Anos 90, o boom dos dinossauros com Jurassic Park estreando nos cinemas.
Fui assistir ao filme, anos depois quando passou na TV aberta e a sensação de explosão de cabeça foi a mesma de quem assistiu na época.
Dinossauros sempre trazem certo encanto na mente dos mais curiosos.
Sentia falta de um jogo que trouxesse esse encantamento.
Quando vi o anuncio de Ilha dos Dinossauros, fiquei empolgado, mesmo eu preferindo um jogo que caçamos as feras o mais ameritrash possível, mas um euro de criação de um parque, acaba que combina ainda mais com o tema Jurassic Park. Mesmo não sendo um jogo da franquia.
Como dito, em Ilha dos Dinossauros, não jogamos com os dinos ou com intrépidos arqueólogos armados com armas tranquilizantes ou bastões elétricos, mas fica a dica pessoal do Zombicide.
Em vez disso, somos empresas concorrentes, que viram nos avanços da clonagem de seres pré-históricos, a chance de fazer dinheiro.
Temos de criar nosso parque, uma mescla de parque de diversões com zoológico.
Para isso contamos com um time de trabalhadores e cientistas, podendo inclusive contratar especialistas para dar algum bônus.
O jogo é dividido em fases.
1- Fase de Pesquisa, na qual os cientistas adquirem o material genético, evoluir nossos estoque e adquirir receitas de dinossauros.
2- Fase do Mercado, na qual vamos poder comprar upgrades, especialistas e atrações para o parque.
3- Fase dos Trabalhadores, designar nossos trabalhadores para de fato começarmos a construir as coisas dentro do parque.
4- Fase do Parque, aqui vemos os frutos de nosso trabalho, são sorteados visitantes (meeples amarelos) ou penetras (meeples rosas), de acordo com os pontos adquiridos, esses visitantes vão pagar a entrada e trazer pontos de vitória de acordo com as atrações que visitarem.
Caso algo dê errado e o nível de segurança do parque for baixo, os dinossauros escapam e devoram um visitante para cada nível de segurança a menos que o nível de perigo.
Já os penetras, não pagam a entrada, entram nas atrações primeiro e em caso de fuga de dinossauros, não são devorados.
O jogo continua até que os objetivos tenham sido alcançados. Vence aquele que tiver feito mais pontos de vitória.
O jogo mescla algumas mecânicas interessantes e dessa salada de mecânicas sai um jogo gostoso de se jogar.
Apesar de assustar na mesa, é um euro médio que vai agradar tanto novos ogadores, quanto os mais experientes.
Algo que particularmente não gostei foi da escolha das cores, entendo que foi feito para retratar as cores vivas dos anos 80/90 americanos, mas com um tema como esse, acho que cores mais sutis combinariam mais.
Os dinossauros que vem no jogo são bem genéricos, apenas uma espécie representando todos os tipos de dinossauros, então apesar de não ser essencial, acrescenta muito ao visual do jogo os kits de dinossauros 3D.
Em resumo, se gosta de dinossauros e tem uma mesa grande, esse jogo é pra você.
Modo solo.
Em tempos de quarentena, está ficando muito difícil sair para jogar.
Jogos com modo solo nesse momento podem ser uma boa e o modo solo de Ilha dos Dinossauros, é uma experiência completamente diferente do jogo normal.
As mecânicas são basicamente as mesmas, com a diferença que temos uma trilha de turnos e pontos diferentes, além de um baralho que vai ditar o objetivo daquela rodada.
Terminando o baralho de objetivos o jogo termina e é visto a pontuação. Aqui como a disputa é entre você e o jogo, a busca por otimizar as ações te faz querer jogar uma partida atrás da outra.
Minha mesa é pequena e foi praticamente a conta para jogar sozinho.
Duração: 1 hora
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Grande abraço e até a próxima Quarta-feira ao meio-dia.
E lembrando, sigam o instagram boards_and_boards, por lá sempre há fotos das jogatinas do grupo que participo.