Um jogo sobre construir estradas e ferrovias, o que pode dar errado?
Desregrando voltado às atividades depois de um tempo de férias... e como de costume, vídeo com regras mais detalhadas aí em cima, e textão logo abaixo.
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E certo.
Seu objetivo neste jogo é construir estradas e ferrovias de forma a gerar a maior quantidade de pontos no fim da partida.
O jogo se inicia com um jogador rolando todos os dados na mesa.
Cada face apresenta retas ou curvas de estradas ou ferrovias.
E todos os jogadores, ao mesmo tempo, DEVEM desenhar todas as faces roladas em seu mapa.
Como regras:
• Você pode girar ou inverter a face da forma que desejar.
• Todas as faces desenhadas DEVEM estar ligadas a pelo menos uma saída, que são as setas nas bordas do mapa.
• Você não pode ligar estradas e ferrovias (a não ser que a face tenha uma estação, que é o quadrado preto).
• Você não pode apagar faces já desenhadas.
Se desejar, você ainda pode usar uma das faces coringas do topo de seu tabuleiro.
Elas possuem conexões nas quatro bordas, e geralmente facilitam o jogo. Porém, você só pode ter 3 delas no mapa, e só pode colocar uma por rodada.
Quando todos desenharem todas as faces roladas, vocês iniciam um novo turno rolando os dados novamente.
No fim do 7º turno, vocês seguem a trilha de pontuação impressa no próprio tabuleiro.
• Conte o número de saídas (Setas) que conseguiu conectar em cada grupo de estradas e ferrovias, e veja a pontuação na tabela do tabuleiro.
• Receba 1 ponto por espaço na sua maior estrada em jogo;
• Receba 1 ponto por espaço na sua maior ferrovia em jogo;
• Ganhe 1 ponto por cada espaço entre os 9 centrais que você ocupou;
• Então PERCA 1 ponto por cada estrada ou ferrovia incompleta no mapa.
Quem conseguir a maior soma, é o vencedor.
E agora a questão das duas caixas.
Este jogo foi lançado com as caixas Azul e Vermelha.
Cada caixa contém o jogo base completo, mais duas expansões. E cada expansão apresenta dois dados com regras próprias.
Na caixa Azul temos:
• 2 dados de Rio (Azul escuro), que basicamente ocupam espaço e dão ponto pelo maior rio completo.
• 2 dados de Lago (Azul claro), que tendem a ocupar uma grande área. E criam Piers, ligando estradas e estações a partir de lagos.
Na caixa Vermelha temos:
• 2 dados de Meteoro (Vermelho escuro), que indicam de forma aleatória a posição em que os meteoros irão cair no mapa, destruindo seja lá o que for que estava no lugar.
• 2 dados de Lava (Vermelho claro), que vão se espalhando a partir de vulcões, e destruindo tudo que estava no caminho.
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E okk.
Primeiro ponto de destaque vai para a simplicidade do jogo.
Em poucos minutos você explica, e o pessoal já vai estar jogando sem problemas.
E mais importante, mesmo que você não saiba o que está fazendo numa primeira partida, em relação a pontuação, você consegue se divertir.
Outra questão é que todas as informações no jogo são abertas, e qualquer dúvida que apareça pode ser sanada com os próprios oponentes. Isso faz o jogo ser muito receptivo a novos jogadores.
Apesar de ser um jogo competitivo, nas minhas mesas não existiu aquele ar de competição. Na verdade chegou a ter o contrário, oponentes dando dicas uns para os outros, mas nada invasivo.
Sem falar que o jogo se mostrou muito equilibrado.
Lembre que todos os jogadores usam os mesmos dados durante o jogo inteiro. Isso significa que as diferenças de pontuação na verdade são resultado das escolhas de cada jogador. Se seu oponente fez mais pontos que você, é porque ele posicionou as faces de uma forma melhor.
Por outro lado, vale falar que boa parte da sua pontuação reflete o tanto que você se arriscou no jogo. Sempre vai faltar aquela face específica para fazer uma explosão de pontos, então cabe aos jogadores delimitar seu nível de risco, apostando que as faces certas irão aparecer na próxima rolagem.
Em outras palavras, o jogo deixa o fator de sorte na rolagem de dados na mão dos jogadores.
Até certo ponto é possível jogar na segurança, com certeza de que boa parte das rotas serão conectadas, ainda mais usando as faces especiais do tabuleiro. Mas é fato que a maioria dos jogadores que encontrei gostava mesmo é de se arriscar tentando juntar tudo.
A emoção da aposta faz diferença aqui.
Mas, pontos negativos...
Para mim, o mais claro fica na interação inexistente.
Esse é basicamente um jogo solo, em que os oponentes servem para determinar uma pontuação alvo.
Em alguns momentos percebi o total silêncio na mesa porque cada jogador estava concentrado em seu próprio mapa. Mas é verdade que o jogo continua sendo divertido mesmo assim.
Só senti falta de alguma coisa que influenciasse o jogo alheo, assim como Cartógrafos faz com as cartas de emboscada.
Outro ponto vai para a questão das caixas.
A grande verdade é que se você quiser as expansões das duas caixas, terá que comprar dois jogos base.
Não sei se tem lá fora, mas pelo menos no Brasil não encontramos as expansões separadas.
Posso dizer que me diverti com todas as expansões, e não recuso partidas com nenhuma delas. Elas realmente mudam a forma com que o jogo se desenvolve. Mas não me sinto confortável tendo que comprar mais uma caixa por 4 dados diferentes.
Agora, um ponto que considero bom e ruim... sobre os componentes.
Eles são fantásticos, qualidade alta, dá gosto de ver.
Mas o que mais me chamou atenção é que este é um jogo de rolar e desenhar em que você não possui um bloquinho de papel. É possível desenhar e apagar as linhas dos tabuleiros com muita facilidade.
O que me deixa nervoso são as canetas. Não me entendam errado, nas minhas partidas elas funcionaram com maestria tanto para desenhar como para apagar. A questão é que é mais fácil fazer a reposição de uma ficha de papel, que canetas.
E só para finalizar.
Se você tem dúvida entre qual caixa comprar, perceba que a caixa azul possui expansões que constroem, e a caixa vermelha que destroem.
Então se você gosta de ter controle sobre o que vai entrar no seu tabuleiro, vai de Azul. Mas se você curte o imprevisível, e a chance de perder algo que já construiu, pode ir de Vermelho.
Para o meu perfil, sou mais Azul. Mas me diverti muito com a caixa Vermelha também.
No fundo, este é um dos jogos que mais me marcaram em 2019.
Tenho certeza, pela expressão dos amigos na mesa, de que esta opinião não é só minha.