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  3. Fallout
  4. Resenha: Fallout, uma oportunidade desperdiçada

Resenha: Fallout, uma oportunidade desperdiçada

Fallout
  • andrekohn
    418 mensagens MD
    avatar
    andrekohn11/03/20 23:43
    andrekohn » 11/03/20 23:43

    Guztavsky::Talvez eu esteja mais acostumado com Eldritch em que a sorte é mais presente ainda, mas no caso de Fallout, é possível encontrar tanta forma de ganhar rerrolagem e tempo para programar as ações, que morrer parece ser mais despreparo que azar. Você pode perder mais tempo evitando radiação e fugindo de inimigos poderosos ou tentar cortar caminho e arriscar. Se morrer, bom, os inimigos são difíceis pra matar mesmo. Meu incômodo com esse jogo é mais pelo conteúdo das cartas de agendas e, inicialmente, com essa parte da narrativa ser a mesma para todos, mas essa é mais uma incoerência narrativa do que problema mecânico. O combate é bom, simples e rápido, deixando mais tempos para aproveitar os encontros dos ermos. Fallout tem seus problemas, mas tem seu público certo. Eu não jogo certos tipos para vencer, ainda mais quando a diversão é descobrir as histórias e possibilidades que o mundo oferece. É isso que precisa ser sentido nele. 

    Sobre essa parte das house rules, é verdade, ajudam sim. Traduzi o mod de um usuário do BGG chamado Nerdook, é um conjunto de cartas alternativas para as cartas de estratégias e novas cartas de exploração. Não subi os arquivos ainda porque não tive tempo de fazer as correções mais pesadas e por estar criando cartas de estratégia diferentes com objetivos mais interessantes do que fazer determinada facção subir. Aproveitei para criar umas missões secundárias, só falta passar um pouco o abuso pra revisar, porque estão prontas também. Inclusive, vou aproveitar e subir logo a tradução para a variante do Hitotsumami. 

    Bons pontos, meu amigo. Concordo em alguns deles. Eu por exemplo adoro Eldritch, mas há outros meios de mitigar a sorte no jogo. Em Fallout, não, há apenas a rerrolagem. Os inimigos serem dificeis não é problema, mas a penalidade ao morrer pra eles, que pode fazer seu personagem regredir no jogo depois de um belo tempo jogando.

    Todo jogo certamente tem seu público e entendo perfeitamente a questão de descobrir histórias e possibilidades que o mundo oferece, mas, pra mim, isso não sustenta Fallout. As histórias são sim a melhor parte, mas o jogo não se aprofunda nem nisso nem na parte competitiva. E se fosse um jogo focado na imersão e nas histórias a serem contadas? Por que não um livro de encontros talvez, algo como Tales of the Arabian Nights, Near and Far e outros? E se o modo competitivo é o carro-chefe do jogo, a mecânica de pontuação é muito estranha, sendo o maior alvo de críticas dos jogadores. Sendo assim, parece que Fallout não sabe bem o que quer entregar.

    No fim, isso é minha opinião, e quem curte o jogo que jogue até não poder mais! Jogo nenhum vai agradar a todos. Obrigado pelos contra pontos e argumentos, isso enriquece o tópico e abrange o debate.
    Abraço!

    0
  • Darth Invader
    1001 mensagens MD
    avatar
    Darth Invader12/03/20 00:40
    Darth Invader » 12/03/20 00:40

    Grande review amigo! 

    Sou fã da série digital (desde o primeiro lá na década de 90!) e quando vi que iria sair um jogo de tabuleiro fiquei empolgado. Se vc que nunca jogou os jogos eletrônicos, imagine para nós tamanha decepção, não conseguiram captar a essência do jogo, esse lance de facção não tem nada a ver com nada, seria mais inteligente (ou menos burro... rsrsrs) se tivessem feito que cada jogador tivesse que sair da sua Vault atrás de algo muito importante que estivesse quase acabando lá dentro (água, combustível, comida, etc...) e quem voltasse primeiro com que quer que seja fosse o campeão da partida, sei lá, assim como acontece em alguns capítulos da saga (levando em conta que nos jogos eletrônicos vc não "compete" com outro jogador por assim dizer).

    Talvez ele seria melhor se fosse coop, na verdade vão lançar essa modalidade lá fora, vamos ver se melhora um pouco. 

    Abraços. 

    4
  • Beto
    121 mensagens MD
    avatar
    Beto12/03/20 08:18
    Beto » 12/03/20 08:18

    Ia até te responder mas por curiosidade acabei lendo outras postagens suas e depois dó Tzolk’in, desisti. Perda de tempo. Abraço .  Tem público pra isso.

