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  2. Dúvida de Regras
  3. Splendor
  4. House Rules para 3 a 4 jogadores

House Rules para 3 a 4 jogadores

Splendor
  • avatar
    RafaeloBR04/09/15 01:07
    avatar
    RafaeloBR
    04/09/15 01:07
    222 mensagens MD

    Pessoal tenho jogado algumas partidas do splendor online com 3 e 4 jogadores e uma das coisas que ficou bem clara neste jogo é que nele o 3º e o 4º jogador levam uma certa desvantagem com relação ao 1º e ao 2º jogador

    Tendo vista que os últimos jogadores dificilmente comprarão as cartas que pretendem ou conseguirão as fichas que querem, exceto se reservarem as cartas , elaborei uma House Rule bem simples quando houver 3 ou 4 jogadores:


    1º) Primeiramente você deve arranjar alguma coisa que simbolize uma ficha de "1º jogador da rodada", no caso eu penso que utilizar o verso do title de nobre, que não esteja em jogo, poderia perfeitamente simbolizar esta ficha 

    2º) Em seguida, cada vez que terminar uma rodada esta ficha de "1º jogador da rodada" deve ser repassada para a pessoa a sua esquerda, que fará sua ação antes dos outros jogadores e assim por diante

    3º) Quando qualquer dos jogadores fizer 15 pontos, a rodada deve ser completada de modo que todos os jogadores tenham o mesmo número de ações, neste caso deve-se observar o jogador que estiver com a ficha de "1º jogador da rodada" que servirá como parâmetro para o fim da rodada


    Lembrete* esta house rule é apenas para 3 ou 4 jogadores

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  • Rodrigo Deus
    2303 mensagens MD
    avatar
    Rodrigo Deus04/09/15 06:56
    Rodrigo Deus » 04/09/15 06:56

    Ficou bacana :)

    0
  • G Barreto
    234 mensagens MD
    avatar
    G Barreto09/09/15 21:20
    G Barreto » 09/09/15 21:20

    Saudações!

    Balancear o jogo para não privilegiar o primeiro jogador em detrimento do último é complicado mesmo.

    E pior: para deixar um jogo mais "comercial", o autor acaba colocando mais jogadores do que deveria. Ao final, se acaba com um 5º jogador que não deveria estar ali, ou uma versão para 2 que não funciona bem e assim por diante. 

    Neste jogo concretamente, me parece que pode até haver uma pequena vantagem em começar, mas me parece que isso está longe de ser decisivo.

    O primeiro jogador poderá escolher qualquer caminho para começar, ao passo que o terceiro e quarto terão que se "adaptar" ao jogo verificando o que já foi feito antes pelos jogadores anteriores.

    Apesar disso, acredito que não há a necessidade de criar novas regras, até porque o setup inicial já ajuda nisso.

    O jogo está muito no começo ainda, e o terceiro e o quarto jogador poderiam ver o que está se fazendo e ir em outra direção, porque ainda há muitas possibilidades a serem exploradas no tabuleiro.

    Logo no segundo turno, o primeiro jogador tem que se adaptar também ao que os outros fizeram e assim por diante.

    Vários jogos estabelecem esta rotatividade na mudança de primeiro jogador como vc está propondo, e não sei se o autor testou isso ou não, e se testou, porque resolveu não adotar.

    Não cheguei a experimentar a variante que vc está propondo, mas mudar o jogador inicial todo turno pode fazer com que fique mais difícil de tentar "ler" o que os outros jogadores iriam fazer antes da sua rodada para se programar para os próximos turnos.

    Provavelmente vai ficar mais difícil de se programar para as próximas rodadas, e dará uma leve sensação de "caos", mas isto pode até ser apreciado por alguns jogadores.

    Isso pode trazer outros problemas, como quebrar o ritmo ou ficando mais difícil alguém de ser marcado em determinadas circunstâncias.

    O fato é que às vezes o designer, buscando resolver um problema acaba criando outro, e acaba sendo necessário escolher qual dos dois problemas é o "menos pior" para a proposta.

    1
  • RafaeloBR
    222 mensagens MD
    avatar
    RafaeloBR10/09/15 01:02
    RafaeloBR » 10/09/15 01:02

    G Barreto:: E pior: para deixar um jogo mais "comercial", o autor acaba colocando mais jogadores do que deveria. Ao final, se acaba com um 5º jogador que não deveria estar ali, ou uma versão para 2 que não funciona bem e assim por diante.


    Concordo com este ponto de vista, de fato o Splendor possui um grande apelo "comercial", em vista do tamanho insert em face dos componentes, que gera mais visilidade ao jogo, bem como o fato de que praticamente a grande maioria dos jogos lançados são: 2 a 4 jogadores, assim com splendor...:ermm:


    G Barreto:: Neste jogo concretamente, me parece que pode até haver uma pequena vantagem em começar, mas me parece que isso está longe de ser decisivo.
    O primeiro jogador poderá escolher qualquer caminho para começar, ao passo que o terceiro e quarto terão que se "adaptar" ao jogo verificando o que já foi feito antes pelos jogadores anteriores.


