Joguei ontem minha primeira partida de Terra Mystica! Vários anos atrasado, eu sei... De qualquer forma, antes tarde do que nunca! E que jogo meus caros, apesar que termos jogado apenas uma partida em três jogadores, deu para sentir a escassez de recursos frente as diversas estratégias possíveis para somar pontos. Resultado final: derrota! Mas ficou aquela vontade de repetir mais partidas com quatro ou cinco jogadores e aumentar ainda mais a disputa territorial.
Para quem não conhece, em Terra Mystica você representa uma facção que busca ampliar seus domínios territoriais em uma terra de fantasia. Para tanto, você será obrigado a terraformar os espaços adjacentes e transformá-los em habitáveis para sua facção, para depois iniciar as construções que se dividem em quatro diferentes níveis. Cada construção libera um bônus que será recebido na próxima fase de renda, bem como fichas de poder, que podem ser trocadas por ações extras. Os recursos necessários para as ações são basicamente três: moedas, trabalhadores e padres. O jogo possui apenas seis rodadas e o jogador com maior número de pontos ao final é o vencedor. O manual parece bem mais complexo do que de a jogabilidade, então não se assuste. Nossa recomendação: busque os tutoriais do @SigaoCoelho com o Davi Coelho e do @MeepleManiacs com o Lukita!
Por ser um jogo com poucas rodadas e recursos limitados, a sensação de urgência e escassez é grande. Cada facção traz em si uma estratégia a ser seguida em busca dos pontos que lhe garantirão a vitória, mas bastam poucos turnos mal executados para ver seu adversário avançar o suficiente para garantir o primeiro lugar.
Nós gostamos demais de Terra Mystica e agora entendemos como um jogo lançado em 2012 ainda mantém o TOP 15 do Board Game Geek!
Valeu!!
#bbluderia