Tive a oportunidade de jogar em Essen no estande da GB em 4p esse jogo.
Estava cheio de expectativas (Spielworxx, arte bonita pro meu gosto, trilhas de proficiência, cara de euro careta bem minha praia).
Jogamos meia partida, e eu diria que no meio dessa caminho a conversa na mesa era "como abortamos a partida sem parecermos deselegantes?".
Eramos eu, um oriental, uma indiana e um hipster (por motivos óbvios não tinha como saber a nacionalidade. Hipster... bem... vcs sabem...).
Minha expectativa era tanta que pensei em ocupar parte da cota da mala com ele, até o rapaz do estande acabar a explicação.
* A mecânica de bidding e de "blefar" na escolha das ações é bastante interessante, e acaba por aí
* As trilhas são artificiais, ao invés de representarem alguma evolução funcionam como uma moeda, que aumenta e diminui o saldo
* A movimentação no tabuleiro é esquisita, lenta, e parece que tudo vai culminar em algum grande combate... que aparentemente não chega a ser "grande"
* Em nenhum momento - nenhum! - vc tem a sensação de alguma evolução... a lógica é sempre a mesma: sobe trilha, desce trilha, sobe trilha...
* A mecânica de escolher as cartas é "quase" interessante, mas nada que reinvente nada
* A arte, que era o que eu tinha mais gostado, foi severamente criticada pelos demais jogadores. Eu reforço que gostei!
No debrief da partida com o rapaz da editora comentamos nosso feedback - em geral comum a todos - e a resposta dele foi ainda mais surreal: "Sabe, entendo, eu mesmo não sou... digamos... o maior fã desse jogo".
Aí eu comentei "ah, mas olha que a arte eu até gostei", e ele respondeu "ah, mas a edição da GB pode mudar tudo, inclusive a arte.
Espero que seja útil na decisão de alguém. Ou pelo menos pra curiosidade de alguns. Pra mim, foi perda de um tempo precioso em Essen.