    Concordo novamente com você neste ponto de vista, realmente o fato de ser o 3º ou 4º jogador não é um fator decisivo para derrota, entretanto quem estiver nesta posição precisará prestar muita atenção nas fichas que os outros jogadores pegaram e quais as possíveis cartas que eles poderão pegar. Caso contrário os  últimos jogadores irão demorar muito para desenvolver seu jogo, e na melhor das hipóteses poderá vir uma carta que lhe previlegie, mas isso dependerá de sorte... portanto não recomendo que jogadores iniciantes comecem como 3º ou 4º jogador


    G Barreto::O jogo está muito no começo ainda, e o terceiro e o quarto jogador poderiam ver o que está se fazendo e ir em outra direção, porque ainda há muitas possibilidades a serem exploradas no tabuleiro.


    Isso que é o mais maravilhoso deste jogo :D Embora eu acredite que o 3º e o 4º jogadores dependam de um pouco de sorte no começo para conseguirem desenvolver seu jogo


    G Barreto::Não cheguei a experimentar a variante que vc está propondo, mas mudar o jogador inicial todo turno pode fazer com que fique mais difícil de tentar "ler" o que os outros jogadores iriam fazer antes da sua rodada para se programar para os próximos turnos.

    Provavelmente vai ficar mais difícil de se programar para as próximas rodadas, e dará uma leve sensação de "caos", mas isto pode até ser apreciado por alguns jogadores.


    Bom eu também não experiementei ainda esta variante, pois eu só jogo o Splendor com 2 pessoas e acho o jogo perfeito com apenas 2 jogadores, agora com 3 ou 4 pessoas eu só tenho jogado online mesmo...:P

    Não sei se esta variante traria esta sensação de "caos", mas certamente exigirá dos jogadores mais um fator a ser analisado, sendo que o jogo tem vários como: analisar fichas dos outros jogadores; verificar a pontuação de cada jogador ( problema que se resolve com papel e lápis ); tomar o cuidado para não ultrapassar 10 fichas; verificar quem será o próximo jogador ( se considerar esta variante ) e etc



    G Barreto::Isso pode trazer outros problemas, como quebrar o ritmo ou ficando mais difícil alguém de ser marcado em determinadas circunstâncias.

    O fato é que às vezes o designer, buscando resolver um problema acaba criando outro, e acaba sendo necessário escolher qual dos dois problemas é o "menos pior" para a proposta.


    Na 1º oportunidade que tiver vou testar esta variante que sugeri, mas logicamente penso que o maior beneficiado nesta variante será o 3º jogador, haja vista que o Splendor só permite a 1º compra de carta a partir da 3º rodada, sendo impossível comprar qualquer carta antes da 3º rodada.

    Neste raciocínio, me parece que o 3º jogador tem a possibilidade inclusive de bloquear a jogada do 1º e 2º jogadores, exceto se estes jogadores resolverem reservar a carta

    0
  • Surya
    37 mensagens MD
    avatar
    Surya10/09/15 11:35
    Surya » 10/09/15 11:35

    Olá, aonde você joga splendor online?
    valeu

    0
  • RafaeloBR
    222 mensagens MD
    avatar
    RafaeloBR10/09/15 13:51
    RafaeloBR » 10/09/15 13:51

    Surya::Olá, aonde você joga splendor online?
    valeu

    http://splendor.wwwbgs.com/

    Por enquanto só conheço este site para jogar Splendor online. O interessante é que neste site dá para adicionar o CPU como oponente, mas o legal é jogar contra jogadores reais, pois o CPU não reserva cartas

    0
  • Surya
    37 mensagens MD
    avatar
    Surya10/09/15 20:38
    Surya » 10/09/15 20:38

    Obrigado, vou conferir.

    0
  • RafaeloBR
    222 mensagens MD
    avatar
    RafaeloBR14/09/15 01:03
    RafaeloBR » 14/09/15 01:03

    Hoje conseguir jogar com 4 pessoas usando a variante do 1º jogador que sugeri neste tópico. Primeiramente devo dizer que haviam 2 novos jogadores que jamais tinham jogado Splendor, assim de início expliquei as regras do jogo juntamente com a variante

    Todos entenderam e começamos a partida, no começo tudo saiu bem, mas após algum tempo em algumas ocasiões os jogadores tinham a impressão que ele não havia feito sua jogada, como se tivessem pulado sua vez

    De fato a variante do 1º jogador trouxe um certo "caos" na mesa, assim como dito pelo G Barreto, pois os jogadores ficarão um pouco confuso quanto ao momento que seria sua vez, sem mencionar que dificultou muito a possibilidade de bloqueiar e prever as jogadas dos outros oponentes

    Por enquanto vou evitar usar novamente esta variante...:P 

    0
  • wilsonfx
    41 mensagens MD
    avatar
    wilsonfx14/01/18 10:02
    wilsonfx » 14/01/18 10:02

    Não sei se foi só eu, mas achei muito curta a partida com 15 pontos apenas com 2 players. Alguém já experimentou com mais pontos? Eu fiz com 20 pontos, quero ver se funciona com mais de 20.

    0
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Splendor - House Rules para 3 a 4 jogadores
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