Não sou nenhum destes... E pior que não acho que enquadre em nenhuma das quatro categorias também. Comecei como jogador, acho que é o normal, mas assim que vi as possibilidades fui atrás e pesquisei mecânicas e temas, vi quais me interessavam, quais tinham uma rejogabilidade boa e à partir daí montei minha coleção.
Por exemplo, gosto de Tile Placement, daí investi em Carcassonne, Catan, Suburbia, Neuroshima Hex (curto muito pelo tema e pela mecânica), Mage Knight (Tb entra tema, e ser solo, e cartas).
Então termina que tenho uma coleção modesta, perto de algum hobbistas, contando com pouco mais de 50 jogos. Todos eles veem mesa com alguma frequência, até Twilight Imperium 4. É bem raro eu vender jogos, doá-los para outro jogador que goste mais do que eu acontece, então não sou vendedor. E nem tenho noia de ficar tentando empurrar jogo para a mesa só pq comprei. Acho que passo mais perto de colecionador nato pela lógica que apliquei na hora de montar a coleção, mas mesmo assim batendo na quina.