Aproveitando o Cultura Meeple dessa semana sobre Antoine Bauza, vamos falar do jogo de premiação mais relevante criado por ele, Hanabi, vencedor do Spiel de Jahres de 2013.
Trata-se de um party game cooperativo, ou seja, um jogo para jogar com a mesa cheia. Na nossa experiência, pelo menos 4 jogadores para realmente sentir o desafio proposto. O tema é bem básico, os jogadores precisam montar um show de fogos de artifício (Hanabi em japonês) baixando cartas numeradas na sequencia correta de 1 a 5, em fileiras da mesma cor. Até aqui tudo na paz, certo?
Então vamos simular uma rodada aqui para você entender o quão difícil é jogar e ganhar esse jogo! 4 ou 5 cartas são distribuídas para cada um, a depender da quantidade de jogadores. Deste momento em diante só se pode falar entre si sob determinadas regras. As cartas então deverão ficar posicionadas de forma que todos vejam suas cartas, menos você! Na minha vez, preciso tomar uma decisão entre descartar uma carta da mão em troca de uma carta de dica, posso baixar uma carta para compor um set, sabendo que se eu baixar uma carta repetida ou ainda que não esteja na sequencia de nenhum set, ela será descartada e o time será penalizado, ou ainda posso dar uma dica. O jogo começa com 8 dicas disponíveis para todo o time e só podemos apontar para um jogador quais cartas de um determinado número ou cor ele possui na mão. Este jogador pode (e deve!) organizar sua mão como desejar.
A questão é que eu tenho a memória da Dory, sabe? Bom, o resultado é que duas rodadas depois eu não tenho a mínima ideia de que carta é qual e estou pronto para fazer merda! A cara de desespero dos demais jogadores quando você encosta em uma carta que você pretende descartar em um ato de benevolência para recuperar uma dica, mas ao mesmo tempo fazer todo mundo perder o jogo porque aquela é a única carta que resta para completar um set, é uma experiência inenarrável que só Hanabi pode te oferecer!
Para quem quer ver a coisa acontecer em vídeo, vale a pena ver o Rafael Studart no seu canal De Quem é a Vez, jogando Hanabi com os convidados! É de chorar de rir!! O contador de roubadas fica insano, mas já adianto que é inevitável não dar uma leve trapaceada nesse jogo, o desespero é enorme!
Aqui no Brasil, o jogo foi publicado pela PaperGames e recomendamos demais para jogar com a família nesse momento de isolamento social. Garanto que serão momentos de muita risada e descontração!