Recentemente comprei o Carcassonne Safari com a intenção de atrair a esposa para o mundo dos board game, e acho que agradou bastante, pelo menos as vezes ela me chama para jogar.
Preparação partida para 2 jogadores
Então vamos ao jogo, e claro durante essa resenha terei que fazer comparações com o original e dar minha opinião, já de cara a arte desse e o tema safari é bem mais amigável e fácil de apresentar para pessoas de fora do nicho, basicamente as regras e a forma de jogar é a mesma, porém no decorrer da resenha você percebera diferenças significativas na hora de pontuar.
Partida para 2 jogadores em andamento
Assim como no Carcassonne original aqui iremos comprar um tile e aloca-lo adjacente a qualquer tile já existente que está formando um grande tabuleiro central comum a todos, desde que ele complemente aquele tile existente. os tiles podem ter 4 opções de terreno, são elas:
caminhos - equivalem as estradas no original
florestas - equivalem aos castelos no original
baobás - equivalem aos monastérios no original
aqui temos savanas - equivalente aos campos no original, porém nesse jogo não existe meeple que faça a o papel do fazendeiro.
pode parecer mais simples, mas na verdade ele é bem mais estratégico, seguindo o modelo original sempre que colocamos uma tile podemos ou não alocar um meeple para pontuar futuramente, aqui segue o mesmo principio porém a forma de calcular os pontos é diferente, no jogo existem 5 animas diferentes típicos da savana, são eles macaco, girafa, elefante, zebra e o leão, quando fechamos um caminho ou uma floresta pontuamos conforme a quantidade de animais DIFERENTES presente no espaço (1 animal = 1 ponto, 2 animais = 3 pontos, 3 animais = 6 pontos, 4 animais = 10 pontos e 5 animais = 15 pontos), assim como no jogo original as florestas sempre valem um pouco mais então em alguns tiles de floresta existem além dos animais já citados alguns pássaros e cada um deles vale um ponto extra além dos adquiridos pela diversidade de animais, e partir daí que começam as diferenças mais significativas.
A primeira delas é que quando alocamos um meeple no baobá ao invés de ganhar pontos o jogador recebe 2 fichas de animais (já explico para que eles servem) e quando o tile de baobá é cercado o jogador recupera o meeple e recebe mais 2 fichas de animais.
Outra mudança importante é que ao redor dos tiles existem 2 jipes que podem ser movimentados durante o jogo e toda vez que o jogador aloca um tile na posição do jipe ele recebe 3 pontos de vitória e tem o direito de mover o jipe para outra posição a sua escolha, lembrando sempre em tiles ao redor do tabuleiro nunca em locais presos.
Explicado as duas mudanças temos dois adicionais na regra. Quando um jogador não aloca meeple ou por não poder ou por não achar interessante, ele não fazia nada, ou seja uma jogada inútil, agora o jogador sempre tem opção, ao decidir não alocar o meeple é possível fazer duas coisas mover o jipe de lugar, para um local mais estratégico para seu jogo, ou começar ou ampliar um charco, para começar um charco o jogar que decidiu não alocar seu meeple pode pegar uma das fichas de animais de sua reserva e colocar em um canto de tile vazio (cantos que não tenham floresta) junto com um meeple, garantindo assim 3 pontos, ou ampliar um charco já existente colocando uma de suas fichas de animais em um charco já aberto (o animal deve ser diferente de qualquer outro que já esteja presente no charco) independente se foi por ele próprio ou outro jogador qualquer, garantido a pontuação correspondente (2 ficha = 4 pontos, 3 ficha = 5 pontos, 4 ficha = 6 pontos e o jogador que começou o charco recupera seu meeple e recebe 3 pontos de vitória), outra forma de usar as fichas de animais é quando o jogador fechar uma floresta ou caminho ele pode descartar uma das fichas de sua reserva e aumentar a quantidade de animais diferentes, garantindo uma pontuação maior por completar aquele espaço, importante a ficha usada deve ser diferente dos animais presente no espaço e nunca se pode usar mais de uma ficha por espaço completo.

Na imagem acima um exemplo de uma floresta que garantiu 12 pontos ao jogador que a completou, 3 tipos de animais DIFERENTES (girafa, leão e macaco) que garantem 6 pontos, mais 6 pássaros que somam mais um ponto cada a pontuação total.
lembrando que caso tivesse uma ficha de animal em sua reserva (observe que essa ficha obrigatoriamente deveria ser de elefante ou zebra, pois a ficha de animal deve ser diferente dos já presentes na floresta), o jogador poderia descarta-la aumentando a variedade de animais de 3 para 4, garantindo assim 10 ao invés de 6 pontos e depois somar 6 pontos referente aos pássaros ficando com um total de 16 pontos por fechar esse espaço de floresta.
OPINIÃO
Então até agora o melhor Carcassonne que já joguei, mais estratégico, mais dinâmico e bem mais bonito a franquia soube se reinventar sem mudar a jogabilidade e criando novas possibilidades dando agora 5 opções ao invés de 4 e sempre permitindo que o jogador tenha algo para fazer mesmo que não compre uma peça favorável. Se gosta de jogos de tile placement e da linha Carcassonne compre e não ira se arrepender.