Por Blue Alien
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1292361/review-akrotiri-after-two-plays
Akrotiri é um jogo sobre escavação de templos antigos da Grécia ao redor da ilha de Thera. É um jogo de colocação de tiles que exige um pouco mais de fritação de cérebro do que eu esperava. O objetivo do jogo é marcar mais pontos de vitória escavando templos (completando cartas de mapa) e completando objetivos secretos.
Componentes
Eu diria que os componentes são medianos. Os barcos de madeira dos jogadores, templos, e cubos de recursos são de qualidade normal. Eu tive dois cubos (um vermelho e um cinza) que vieram colados quando abri a caixa. Ao separá-los ocorreu que uma lasca saiu de um dos cubos. Não é um grande problema, só que incomodou. Acho que a tinta não estava completamente seca quando os cubos foram colocados no saco. Os tabuleiros de jogador e recursos são bem finos e inconsistentes. Não é um grande problema, mas já estão apresentando algumas quinas desgastadas. Os tiles em contrapartida são um pouco mais grossos e provavelmente durarão mais. As cartas são de qualidade mediana. Eu coloco sleeves, então cartas finas não me incomodam. O dinheiro é de papelão em espécies de 1 e 5 drachmas e eu achei as moedas de 1 bem pequenas. A arte é boa e a iconografia é clara nas cartas, tiles e tabuleiros dos jogadores. O livro de regras é bem feito e segue um bom fluxo. As cartas de objetivo são todas explicadas no apêndice na parte de trás do livro de regras, o que é algo que todos os livros de regras deveriam ter.
Jogabilidade
O jogo é jogado durante diversos turnos com cada jogador colocando um tile, complementando o tile com 2 recursos (um do tipo obrigatório, outro opcional), e então realizando ações. Não irei entrar em todas as regras de como o jogo é jogado, mas saiba que a colocação de tiles é realmente o coração do jogo. Prestar atenção no que as cartas de mapa solicitam, observar o que o seu oponente está fazendo para obter vantagem de sua colocação de tile, e trabalhar no mercado de recursos para fazer dinheiro para escavar são as chaves. Manter linhas de navegação para minimizar o número de ações requeridas também é importante.
O que eu achei?
Eu joguei este jogo duas vezes, e realmente gostei. Ele começa um pouco lento e parece que durará mais do que o esperado, mas rapidamente acelera e você se encontra colocando templos (e pegando mais ações) quase todo turno na medida em que o jogo avança. Como eu mencionei antes, exige um pouco mais de fritação de cérebro do que eu imaginava devido à natureza espacial das cartas de mapa. Você quer colocar seus tiles de uma forma a maximizar o benefício de suas cartas de mapa, mas fazer isso às vezes bloqueia o seu caminho para a ilha onde você precisa escavar. Levou algumas rodadas para eu entender as cartas de mapa, mas se você interpretá-las exatamente pelo que são tematicamente, faz muito sentido. Eu gosto de pensar que as cartas de mapa são como os mapas de pirata que vemos nos filmes. “X” marca o local. O “X” estava a oeste do vulcão, sul do lago, e leste das montanhas. Neste caso, o “X” é seu local de escavação onde poderá colocar seu templo.
Se você gosta de jogos de 2 jogadores com colocação de tiles, objetivos secretos, alguns elementos de pegar e entregar, e noção espacial,
Akrotiri pode ser para você.
Traduzido por HighDensity