G Barreto:: E pior: para deixar um jogo mais "comercial", o autor acaba colocando mais jogadores do que deveria. Ao final, se acaba com um 5º jogador que não deveria estar ali, ou uma versão para 2 que não funciona bem e assim por diante.
Concordo com este ponto de vista, de fato o Splendor possui um grande apelo "comercial", em vista do tamanho insert em face dos componentes, que gera mais visilidade ao jogo, bem como o fato de que praticamente a grande maioria dos jogos lançados são: 2 a 4 jogadores, assim com splendor...
G Barreto:: Neste jogo concretamente, me parece que pode até haver uma pequena vantagem em começar, mas me parece que isso está longe de ser decisivo.
O primeiro jogador poderá escolher qualquer caminho para começar, ao passo que o terceiro e quarto terão que se "adaptar" ao jogo verificando o que já foi feito antes pelos jogadores anteriores.
Concordo novamente com você neste ponto de vista, realmente o fato de ser o 3º ou 4º jogador não é um fator decisivo para derrota, entretanto quem estiver nesta posição precisará prestar muita atenção nas fichas que os outros jogadores pegaram e quais as possíveis cartas que eles poderão pegar. Caso contrário os últimos jogadores irão demorar muito para desenvolver seu jogo, e na melhor das hipóteses poderá vir uma carta que lhe previlegie, mas isso dependerá de sorte... portanto não recomendo que jogadores iniciantes comecem como 3º ou 4º jogador
G Barreto::O jogo está muito no começo ainda, e o terceiro e o quarto jogador poderiam ver o que está se fazendo e ir em outra direção, porque ainda há muitas possibilidades a serem exploradas no tabuleiro.
Isso que é o mais maravilhoso deste jogo

Embora eu acredite que o 3º e o 4º jogadores dependam de um pouco de sorte no começo para conseguirem desenvolver seu jogo
G Barreto::Não cheguei a experimentar a variante que vc está propondo, mas mudar o jogador inicial todo turno pode fazer com que fique mais difícil de tentar "ler" o que os outros jogadores iriam fazer antes da sua rodada para se programar para os próximos turnos.
Provavelmente vai ficar mais difícil de se programar para as próximas rodadas, e dará uma leve sensação de "caos", mas isto pode até ser apreciado por alguns jogadores.
Bom eu também não experiementei ainda esta variante, pois eu só jogo o Splendor com 2 pessoas e acho o jogo perfeito com apenas 2 jogadores, agora com 3 ou 4 pessoas eu só tenho jogado online mesmo...
Não sei se esta variante traria esta sensação de "caos", mas certamente exigirá dos jogadores mais um fator a ser analisado, sendo que o jogo tem vários como: analisar fichas dos outros jogadores; verificar a pontuação de cada jogador ( problema que se resolve com papel e lápis ); tomar o cuidado para não ultrapassar 10 fichas; verificar quem será o próximo jogador ( se considerar esta variante ) e etc
G Barreto::Isso pode trazer outros problemas, como quebrar o ritmo ou ficando mais difícil alguém de ser marcado em determinadas circunstâncias.
O fato é que às vezes o designer, buscando resolver um problema acaba criando outro, e acaba sendo necessário escolher qual dos dois problemas é o "menos pior" para a proposta.
Na 1º oportunidade que tiver vou testar esta variante que sugeri, mas logicamente penso que o maior beneficiado nesta variante será o 3º jogador, haja vista que o Splendor só permite a 1º compra de carta a partir da 3º rodada, sendo impossível comprar qualquer carta antes da 3º rodada.
Neste raciocínio, me parece que o 3º jogador tem a possibilidade inclusive de bloquear a jogada do 1º e 2º jogadores, exceto se estes jogadores resolverem reservar a carta