Opa, eae, beleza?
Vou descreve as principais diferenças entre os dois jogos, e no final eu dou minha opinião sobre eles.
O novo se chama Caylus 1303 exatamente para deixar claro que não são os mesmos jogos.
A principal diferença de estrutura no jogo que já da pra perceber logo de início, é a total remoção do dinheiro do jogo. Em Caylus 1303 já não existe mais o "Denário" onde no jogo original usávamos principalmente para pagar a alocação dos trabalhadores. No novo Caylus, não precisamos mais pagar as alocações, em contra partida, todos os trabalhadores utilizados não retornam mais para o jogador e sim para uma nova área no tabuleiro, chamada de "acampamento" onde em algumas ações podemos recuperar esses trabalhadores.
Outras mudanças são as extinções das trilhas de "favor real" e o sistema de construção do castelo, onde no lugar foram implementadas funcionalidades parecidas, porém mais simplificadas. Os benefícios do favor real agora são fixos assim como a construção do castelo não é mais em partes, beneficiado o jogador sempre com 5 pontos vezes a quantidade de múltiplos de recursos pagos (mesma regra do jogo clássico), dando também 1 favor real ao jogador que mais construiu no turno.
Os jogadores agora podem ter poderes variados, sendo selecionado 1 para cada jogador no início da partida e o acúmulo de novos poderes ganhando através de favor real, podendo até roubar o poder de outro jogador (os poderes variam desde poder mover o provost gratuitamente, até a possibilidade de não precisar mais pagar 1 trabalhador extra após todos tiverem passado a vez) ou ao ganhar favor real pode ao invés disto, utilizar o efeito de uma das construções selecionadas no setup do jogo para serem construções bonus do castelo.
Muitas construções são diferentes do jogo antigo. Algumas agora beneficiam o jogador que as construiu com recursos além do tradicional ponto de vitória. A mecânica de residências e monumentos foram alteradas para evoluírem de uma para a outra somente após realizar a ação de construção do castelo.
O jogo agora possuí uma quantidade fixa de turnos (9 se não me engano).
Na mecânica do provost e do bailiff, agora só temos o provost, onde ele sempre caminha até a última construções realizada.
Pelo que me lembro agora de cabeça, são essas mudanças em conjunto com a nova arte que está maravilhosa.
Em relação a qual é melhor, eu escolhi ficar com os dois jogos, o Caylus original é uma obra de arte e tenho certeza que existe espaço pra ele ainda na mesa, além de ele fazer parte da história dos boardgames modernos. O novo é uma reimplementação bem feita de um jogo que já é muito bom e muito respeitado onde está extremamente claro que todo cuidado foi tomado ao colocar as mãos em cima de algo "sagrado".
Espero ter ajudado um pouco. Um grande abraço e boa sorte ajudando o senhor Belo.