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  2. Análises
  3. Archipelago
  4. Análise: Archipelago - por Jaime F.

Análise: Archipelago - por Jaime F.

Archipelago
  • avatar
    yxhjsk19/11/13 15:42
    avatar
    yxhjsk
    19/11/13 15:42
    732 mensagens MD

    “Archipelago relata a grande Era dos Descobrimentos, uma era de intensa exploração e colonização do mundo por exploradores europeus. O jogo abrange o período a partir de 1492 (descoberta das Antilhas por Cristóvão Colombo) até 1797 (colonização do Tahiti).
     
    Cada jogador representa um explorador e sua equipe a serviço de uma nação européia com a finalidade de descobrir, colonizar e explorar as ilhas do arquipélago. A missão dos exploradores deve ser pacífica: atendendo às necessidades da população local enquanto proporcionam retornos comerciais para o continente. O arquipélago e seus nativos devem ser tratados de forma justa ou poderão rebelar-se, potencialmente levando a uma guerra de independência. Por esse motivo é importante encontrar um equilíbrio entre expansionismo e humanismo, entre os objetivos comerciais e o respeito aos valores locais, entre a partilha de conhecimento e de industrialização desenfreada. Tal equilíbrio só pode ser alcançado através do empenho de cada jogador para fazer o arquipélago uma colônia feliz e produtiva. Caso contrário, a exploração irresponsável dos recursos das ilhas e seus habitantes acabarão por levar ao caos e à revolta.
     
    Como complicador, um pacifista ou separatista pode estar escondido entre os jogadores. Um ou outro tentará usar sua influência para desequilibrar a balança, buscando seu respectivo objetivo de caos e revolta ou de paz absoluta. Você está pronto para assumir sua missão de descoberta no arquipélago?”
     
    É com essa premissa que somos apresentados ao mais novo trabalho do designer francês Christophe Boelinger, responsável também por outros interessantes títulos conhecidos por suas peculiaridades, complexidade e grande nível de detalhes, como Earth Reborn e Dungeon Twister.
     
    Lançado na Europa (França, Alemanha e Inglaterra) em agosto de 2012 pela Ludically e em meados de novembro do mesmo ano nos EUA, redistribuído pela Asmodee, Archipelago é um típico eurogame pesado, com regras inicialmente complexas, porém muito coerentes ao tema proposto, que se aproveita da combinação de uma série de mecânicas bem conhecidas pelos jogadores que acabam dando um tom inovador e ao mesmo tempo familiar. Essa familiaridade das mecânicas permite que as regras sejam aprendidas (e compreendidas) com algumas poucas jogadas, ainda que possam ser necessárias diversas partidas até que um jogador domine de fato todas as particularidades do jogo.
     
    Uma das coisas que mais chama a atenção para o título é a quantidade de componentes, incluindo uma série de tabuleiros representando diversas coisas, que serão compartilhados pelos jogadores. Todos os componentes são feitos em materiais de boa qualidade e com bom acabamento. O jogo é visualmente atraente e elegante e a arte dos hexágonos de região/mapa e das cartas de evolução é realmente belíssima.
     
    Montado na mesa, o jogo pode impressionar pelas dimensões que pode ocupar (dependendo muito de como a exploração se desenrole). Por esse motivo, é importante considerar o uso de uma mesa grande para acomodar todos os elementos, principalmente ao levar em conta que as cartas, recursos e moedas de cada jogador devem ser mantidos em segredo dos demais.
     
    A principal mecânica utilizada no jogo é a clássica e já bastante explorada “alocação de trabalhadores” (worker placement), porém com um adicional no que diz respeito aos tipos de recursos disponíveis nas regiões onde seus trabalhadores estão localizados. Dessa forma, além de ocupar áreas da “Roda de Ação” com seus discos de ação, determinando o que se pretende realizar naquele momento, para produzir recursos o jogador deve também posicionar quantos trabalhadores puder e quiser nas respectivas áreas produtoras dos hexágonos de região disponíveis.
     
