Um jardineiro incansável cuida das plantações de bambu do Imperador japonês. Como proposta de paz, o Imperador chinês envia um panda gigante de presente ao Japão e cabe ao jardineiro tomar conta desse urso faminto!
É nesse contexto que se passa Takenoko, lindo e divertido jogo de Antoine Bauza. Esse foi um dos primeiros jogos de tabuleiro modernos que joguei com a patroa e ela se apaixonou! O jogo, lançado no Brasil pela Galápagos Jogos, é muito bem produzido, conta com uma pequena dose de sorte, apesar de manter uma camada estratégica. É um ótimo jogo de entrada e funciona muito bem tanto em 2 como em 4 jogadores.

De forma bem resumida, cada jogador inicia com uma missão aleatória de cada tipo: Terreno, Panda e Jardineiro. Nas missões de terreno, os jogadores precisam conseguir montar o tabuleiro modular nos padrões de forma e tipo de terreno determinados pela missão. Nas missões de Panda, é necessário levar o urso até o terreno que contenha bambus nas cores especificadas na carta (amarelo, rosa e verde). Por fim, nas missões de Jardineiro, é necessário levar o personagem até um terreno para fazer crescer uma peça de bambu da mesma cor. O jogo acaba quando o um jogador completa nove missões e o vencedor é o que possui o maior número de pontos.
As missões variam em complexidade e pontuação, então geralmente leva-se ao menos três rodadas para cumprir as mais fáceis. Todos os jogadores podem movimentar na sua vez as miniaturas do panda e/ou do jardineiro, que por sinal são muito bem feitas! Em cada turno, cada jogador tem duas ações a sua escolha e uma bônus, que é definida pela rolagem de um dado. Tudo isso é muito temático e o andamento do jogo torna o tabuleiro 3D, dado que as peças de bambu vão sendo posicionadas nos tiles de cores diferentes e crescendo!

Em alguns momentos ocorrem bloqueios, mas a interação geralmente é baixa. É bem comum, principalmente em dois jogadores, você otimizar bastante seus movimentos visando completar seus objetivos e pouco atrapalhar os adversários. Em quatro jogadores, a coisa fica um pouco mais competitiva, mas ainda assim não muito. Então se você gosta de causar na mesa, talvez esse não seja o melhor jogo para você. Como na maioria dos jogos do Bauza, Takenoko é um jogo leve, estilo família mesmo.
Por aqui nós adoramos! Inclusive preciso comprar mais um para o estoque da Board Bunker, porque nossa cópia é da patroa e ai de quem botar a mão no panda dela!!
Valeu a até a próxima!