Em uma cidade do norte da Índia dois mercadores disputam uma vaga na corte do Marajá. Eles precisam pensar em quais produtos eles vão conseguir vender pelo melhor preço, e assim ter o maior lucro. Quem conseguir a maior quantidade de riquezas no final, vence. Jaipur é um jogo de cartas bem fácil de aprender e de ensinar, mas também te faz mudar de estratégia toda hora, então ele tem um conteúdo mais "rico" do que aparenta. Por isso é uma ótima opção de jogo de entrada, pra atrair quem é iniciante no mundo dos boardgames.
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FICHA TÉCNICA
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Jogadores: 2
Duração: 20 a 30 minutos
Dificuldade: Fácil
Dependente de Idioma: Não
Ano: 2009
Editoras: Asmodee / GameWorks / Space Cowboys / ...
Idade: 12+
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REGRAS
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Setup:
Coloque 3 cartas de camelo viradas para cima entre os dois jogadores
Embaralhe as cartas restantes e dê 5 para cada jogador
Abra 2 cartas do deck e as coloque viradas para cima ao lado dos camelos. Esta região central será chamada de mercado
Coloque o restante do deck ao lado do mercado virado para baixo, formando o deck de compras
Agora, cada jogador deve pegar todos os camelos que estão em suas mãos e baixá-los na mesa na sua frente, todos virados pra cima. Isso irá formar o rebanho de cada jogador
Separe as fichas por tipo de produto e as organize na mesa em pilhas, em ordem decrescente, ou seja, com o maior valor encima, e o menor valor embaixo
Separe as fichas de bônus por tipo e embaralhe cada pilha separadamente.
Coloque a ficha de camelo e as fichas de excelência, ou fichas de vitória, ao lado das outras fichas.
Escolha quem será o primeiro jogador e estamos pronto pra começar a jogar
Turno:
No seu turno o jogador deve escolher uma de duas ações: pegar cartas ou vender cartas
Após isso seu turno se encerra e é a vez do próximo jogador.
Pegar cartas: Se o jogador decidir pegar cartas, ele pode fazer isso de 3 maneiras diferentes:
Trocas várias cartas de uma vez: O jogador pode pegar quantas cartas que ele quiser do mercado, e depois devolver a mesma quantidade de cartas. A cartas devolvidas podem ser produtos, camelos ou uma mistura dos dois.
Atenção: Essa ação te obriga a trocar um mínimo de 2 cartas de uma só vez, e você tem que escolher entre produtos ou camelos, é proibido pegar uma mistura dos dois.
Pegar uma única carta
Pegar todos os camelos
ATENÇÃO: No final do seu turno, você não pode ter mais que 7 cartas na mão. Se pegar uma única carta te deixaria com 8, então você não pode realizar essa ação. Nesse caso ou você realiza as trocas, ou pega os camelos, uma vez que o rebanho não conta para seu limite de cartas na mão.
Se o jogador decidir vender cartas:
Escolha um único tipo de produto para vender. Coloque as cartas na pilha de descarte viradas pra cima
Pegue uma quantidade de fichas igual à quantidade de cartas que você vendeu, começando pelas fichas de cima, que são as que valem mais.
Se você vendeu 3 ou mais cartas nessa jogada, pegue uma ficha bônus correspondente . Ficha de 3 cartas se você vendeu 3 cartas, 4 para 4 cartas e 5 para 5 cartas ou mais.
ATENÇÃO: os produtos mais valiosos (prata, ouro e diamante), tem um requisito mínimo de 2 cartas para serem vendidos. Todos os outros podem ser vendidos apenas 1 carta de cada.