    Poucas ações da “Roda de Ação” são limitadas, permitindo que vários jogadores posicionem seus discos e realizem as mesmas ações numa rodada, desde que as áreas produtoras estejam disponíveis.
     
    Além da “Roda de Ação”, o jogo possui os tabuleiros de mercado doméstico e de exportação; um que determina a quantidade total da população do arquipélago e seu nível de insatisfação; e outro que registra a quantidade de trabalhadores disponíveis no mercado (desempregados).
     
    O nível de disponibilidade dos recursos nos mercados e de trabalhadores desempregados pode influenciar na insatisfação da população, elevando esse índice no respectivo tabuleiro. Essa é mais uma situação que deve procurar ser controlada pelos jogadores, uma vez que, se o nível de insatisfação passar o nível da população total, considera-se que o arquipélago se rebelou e proclamou sua independência. Caso isso ocorra, todos os jogadores perdem (exceto no caso de haver um separatista entre eles, determinado por uma carta de objetivo).
     
    As cartas de objetivo são utilizadas de uma forma interessante. Elas são divididas em três grupos, baseados na duração de jogo desejada para a partida: curta, média ou longa. No início do jogo, após definir a duração pretendida, cada jogador recebe uma carta de objetivo, que deverá ser mantida em segredo dos demais jogadores até o fim da partida. Cada uma dessas cartas possui duas informações: uma condição para término do jogo e uma condição de pontuação.
     
    Essa condição para término da partida pode ser atingida a qualquer momento, mesmo que em função da ação de outro jogador. Nesse momento, o jogador que tenha uma carta de objetivo cuja condição para término foi atingida deve imediatamente revelá-la.
     
    Além das cartas de objetivo, no início da partida é sorteada uma carta de tendência, que será uma forma adicional de pontuação possível ao fim do jogo.
     
    Dessa maneira, cada jogador tem conhecimento de apenas duas condições para término da partida (a de sua própria carta de objetivo e a independência do arquipélago) e apenas duas formas de pontuação (a de sua carta de objetivo e a da carta de tendência). Porém é importante ressaltar que, no momento da contagem de pontos, todos os jogadores pontuam levando-se em consideração todas as cartas de objetivo que estavam em jogo (embora apenas uma condição para seu término tenha sido cumprida).
     
    Além disso, existem as cartas de evolução, que podem representar grandes obras a serem construídas, elementos de progresso na produção de determinados recursos ou mesmo personagens específicos com habilidades especiais para serem utilizadas pelos jogadores. Com relação aos personagens, vale frisar os “easter eggs” na arte de alguns deles (como o próprio Christophe Boelinger, como o Recruiter, ou o designer gráfico Jean-Charles Mourey, como o Exporter).
     
    Archipelago se mostrou um jogo profundo, com pouca dependência de sorte e alto fator de rejogabilidade, uma vez que as situações aleatórias, principalmente no que diz respeito à exploração das ilhas, permitem uma grande variedade de combinações, evitando que se consiga criar uma “fórmula infalível” para a vitória. A combinação de mecânicas (exploração e alocação de tiles hexagonais, alocação de trabalhadores, compra de cartas, administração de recursos, objetivos secretos e possibilidade de um traidor) foi perfeitamente alinhada ao tema do jogo, fazendo com que a experiência de jogá-lo seja gratificante e sempre muito desafiadora.
     
    Vale a pena lembrar que, além do jogo base, já foi lançada uma expansão que permite partidas solo, acrescentando uma série de missões e condições específicas para esse tipo de desafio

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  • Vegeta
    2704 mensagens MD
    avatar
    Vegeta19/11/13 20:40
    Vegeta » 19/11/13 20:40

    Infelizmente não joguei esse jogo ainda, mas to doido pra coloca-lo na mesa... Parece muito bom...

    0
  • Neno
    119 mensagens MD
    avatar
    Neno25/11/14 10:49
    Neno » 25/11/14 10:49

    Também to no rastro desse jogo... 

    0
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Archipelago - Análise: Archipelago - por Jaime F.
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