    0
  • mfiuza
    117 mensagens MD
    avatar
    mfiuza12/03/20 08:33
    mfiuza » 12/03/20 08:33

    O que salva um pouco esse endgame do fallout foi o fato do designer do jogo ter sido trocado na expansão. Parece que ela corrige alguns dos sérios problemas que esse jogo possui neste quesito.

    O problema é arrumar essa expansão, ainda mais com o dolar nas alturas. Estava esgotado em tudo que é canto, agora apareceu algumas unidades na Miniature Market. 

    1
  • andrekohn
    418 mensagens MD
    avatar
    andrekohn12/03/20 08:43
    andrekohn » 12/03/20 08:43

    Beto::Ia até te responder mas por curiosidade acabei lendo outras postagens suas e depois dó Tzolk’in, desisti. Perda de tempo. Abraço .  Tem público pra isso.

    De fato tem publico que gosta do debate e de fazer contra pontos com argumentos, meu caro, e tem gente que gosta acreditar que o que gosta é o certo e quem discorda não tem validade, mesmo argumentando.
    Por menos toxidade por aqui e mais debates. Talvez você ache um bom lugar de "debate" no grupo Boardgames Brasil no facebook. Valeu!

    4
  • andrekohn
    418 mensagens MD
    avatar
    andrekohn12/03/20 08:44
    andrekohn » 12/03/20 08:44

    Darth Invader::Grande review amigo! 

    Sou fã da série digital (desde o primeiro lá na década de 90!) e quando vi que iria sair um jogo de tabuleiro fiquei empolgado. Se vc que nunca jogou os jogos eletrônicos, imagine para nós tamanha decepção, não conseguiram captar a essência do jogo, esse lance de facção não tem nada a ver com nada, seria mais inteligente (ou menos burro... rsrsrs) se tivessem feito que cada jogador tivesse que sair da sua Vault atrás de algo muito importante que estivesse quase acabando lá dentro (água, combustível, comida, etc...) e quem voltasse primeiro com que quer que seja fosse o campeão da partida, sei lá, assim como acontece em alguns capítulos da saga (levando em conta que nos jogos eletrônicos vc não "compete" com outro jogador por assim dizer).

    Talvez ele seria melhor se fosse coop, na verdade vão lançar essa modalidade lá fora, vamos ver se melhora um pouco. 

    Abraços. 

    Obrigado amigo. Também acho que do jeito que ele foi feito tinha tudo pra ser coop. Tomara qie essa expansão transforme o jogo em algo melhor

    2
  • Satampra
    45 mensagens MD
    avatar
    Satampra12/03/20 09:44
    Satampra » 12/03/20 09:44

    andrekohn::
    Animoita::Sinceramente, me pareceu mais que vc estava com espectativas erradas do que com o jogo ser propriamente decepcionante. 

    A impressão do meu grupo Aqui sobre o jogo foi outra.

    Sua opinião está equivocada, meu caro. Tinhas expectativas até baixas para esse jogo devido a quantidade de reviews negativos em relação a ele.
    Que bom que a impressão do jogo pro seu grupo foi outra, mas aqui foi isso o que eu coloquei. Para mim o jogo é decepcionante sim pelos motivos que escrevi no review. Honestamente achei o jogo bem pouco divertido - com exceções de algumas histórias genuinamente engraçadas - e mecanicamente falando bem fraco. Talismã é um jogo nessa vibe que, pra mim, entrega muito mais diversão e com mecânicas muito mais ultrapassadas, por exemplo. Abs

     As suas expectativas continuam erradas. Os motivos pelos quais vc escreveu são irrelevantes. O importante no Fallout são os arcos de histórias: como a narrativa evolui para diversos desfechos. É um board livro-jogo, e que deve ser adaptado às decisões dos outros jogadores e sorte. Se você esperava mecânicas inovadoras para o combate, sorte mitigada, evolução linear.... Fallout é um ameritrash true, não espere que ele seja um euro.

    0
  • Viiniferreirasi
    46 mensagens MD
    avatar
    Viiniferreirasi12/03/20 10:02
    Viiniferreirasi » 12/03/20 10:02

    Sou fã de longa data de Fallout. Joguei do 1 ao 76. Quando fui jogar o board confesso que criei expectativas, contudo, o jogo em si é extremamente quebrado. Chegou um ponto que eu só queria terminar a partida e jogar outra coisa. O fator replay do jogo é baixíssimo, tendo em vista que os mapas são escassos e o manual sequer abre o leque pra você fazer um mapa custom.

