Você está confundindo as "cartas de lealdade" com as "cartas de troca de lealdade". A terminologia no manual realmente não ficou bacana.
As "cartas de lealdade" são apenas duas: uma que mostra "resistência" e outra que mostra "espião". Nenhum jogador mantém as "cartas de lealdade" em seu poder. Um jogador pega as cartas de lealdade só na hora que ele for investigado (se houver no jogo a possibilidade de investigação), para revelar a sua lealdade, em segredo, a quem o está investigando. Elas só servem pra isso. Tanto que, se nenhum personagem especial estiver sendo usado - num jogo base apenas com a expansão do Inquisidor - elas nem são necessárias: basta mostrar a sua carta de personagem.
As "cartas de troca de lealdade" são aquelas que formam o "baralho (de troca) de lealdade", que fica visível a todos e que é uma informação usada pelos Desertores para eles saberem se viraram a casaca ou não. Numa partida com Desertores e também com possibilidade de investigação, já que há pelo menos 1 personagem especial, deve-se usar aquelas duas "cartas de lealdade", para que ninguém saiba exatamente qual personagem alguém tem se for investigado; só a qual facção aquela pessoa pertence. Um Desertor investigado revela em segredo a carta da sua facção atual.