Tenho a expansão e minha opinião é de que ela não é integralmente necessária, apesar de melhorar muito o jogo em certos aspectos.
Como ela é uma expansão modular, ainda não tive a oportunidade de testar todas os módulos, porque sempre estava ensinando alguém, então optava por não colocar tudo de uma vez.
Como joguei apenas com os módulos de 5º jogador, dinossauros aquáticos e blueprints, minhas impressões são as seguintes:
5º jogador: não é essencial, mas uma pessoa a mais é sempre bom para abarcar grupos maiores. E a presença desse quinto jogador não altera substancialmente a duração da partida.
Dinossauros aquáticos: nas partidas que joguei, raramente alguém escolhe um dinossauro aquático para colocar no parque, porque parecem muito desbalanceados/difíceis de administrar. Tem um tubarão, por exemplo, que dá 5 de entusiasmo, 1 PV no final para cada tubarão, e 6 de perigo (quem é louco para pegar um bicho desses?). E outros dão muitos pontos e não dão perigo nenhum. Enfim, são estranhos, mas considero interessante ter mais opções.
Blueprints: esse módulo eu considero essencial, porque dá um norte aos jogadores na construção do parque. Na caixa-base, considero a construção do parque meio "aleatória", porque tanto faz, por exemplo, que peça se está comprando e onde está sendo colocada. Com as cartas de blueprint, é necessário seguir um projeto de parque, colocando as peças certas no lugar certo, a fim de pontuar mais no final do jogo, e essa pontuação é muito substancial.
Enfim, pelo que coloquei, penso que essencial mesmo é o módulo de blueprints, se tiver acesso ao arquivo de cartas, imprima-as e jogue, porque para mim melhoram absurdamente o jogo. No mais, os dinossauros aquáticos são legais de ter, apesar de dispensáveis e o 5º jogado é sempre bom para caber mais uma pessoa.
Quando jogar os demais módulos, colocarei minha opinião aqui depois.