    Dizem que uma expansão conserta o jogo base, mas pense: Eu preciso de uma expansão pra consertar uma cagada? A impressão é que o jogo foi feito às pressas.

    É um jogo extremamente ruim que nem deveria carregar o nome Fallout. Aos que se doeram por N motivos como mimimi, é só ignorar. Faz-se necessário ter parcialidade.








    2
  • andrekohn
    418 mensagens MD
    avatar
    andrekohn12/03/20 10:59
    andrekohn » 12/03/20 10:59

    Satampra::
    andrekohn::
    Animoita::Sinceramente, me pareceu mais que vc estava com espectativas erradas do que com o jogo ser propriamente decepcionante. 

    A impressão do meu grupo Aqui sobre o jogo foi outra.

    Sua opinião está equivocada, meu caro. Tinhas expectativas até baixas para esse jogo devido a quantidade de reviews negativos em relação a ele.
    Que bom que a impressão do jogo pro seu grupo foi outra, mas aqui foi isso o que eu coloquei. Para mim o jogo é decepcionante sim pelos motivos que escrevi no review. Honestamente achei o jogo bem pouco divertido - com exceções de algumas histórias genuinamente engraçadas - e mecanicamente falando bem fraco. Talismã é um jogo nessa vibe que, pra mim, entrega muito mais diversão e com mecânicas muito mais ultrapassadas, por exemplo. Abs

     As suas expectativas continuam erradas. Os motivos pelos quais vc escreveu são irrelevantes. O importante no Fallout são os arcos de histórias: como a narrativa evolui para diversos desfechos. É um board livro-jogo, e que deve ser adaptado às decisões dos outros jogadores e sorte. Se você esperava mecânicas inovadoras para o combate, sorte mitigada, evolução linear.... Fallout é um ameritrash true, não espere que ele seja um euro.

    Primeiro, obrigado por esclarecer minhas proprias expectativas a mim mesmo.

    Segundo, recomendo ler meu comentario aqui em cima respondendo a uma pessoa que argumentou e enriqueceu o debate e verá como o seu comentário não condiz com minha visão do jogo nem sobre a expectativa de ser euro. Inclusive recomendo reler a analise, na qual digo que fallout tem boas historias mas que as mesmas se perdem  no quesito imersão, e etc. Inclusive em uma das respostas eu comento sobre o formato "livro-jogo" utilizado em Near and Far, por exemplo, e me pergunto o pq dele não ter sido usado no jogo, pois poderia melhorá-lo.

    No fim, chamar tudo o que escrevi como irrelevante é a sua percepção. Infelizmente comentários como os seus fomentam a toxidade na ludopedia e no hobby em detrimento de debates, argumentações e outras coisas. Uma pena. 
    Abs

    1
  • andrekohn
    418 mensagens MD
    avatar
    andrekohn12/03/20 11:06
    andrekohn » 12/03/20 11:06

    Viiniferreirasi::Sou fã de longa data de Fallout. Joguei do 1 ao 76. Quando fui jogar o board confesso que criei expectativas, contudo, o jogo em si é extremamente quebrado. Chegou um ponto que eu só queria terminar a partida e jogar outra coisa. O fator replay do jogo é baixíssimo, tendo em vista que os mapas são escassos e o manual sequer abre o leque pra você fazer um mapa custom.

    Dizem que uma expansão conserta o jogo base, mas pense: Eu preciso de uma expansão pra consertar uma cagada? A impressão é que o jogo foi feito às pressas.

    É um jogo extremamente ruim que nem deveria carregar o nome Fallout. Aos que se doeram por N motivos como mimimi, é só ignorar. Faz-se necessário ter parcialidade.









    Meu amigo, concordo com o que você disse. Se uma expansão precisa consertar o jogo, entao há algo errado com ele! E concordamos novamente em ter a impressão que o jogo foi feito às pressas.

    Quanto "aos que se doeram", meu problema não são as discordâncias. Cito aqui o @edeodato que ja discordou de mim algumas vezes sempre mantendo o debate e argumentando, assim como outras pessoas que discordaram e fizeram um debate fluir.
    Acho difícil ignorar pessoas que fomentam a discórdia e tentam diminuir os debates e argumentos apenas "elevando o tom de voz", dizendo que os motivos escritos são irrelevantes. Irrelevantes pra quem?

    Nosso hobby é melhor que isso, mas de uns tempos pra cá esse tipo de comportamento tem se proliferado na ludopedia, portal do qual eu gosto muito, então acho dificil ignorar e fingir que isso não vem acontecendo.

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