Por mike barnes
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1413325/its-kind-magic-who-dares-rolls-review
Jogos de cartas estilo duelo de arena são cozidos com escolhas. Há o gigante Magic: The Gathering com suas milhares de cartas e jogos ferozes de torneio, uma perspectiva intimidante para os novos jogadores. Android: Netrunner tem seus fascinantes jogos assíncronos marcados por uma curva de aprendizado íngreme o suficiente para deixar com espasmos um observador casual e investir nele é uma proposta financeiramente humilhante para a maioria.
Realmente esse é o problema com LCG e TCG, a despesa e a pressão implacável de lançamentos mensais. Claro que você não tem que pegá-los todos, mas estamos falando de colecionadores e uma vez que você começou uma coleção de baralho, é difícil saber quando parar. Vamos ser claros. Eu amo a ideia de jogar um desses sistemas, derramando cartas e construindo os baralhos. Eu só não gosto do dano aplicado à minha carteira.
Então, onde se encaixa
Ashes: Rise of the Phoenixborn em tudo isso? Bem, a caixa base fornece cartas suficientes para construir seis baralhos básicos. Um para cada um dos Phoenixborn, e isso é muito legal, mesmo porque eu ainda não decidi alterar ou combinar os baralhos. Tenho horas de longevidade apenas com os baralhos pré-montados do jogo base.
E enquanto
Ashes combina bastante com os jogos citados anteriormente, ele tem que ser aplaudido por ter vindo com um novo saco de truques. A barreira de entrada é baixa para que amadores possam pegar um baralho e começar a jogar. E eles estão envolvidos a fazer escolhas estratégicas profundamente gratificantes, mesmo com os baralhos pré-construídos. Cada um tem uma sensação distinta e há sinergia. E você nunca sente que não há nada para fazer no turno, o projeto aqui é bom onde você sempre tem opções para investir.
E antes de ficar envolvido em como tudo isso funciona, eu paro por um momento para dar parabéns à arte e design. Fernanda Suarez, a artista responsável pela terrível suntuosidade de
Dead of Winter: A Crossroads Game, bateu a bola para fora do parque em um jogo de baseball. Cada ilustração é digna de espaço na minha parede e combinado com o design eficaz e iconografia austera de David Richards, cada carta estoura com seu significado. O jogo todo tem uma nitidez, assegurando sem esforço sua atmosfera. É realmente uma beleza.
Assim, quão grande é o jogo? Eu não ficarei muito absorto nas regras, os vídeos do
Watch it Played fazem isso perfeitamente. Então, se você quer saber como o jogo funciona, dê uma paradinha para assistir os vídeos. O jogo coloca você em um duelo entre Phoenixborn. Você lutará contra seu oponente reduzindo sua saúde através de feitiços e conjurando aliados que pode defender e atacar.
No seu turno, você tem uma simples escolha, ou jogar uma ação principal e / ou uma ação lateral. As ações principais são representadas por um símbolo em suas cartas e, geralmente, você jogará um feitiço ou aliado, ou ativará a capacidade de uma carta que você já jogou em sua área.
Se isso não for suficiente, então você pode optar por atacar diretamente seus adversários Phoenixborn. Qualquer uma de suas unidades que estão ativas pode fazer isso ou você pode simplesmente passar.
Além disso, você pode fazer uma ação lateral, identificada pelo seu ícone. Geralmente elas habilitam um outro poder, dão a oportunidade de extrair mais cartas ou, em alguns casos, dão uma nova maneira de atacar. Você pode fazer a ação "meditar" ou usar dados de poderes que nos leva a arma secreta deste jogo. A sua adição é uma mecânica simples, mas brilhante, que define instantaneamente estar além de seus pares de jogos de cartas ao adicionar outro nível de táticas e de escolha para o jogador. No início de uma rodada, ambos os jogadores rolam dez dados. Os resultados serão uma mistura de ícones Básico, Classe ou Poder, que estão demonstrados nas cartas de referências dos jogadores. Cada uma das cartas também exibem uma habilidade de ação lateral que pode ser ativada usando o Poder dos dados rolados.
A inclusão de dados no jogo como um recurso é um golpe de mestre, e ele apresenta um nível separado de estratégia que não está disponível para os outros jogos e instantaneamente o diferencia. Os dados são gastos quando lançar seus feitiços ou ativar habilidades, e determinam como você jogará a rodada. E se você está preocupado com uma rolagem fraca que deixará você se debatendo, então você pode meditar. Meditar permite descartar qualquer número de cartas de sua mão, na sua frente ou de seu baralho para alterar as faces dos dados para outra face que você quiser.
Eu joguei todos os baralhos pré-construídos, e enquanto alguns parecem mais poderosos do que os outros, certamente Coal Roarkwin e seu ataque de Iron Rhino tem-se provado um problema. Tanto quanto Aradel Summergaard e sua mistura de aliados ofensivos retalhando magias viram meus inimigos esmagados e mais do que um pouco de lamentação da sua parte. É preciso encontrar cada estilo de jogo e habilidades únicas dos personagens. Eu ainda estou tentando obter um identificador de Jessa Na Ni. Este é um jogo onde você precisa deixar de lado quaisquer noções ou conhecimento de jogos destes tipos. Cada Phoenixborn tem um estilo de jogo único, alguns mais facilmente visíveis do que outros.
Agora esta é uma boa pergunta. Eu suspeito fortemente que jogadores de
Netrunner e
Magic podem, inicialmente, perceberem a simplicidade do jogo, o deck de cada Phoenixborn contém apenas três cópias de cada uma das suas dez cartas diferentes. Esse conjunto limitado pode ser visto como uma fraqueza, mas é esta magreza que permite o jogo evitar a estagnação e oferecer as escolhas que ele faz em cada rodada. A manipulação dos dados é fascinante enquanto você está sempre observando o que seu oponente está fazendo com eles. Após o primeiro par de rodadas, você saberá o que eles usarão e como utilizarão e por isso, quando eles Meditarem e virarem aqueles dados você estará preparado para a dor. É um TCG para as pessoas que não jogam TCG, e o seu jogo base também é um jogo extremamente gratificante para os jogadores que estão acostumados com TCG.
Eu ainda tenho que mergulhar na construção de baralhos ou seleção de cartas. Eu já posso ver além dos baralhos base que o jogo caminha para outro tipo de experiência. As construções sugeridas são inteiramente satisfatórias e na verdade eu estou gostando de desenvolver o conhecimento para reproduzi-las de forma otimizada. Mas eu estaria enganando a mim mesmo se eu não disser que estou salivando com o que eu posso combinar com essas cartas e dados.
Se amanhã a
Plaid Hat declarar que
Ashes terá somente esta caixa, eu ainda recomendaria este jogo. É um jogo sólido e completo que oferece uma quantidade enorme de longevidade e valor para o dinheiro, mas é claro que eles não pararão por aqui. Eles já confirmaram que baralhos futuros serão lançados, mas de uma maneira muito mais amigável - potencialmente uma grande caixa anual. Pessoalmente, eu não posso esperar para ver este jogo crescer. E eu não sei dizer porque sinto isso... é uma espécie de mágica.