadores devem escolher 2 cartas de Batalha, uma será utilizada e a outra será descartada fechada, o que ajuda a diminuir as chances do adversário saber quais cartas você ainda tem disponíveis no seu deck.

    Além das cartas de Batalha, os jogadores poderão escolher cartas de Intervenção Divina (quantas quiserem) que tenham o símbolo de Batalha ou de fase Diurna (neste último caso é necessário verificar se a carta não está vinculada a uma situação específica, como por exemplo a carta Diurna "Teleporte" que está intrinsecamente vinculada à ação de movimento e, portanto, não poderá ser utilizada em Batalha).

    As cartas de Intervenção Divina ficam escondidas atrás das 2 cartas de Batalha escolhidas, assim o seu adversário não tem como saber se você realmente pegou alguma carta e, caso tenha pego, não saberá a quantidade de cartas que pegou. Nesse momento pode rolar um blefe animal, pois você não é obrigado a dizer se vai ou não usar esse tipo de carta na Batalha (quem diz que esse jogo não tem blefe e é muito determinista não deve ter jogado direito :D).

    Além das cartas de Batalha e de Intervenção Divina, o combate ainda considera: (i) a soma das unidades militares (criaturas não são consideradas unidades), (ii) os bônus das Fichas de Poder que você possuir e que tenham relação com combate e (iii) eventuais bônus concedidos por criaturas ligadas à tropa que está em combate.

    Não sei se isso esclarece as suas dúvidas.

    1
  • Ovatsug Rednal
    1538 mensagens MD
    avatar
    Ovatsug Rednal08/04/20 12:41
    Ovatsug Rednal » 08/04/20 12:41

    Caraca, arrumaram nome de carta completamente sem necessidade e esqueceram de arrumar a informação mais básica, que eu mais vejo gente jogando errado em TODAS as partidas e geralmente só descobrem muito tempo depois.


    Cada jogador tem um conjunto de cartas de combate da mesma cor. Ali tá escrito "6 cartas de combate por jogador". O problema é que a cor da carta é apenas num pedaço da borda e completamente apagada, quase não dá pra perceber. Muita gente sempre jogou distribuindo as cartas assim a esmo, o que desbalanceava pra caramba o jogo.

    2
  • shagrath1987
    168 mensagens MD
    avatar
    shagrath198708/04/20 12:46
    shagrath1987 » 08/04/20 12:46

    Ovatsug Rednal::
    Caraca, arrumaram nome de carta completamente sem necessidade e esqueceram de arrumar a informação mais básica, que eu mais vejo gente jogando errado em TODAS as partidas e geralmente só descobrem muito tempo depois.


    Cada jogador tem um conjunto de cartas de combate da mesma cor. Ali tá escrito "6 cartas de combate por jogador". O problema é que a cor da carta é apenas num pedaço da borda e completamente apagada, quase não dá pra perceber. Muita gente sempre jogou distribuindo as cartas assim a esmo, o que desbalanceava pra caramba o jogo.


    A mudança foi apenas de manual, não tem componente novo...mas concordo 100% contigo :'(

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