Fim do jogo: O jogo pode terminar de duas maneiras:
Quando 3 tipos de fichas de produto se esgotarem
Ou quando acabarem as cartas do deck quando você precisar preencher denovo o mercado
Pontuação: Os jogadores contam quantas rúpias conseguiram juntar, ou seja, os valores atrás de cada ficha de produto e de bonus que conseguiram Além disso o jogador que tiver mais camelos ganha também uma ficha bônus no valor de 5 rúpias para ser somada à sua pontuação. Se houver um empate, ninguém recebe essa ficha bônus. O jogador com mais pontos é o vencedor da rodada. Ele recebe uma ficha de excelência e uma nova rodada se inicia. Em caso de empate, o jogador com mais fichas bônus ganha. Se houver empate novamente, ganha o jogador que tiver mais fichas de produtos.
Nova rodada e Fim de jogo: Se nenhum jogador tiver juntado 2 fichas de excelência, então uma nova rodada é iniciada. Todo o setup é refeito, incluindo a ficha bônus de camelo. Uma nova rodada se inicia normalmente, começando pelo jogador que perdeu na rodada anterior. Quando um jogador conseguir juntar 2 fichas de excelência, o jogo se encerra e ele é nomeado o novo comerciante pessoal do Marajá.
Comprei meu jogo no site da cardhaus.com quando ele estava em promoção. Tive a sorte de não ser taxado, então saiu bem mais barato do que o valor que estavam pedindo por aqui ( +- R$120,00 na época ). Infelizmente depois que lançaram a segunda edição parece que ficou mais caro, ainda mais com o dólar a R$4,20 que desanima qualquer um.
horagon:: Jogo pelo menos uma vez a cada 2 semanas com meu pai, tenho a versão verde dele, mas já vi uma amarela.
Alguém sabe a diferença das duas?
A versão amarela é a segunda edição, a verde é a primeira.
Quando a distribuidora mudou da GameWorks pra Space Cowboys em 2017 eles resolveram atualizar toda a arte do jogo. Mas as diferenças param por aí, no geral a qualidade das duas são a mesma.
Ah, a versão da Space Cowboys teve uma "tiragem especial limitada" que vinha com uma moeda de metal comemorativa, mas era apenas para quem comprasse do primeiro lote. Ela não adicionava nada no jogo, servia apenas pra tirar cara ou coroa pra ver quem começava hahaha.
Eu queria
Horvaths:: É um jogo muito bom pra vários públicos. Mas o mais estranho é que nenhuma editora trouxe ele.
Na época que eu tava procurando pra comprar me falaram que a Ludofy ia trazer ele pra cá, mas deram varios problemas de importação. Tem um tópico falando disso, mas ninguém da empresa respondeu mais.
horagon:: Jogo pelo menos uma vez a cada 2 semanas com meu pai, tenho a versão verde dele, mas já vi uma amarela.
Alguém sabe a diferença das duas?
A versão amarela é a segunda edição, a verde é a primeira.
Quando a distribuidora mudou da GameWorks pra Space Cowboys em 2017 eles resolveram atualizar toda a arte do jogo. Mas as diferenças param por aí, no geral a qualidade das duas são a mesma.
Ah, a versão da Space Cowboys teve uma "tiragem especial limitada" que vinha com uma moeda de metal comemorativa, mas era apenas para quem comprasse do primeiro lote. Ela não adicionava nada no jogo, servia apenas pra tirar cara ou coroa pra ver quem começava hahaha.
Eu queria
Horvaths:: É um jogo muito bom pra vários públicos. Mas o mais estranho é que nenhuma editora trouxe ele.
Na época que eu tava procurando pra comprar me falaram que a Ludofy ia trazer ele pra cá, mas deram varios problemas de importação. Tem um tópico falando disso, mas ninguém da empresa respondeu mais.
Que foda, não sabia desses detalhes, mas sempre vi a caixa amarela.
Imagino que tenha sido assim, já é difícil conseguir um por um preço honesto.
Tive a sorte de garimpar na Amazon US um Jaipur sem aquele imposto bizarro que a Amazon cobra, no final comprei duas cópias e fui taxado em 15 Reais aqui no BR, acho que paguei na época 150 reais nos 2.