Escrita por: Rodrigo Neves.

Sinopse do Jogo:
Rampage é um jogo extremamente temático e singular da dupla Antoine Bauza e Ludovic Maublanc, lançado em Essen de 2013. Baseado em um arcade dos anos 80, teve alguns problemas com direitos autorais, e atualmente é produzido como o nome “Terror In Meeple City”. Projetado para partidas de 2 à 4 jogadores, dura de 45 à 60 minutos e não possui nenhuma dependência de idioma, apenas para consulta ao manual, que não possui tradução para o português.
Objetivo:
O objetivo principal do jogo é controlar grandes monstros, sair destruindo a cidade e comendo os seus habitantes. Cada jogador é um Monstro e o tabuleiro é a cidade a ser destruída. Ganha quem devorar mais pedaços de prédios e conjuntos de Meeples. Mas para isso é preciso conseguir manter os dentes na boca. O jogo também possui um conjunto de cartas de poderes individuais, superpoderes especiais de uso único e condições individuais extras para pontos vitória, que aumentam a rejogabilidade e aumentam o desafio do jogo.
Mecânicas:
- Destreza (Peteleco);
- Diferentes Habilidades;
Componentes:
Rampage possui vários componentes, que estão armazenados em uma pesada caixa de tamanho padrão, porém bem mais alta do que o normal. Detalhe para o acabamento interno da caixa, trabalhado com uma arte temática.
Ele é formado por dois tabuleiros: um central que representa a cidade e outro para receber o meeples fugitivos, 4 monstros e seus discos de ação, 4 escudos, 16 tokens de dentes móveis, diversas cartas de poderes e caraterísticas únicas, muitos meeples, 19 tiles de andares de prédios, 4 miniaturas de ônibus, um guia de referência rápida e manual.
O tabuleiro da cidade possui cores muito vivas, e uma arte bonita, além de ser dividido em bairros. Na primeira vez, é necessário colar as bases dos prédios de forma permanente, então muito cuidado. Estas bases formam uns ressaltos que impedem a passagem dos monstros durante o jogo.
Neste jogo existem três baralhos especiais que fazem toda a diferença no andamento e rejogabilidade do Rampage. São cartas de poderes individuais (fundo verde), superpoderes de uso único (fundo vermelho) e características que definem condições individuais de pontuação ao final do jogo (fundo azul).
Para até 4 jogadores: azul, verde, vermelho e lilás, existem kits de escudo, um monstro de madeira, um disco de ação e 4 tokens de papelão representando os seus dentes móveis.
Também encontramos 4 peças madeira representando ônibus neutros do jogo. Estes ônibus poderão ser lançados pelos monstros durante o jogo. Existem seis tipos de habitantes, representadas por diferentes meeples coloridos: Azul (jornalistas), Verde (militar), Amarelo (loira), Cinza (pessoas idosas), Vermelho (heróis) e Preto (Pessoas comuns).
Ainda temos uma pilha de tiles de andares dos edifícios, todos eles dupla face, que simulam os prédios por dentro ou vistos do alto.
Na caixa, temos originalmente o manual em inglês e uma ficha de referência muito útil para consultar as interpretações das cartas, mas também não se encontra em português.
Síntese do Jogo:
No início do jogo, cada jogador recebe para a cor escolhida, seu escudo, 4 dentes, a peça do seu monstro e seu disco de ação. Além disto, retira de forma aleatória uma carta de cada cor dos respectivos baralhos: verde, azul e vermelha.
No verso do escudo o jogador tem acesso a um resumo do seu turno, que será explicado mais à frente na resenha. Cada monstro possui 6 dentes, 2 fixos e 4 removíveis. A quantidade de Meeples que poderão ser comidos depende de quantos dentes o monstro possui no momento.
Para montar o tabuleiro central, devemos posicionar os meeples sobre as bases mais altas e ir fechando com tiles de andares. Este processo deve ser feito por 3 andares em todos os prédios do tabuleiro, com exceção ao central, que tem apenas um andar.
Os ônibus devem ser colocados nos bairros onde estão indicados no tabuleiro, e os jogadores devem escolher um dos 4 cantos do Board para posicionar seu disco de ação e seu monstro em cima.
No turno de cada jogador, seu monstro tem direito a 2 ações, diferentes ou repetidas: através de petelecos nos discos de ação se mover ou atacar no Board, colocar o queixo sobre a peça do monstro e assoprar, colocar na cabeça um ônibus disponível no seu bairro e lançar via peteleco ou largar um monstro sobre um prédio que esteja adjacente (tocando a calçada). Ou pode usar uma ação especial de carta verde, que somente ele tem.
No final do seu turno, cada monstro terá direito a comer uma quantidade de meeples desprotegidos em seu bairro, menor ou igual a sua quantidade de dentes. Também poderá comer as peças de prédios que ficarem livres, ou seja, sem meeples sobre elas.
Caso outro monstro seja atingido pelo seu disco de ação, pulo, sopro ou pelo lançamento de um ônibus, e caia, ele deverá perder um dos seus dentes móveis e lhe dar, para que você coloque atrás do seu escudo, pois valerá pontos ao final do jogo.
Agora muita atenção... se durante suas ações um ou mais meeples caírem fora do tabuleiro central, ele será considerado um fugitivo e nunca mais poderá ser capturado. Ele deve ser colocado no segundo tabuleiro, de fugitivos, que possui dois lados: A e B. Cada vez que uma das linhas se completa durante o turno de um jogador, um ou mais efeitos negativos serão aplicados como: perder dentes, dar ações extras aos seus oponentes, perder cartas, perder meeples... etc.
Existem outras punições em geral, que envolvem perder dentes: derrubar acidentalmente qualquer elemento do tabuleiro, sair do mapa durante a ação de mover ou ser derrubado por outro Monstro.
O jogo acaba quando todos os prédios da cidade forem devorados. Os outros jogadores tem mais um turno e em seguida vem à contagem dos pontos.
O jogo também encerra quando a tabela de fugitivos for completada.
Cada conjunto completo de Meeples com as 6 cores vale 10 pontos cada. Os Meeples não pontuam individualmente. Cada dente conquistado do adversário vale 2 pontos e os seus próprios que forem mantidos valem 3 pontos. Cada piso de prédio vale 1 ponto no final do jogo, independente do tamanho deles. Essa é a forma de contagem geral da pontuação, mas isso muda de acordo com as cartas de característica (fundo azul) que cada jogador tiver. Elas tornam o jogo mais disputado e imprevisível.
Rampage possui uma característica única, totalmente oposta a maioria dos outros jogos. Enquanto todos começam com um tabuleiro vazio e no final temos um Board bonito e repleto de itens, tokens e cores, Rampage faz o caminho inverso. Ele começa completo e lindo, e vai se esvaziando aos poucos.
Avaliação:
A mecânica do Rampage é muito legal, com uma impressionante interatividade entre os jogadores e os componentes do jogo. Possui um forte apelo temático e um aspecto Party muito visual. Em resumo é um jogo para se divertir. A produção é impecável... a temática muito divertida...
É um Party Game top... muito diferente e original. A cidade em 3D, os monstros, carros, meeples... são todos bem coloridos e de ótima qualidade. É um jogo de destreza e de prejudicar o amiguinho. Possui um setup bem demorado. Mas as risadas são garantidas e chama atenção de todos. Dá para jogar duas vezes fácil durante um mesmo encontro. Jogo de nicho, que vê mesa periodicamente, com incidência baixa, mas único e sempre terá seu espaço na coleção.
Um jogo que fica muito mais divertido e atraente com 4 pessoas na mesa.