Por W. Eric Martin
Em 2012, a editora alemã Nürnberger-Spielkarten-Verlag publica o jogo de dados Qwixx de Steffen Benndorf - que foi um pouco estranho, dado o "Spielkarten-Verlag" (jogos de cartas) no nome da empresa, mas Qwixx recebeu uma indicação ao Spiel des Jahres e desde então passou a vender um meio milhão de cópias, então parece que a NSV tomou a decisão certa no final.
Em um esforço para engarrafar um relâmpago, uma vez mais, a NSV foi à procura de um outro jogo de dados rápido que apresenta reprodução simultânea, e eles agora encontraram seu candidato em
Qwinto, um jogo de 2-6 jogadores dos designers
Bernhard Lach e
Uwe Rapp que estreará na
Spiel 2015 em outubro.
Segue um resumo de como jogar:
Para configurar, cada jogador recebe uma planilha que contém três linhas coloridas de formas (principalmente círculos com alguns pentágonos); as linhas não completamente se sobrepõem, mas que se sobrepõem suficiente para criar as cinco colunas verticais de três formas, com um pentágono em cada fileira vertical.
Em um turno, um jogador rola 1-3 dados, com os dados sendo as mesmas cores que as linhas: laranja, amarelo, roxo. Cada jogador pode colocar o que quiser somando o que é rolado em uma forma vazia na linha que coincide com a cor de um dos dados. Duas regras devem ser seguidas ao colocar uma quantia em uma fileira:
- Todos os números em uma fileira devem aumentar da esquerda para a direita.
- Nenhum número pode ser repetido numa coluna vertical.
Súmula no meio do jogo
Um jogador não tem que escrever o número em uma linha, mas se o jogador ativo, aquele que jogou os dados, não o fizer, então eles devem marcar na caixa de erro em sua súmula.
O jogo continua até que alguém preencha duas fileiras na sua súmula ou alguém registre quatro erros. Os jogadores então somam seus pontos: para cada coluna concluída em sua súmula, um jogador marca pontos igual ao número de pentágono daquela coluna. Para cada linha terminada em sua súmula, um jogador marca pontos igual ao número mais à direita nessa linha. Para cada linha incompleta em sua súmula, um jogador ganha um ponto por número nessa linha. Para cada erro, um jogador perde cinco pontos. Vence quem tiver a maior pontuação.
Súmula no final do jogo