A editora
Wehrlegig Games iniciou a campanha no
Kickstarter do reprint de
Pax Pamir (Second Edition).
Do que se trata?
Pax Pamir (Second Edition) é um jogo de
Cole Wehrle (criador do jogo
Root), destinado para 1-5 jogadores que assumem o papel de líderes Afegãos do século XIX e tentam forjar um novo estado após o colapso do Império
Durrani. Historiadores ocidentais comumente chamam esse período de “The Great Game” (O Grande Jogo) por causa do papel que os Europeus tiveram ao tentar usar a Ásia central como palco para as suas próprias rivalidades. Neste jogo, estes impérios são vistos pela perspectiva dos Afegãos que buscaram manipular os invasores “ferengi” (estrangeiros) para benefício próprio. A primeira edição foi publicada em 2015 através da editora Sierra Madre, mas em 2019 saiu a segunda edição pela
Wehrlegig Games (editora do game designer) através de uma campanha no
Kickstarter.
Em termos de mecânicas,
Pax Pamir é um construtor de
tableu bastante simples. Jogadores alternam seus turnos comprando cartas de um mercado central e então jogam essas cartas na sua frente em uma única linha chamada de Corte. Jogar cartas adiciona unidades ao mapa de jogo e garante acesso a ações adicionais que podem ser utilizadas para atrapalhar outros jogadores e influenciar o curso do jogo. Este último ponto é importante enfatizar. Embora cada um esteja montando sua própria Corte com cartas do mercado, o jogo oferece diversas formas para jogadores interferirem um nos outros de forma direta e indireta.

Para sobreviver, jogadores vão se organizar em coalizões. Ao longo do jogo, a dominância das diferentes coalizões vai ser checada quando uma carta especial, chamada de “Checagem de Dominância”, for resolvida. Se uma única coalizão está vencendo durante estas checagens, os jogadores leais aquela facção vão receber pontos de vitória baseados na sua influência dentro da coalizão. No entanto, se o Afeganistão continuar fragmentado durante uma dessas checagens, jogadores vão receber pontos de vitória baseados no seu poderio pessoal. Após cada “Checagem de Dominância”, o mapa do jogo será parcialmente reiniciado, oferecendo aos jogadores uma nova chance para realizar suas ambições. O jogo termina quando um único jogador é capaz de abrir uma vantagem de quatro ou mais pontos de vitória ou após a quarta e última “Checagem de Dominância” ser resolvida.
O jogo
Pax Pamir (Second Edition) contém mais de 100 cartas com ilustrações do período, 61 peças de madeira, 36 blocos em resina, 1 tabuleiro de tecido e mais. E além disso tem 2 add-ons: Moedas de metal (US$ 15,00) e Marcadores impressos em madeira (US$ 5,00).
Sobre a campanha:
- Pediram US$ 10.000,00, e já arrecadou US$ 168,236.722,00
- Total de apoiadores (até o momento): 2922
- Encerra em 15 dias
- Pledge a partir de US$ 70,00
- Idioma do jogo: Inglês
- Estimativa de envio: Outubro de 2020
- Entrega no Brasil? → Sim, a partir de US$ 40,00
Link da campanha:
https://www.kickstarter.com/projects/1243243962/pax-pamir-reprint