Produtora: Wizkids
Numero de Jogadores: 2 a 4
Duração: 60 min.
Ranking da Ludopedia: 1896
Ranking na Boardgames Geek: 2572
Minha Nota para o Jogo: 6.0
Vou começar minhas postagens com uma resenha de um jogo pouco conhecido, acho que poucas pessoas devem ter esse jogo por aqui, estou falando de Batman: Gotham City Strategy Game. Esse jogo foi lançado pela Wizkids no ano de 2013, ele é basicamente um jogo de controle de área, juntamente com administração de ações baseadas em cartas que você joga, só que diferente de muitos jogos onde provavelmente você jogaria com os heróis ou “mocinhos”, aqui você tem o controle de um dos vilões do Batman, como o Coringa, Duas-Caras, Pinguim ou Killer Croc. Cada vilão luta para dominar territórios de Gotham City, conquistando influências, dinheiro e capangas nas áreas. Ao final do jogo, o vilão com a maior influência sobre os distritos de Gotham ganha o jogo e se torna o novo chefe do crime de Gotham.
As regras do jogo são bem simples, cada jogador em seu turno tem uma sequência de ações que podem ser feitas sempre na mesma ordem. Cada ação que o seu vilão pode fazer é bem simples e muito fácil de memorizar após alguns turnos de jogo, as ações que todos os vilões podem executar são as seguintes:
· Subir de nível: Cada vilão deve preencher um requisito específico para ganha um nível, cada nível pede sempre algo diferente do anterior, o primeiro vilão que chegar ao nível 10 ganha o jogo.
· Jogar cartas da sua mão: Cada vilão no jogo tem um conjunto de cartas na mão que podem lhe beneficiar ou beneficiar outro vilão, cada carta tem benefícios diferentes uma das outras, variando entre ganhar recursos, contratar capangas com desconto, ganhar influências, ganhar dinheiro ou até mesmo fazer um chamado do Batman para ir até uma região limpar a área de ameaças rivais.
· Contratar capangas: cada vilão tem um grupo de capangas que podem ser contratados para lhe ajudar a dominar um bloco de Gotham, o vilão deve pagar ao capanga para que ele entre em jogo e fique em determinado bloco.
· Movimento: os vilões também podem optar por gastar as informações colhidas durante o jogo para ir se movimentando de bloco em bloco do jogo, assim sempre dominando a área onde ele está.
· Comprar uma carta: por fim, o vilão compra uma nova carta para a sua mão e finaliza o seu turno.
Mesmo com regras simples e turnos rápidos o jogo pode se estender por algum tempo, levando entre 90 a 120 min uma partida, variando um pouco de grupo para grupo, mas mesmo sendo um jogo demorado é um bom jogo para iniciar novos jogadores, principalmente àqueles que gostam da temática de herói contra vilões, devido a sua baixa complexidade de regras é algo que é bem simples de ensinar para qualquer novato na mesa de jogo.
Os Vilões
A caixa do jogo vem com quatro vilões que podem ser escolhidos pelos jogadores da forma que eles acharem melhor, são eles: Coringa, Duas-Caras, Pinguim e Killer Croc. Cada vilão tem um conjunto de habilidades diferente um dos outros que vão ganhando a medida que vão subindo de nível, seus recursos iniciais também são diferenciados, a única coisa igual entre os vilões é a maneira como eles ganham nível, todos sobem de nível da mesma maneira. Mesmo os vilões tendo recursos iniciais e habilidades diferentes uns dos outros, no geral eles são bem equilibrados, nenhum vilão tem uma vantagem sobre outro vilão, tornando todos jogáveis.
O Batman

O Batman como qualquer outro vigilante está sempre de olho no que os vilões estão fazendo pela cidade, ele fica em sua Bat Caverna sempre esperando o momento certo para agir. O Batman sempre é movido quando uma carta de ação com o símbolo do Batman na sua parte superior for jogada, o jogador compra uma carta do deck do Batman e resolve o efeito descrito na mesma. Assim como os vilões o Batman também sobe de nível para poder enfrentar como igual os vilões mais fortes, quanto maior o nível do Batman mais forte ele fica para o combate e mais ameaças de um bloco ele remove quando se move para lá.
Combates
Assim como todo jogo de herói e vilão nós temos o combate. Um combate sempre ocorre quando um vilão entra em um bloco que tenha outro vilão nele ou quando o Batman se move para um bloco que também tenha um vilão. O combate desse jogo é bem simples e rápido, cada jogador rola um dos dados que vem no jogo, depois adicionam bônus dos capangas que eles controlam no mesmo bloco e habilidades que lhe forneçam pontos de batalha adicionais, quem tiver o maior resultado no final ganha o combate expulsando o outro vilão do seu bloco e mandando ele de volta para o seu covil. Um combate contra o Batman é bem parecido, a diferença é que o Batman tem um valor fixo de bônus de combate que aumenta sempre que ele sobe de nível, se o Batman ganha o combate, ele permanece no bloco e manda o vilão para o seu covil; se o vilão ganha, o Batman de volta para a Bat Caverna onde vai se preparar melhor para os próximos combates.
Expansões
Não existem expansões para esse jogo, acredito eu que devido ao fato dele ser um jogo pouco conhecido e comercializado, a Wizkids decidiu não fazer expansões para ele, mas acredito que seria algo bem simples de se fazer, pois como ele usa miniaturas de Heroclix, qualquer jogado poderia simplesmente pegar uma miniatura de algum vilão do Batman de uma coleção de Heroclix e fazer um conjunto de habilidades para o vilão e inserí-lo no jogo, assim como também, poderia ser inserido algum ajudante do Batman para auxiliá-lo no combate ao crime de Gotham, acredito eu que não é algo muito complicado de se fazer e ainda deixaria o jogo balanceado, mas duvido muito que a Wizkids tenha algum plano futuro para esse jogo.
Componentes
Os componentes do jogo são de ótima qualidade, as miniaturas não deixam em nada a desejar, muito bem trabalhadas e pintadas, a cartas são de uma qualidade muito boa, a única coisa que me deixou um tanto insatisfeito foi o tabuleiro, é um pouco pequeno e a arte nele poderia ser melhor, pois deixaria o jogo visualmente mais bonito. A caixa do jogo ainda vem com um insert onde cabe perfeitamente cada componente do jogo. (com exceção das cartas, se tiverem com sleeves).
Opinião do grupo
Aqui todos o acham um jogo regular, não é o melhor jogo que nós temos, mas também está longe de ser o pior. Por ser um jogo simples e de fácil explicação sempre tento mostrá-lo a novos jogadores, principalmente pelo fato de ser um jogo de herói, isso faz com que a pessoa sinta uma vontade a mais de aprendê-lo, e sempre após alguns turnos o pessoal já está dominando o jogo. Nós temos um pequeno problema quanto ao pessoal aqui do grupo que é mais experiente em jogos, geralmente quando juntamos quatro pessoas mais experientes para jogá-lo, a partida tende sempre a terminar quando o deck de cartas se acaba, tornando o jogo muito extenso e um pouco cansativo, mais nós resolvemos em parte colocando uma regra da casa que facilita a subida de nível dos vilões tornando o jogo um pouco mais dinâmico e rápido. No mais é isso, um jogo de herói contra vilões, mas pouco imersivo no mundo em específico, mais que para atrair novos jogadores é uma ótima pedida.
Ate a próxima!!
Acompanhe novas matérias na pagina do Facebook Mestre dos Dados, link logo abaixo:
https://www.facebook.com/Mestre-dos-Dados-215269225343827/timeline/