Num momento delicado em que um novo coronavírus ameaça a saúde mundial, evitar aglomerações é um método de prevenção eficaz para a Covid-19 e jogar é o melhor passatempo em casa!
Coloquei
Projeto Gaia (Grok Games) - um dos meus jogos favoritos - na mesa para uma partida a dois. Terraformar novos planetas e expandir os domínios de sua raça seguem da mesma forma: avançando em áreas de pesquisa, construindo estruturas, forjando alianças...
Com a raça Hadsch Hallas, adequei minhas ações aos objetivos de rodada e, com ajuda de tecnologias, garanti pontos gastando Cubos de Inteligência Quântica (C.I.Q.) para possibilitar a colonização de planetas Gaia.
O crucial mesmo foi priorizar as pontuações de fim de jogo, avançando para setores distantes e construindo muitas minas de minério. O desbloqueio do meu instituto também permitiu ativar a habilidade de troca de dinheiro por minério!
Ao fim a diferença de quase 30 pontos me fez pensar que finalmente joguei bem
Projeto Gaia porém... 30 não seriam muitos pontos de diferença?
O que se espera de uma partida acirrada é justamente uma pontuação final próxima. Não é o que se vê frequentemente no
Projeto Gaia em 2 jogadores.
Ganges (Devir Brasil),
Clãs da Caledônia (Meeple BR Jogos) e
Lisboa (Grok Games) são alguns exemplos que por aqui sempre terminam com grande diferença de pontos quando jogados a dois e, por mais estranho que pareça, continuam sendo partidas emocionantes.
Em comum está o fato de não serem jogos específicos para 2. Rodam satisfatoriamente quando em sua capacidade máxima (4 jogadores) e quando disputadas mano a mano requerem alguma adaptação de mapa ou locais de alocação.
Longe deles perderem o brilho! Em maioria são jogos que só se descobre o vencedor naquela última rodada. Mas se um não jogar no mesmo nível a distância pode ser ainda maior.
De qualquer forma
Projeto Gaia tem suas mecânicas bem resolvidas dentro do seu tema. Isso faz o desenvolvimento da partida ser prazeroso melhorando, expandindo ou adequando as ações de seu jogo.
Por outro lado, se a distância de pontos ainda é um incômodo jogos como o excelente
7 Wonders Duel trazem soluções para equilíbrio na partida: condições alternativas de vitória. Mas aí a proposta de jogo muda.
Concebido exclusivamente para 2 jogadores
7 Wonders Duel é um jogo mais rápido e leve enquanto
Projeto Gaia é mais ambicioso em duração e estratégia.
Sozinho ou com mesa cheia, "gaiaformar" é um excelente meio de viajar sem sair de casa: existe todo um universo a ser explorado em
Projeto Gaia!
____
Originalmente publicado em Mais que Jogo:
Projeto Gaia + partidas a dois
Mais do assunto:
Dicas para conhecer mais
Em texto:
Red Meeple,
Gaia Project – A evolução do Terra Mystica
Em áudio:
Jogatina BG,
JBG Podcast #66 - Projeto Gaia, TI4, Lisboa, GWT e outras jogatinas!
Em vídeo:
De quem é a vez?,
Top jogos para dois jogadores