
















CONCLUSÃO
Acho que esta foi a 6ª partida que joguei deste jogo no MODO AVANÇADO (com amigos) e apenas agora acredito que tenhamos ACERTADO nas regras - entenda como "acertado" o fato de conseguir jogá-lo com uns 95% de precisão - tamanha a quantidade de detalhes neste jogo, quem já jogou vai entender.
Não é comum uma corrida acabar assim, com todos os pilotos tão próximos (não me refiro a uma corrida real e sim ao F90), mas o que precisa se destacado agora são os MOTIVOS que levaram a esse final - e apesar do fator sorte influenciar no jogo, consideramos este fator PREPONDERANTE numa corrida, tá aí nosso FILIPE "Azarado" MASSA que não nos deixa mentir.
Nosso bom grau de conhecimento no jogo (eu e meu amigo temos o F90) nos permitiu corrigir algumas inperfeições e testar algumas novidades:
- Combinamos de jogar em equipe, cada um controlando DOIS CARROS. Eu toquei as MCLARENS enquanto meu amigo tocou as FERRARIS. Isso permitiria algum JOGO DE EQUIPE caso surgisse a oportunidade, como segurar um oponente ou algo do gênero.
- Combinamos também de usar ESTRATÉGIAS DIFERENTES para cada carro da mesma equipe, para tornar o jogo mais balanceado.
- E finalmente o grande teste: Limitamos a estratégia HAZARD para mover menos e ter menos TRACK CARDs.
Lembrando HAZARD: Se mover 6 casas e nesse movimento tomar dano ou fazer check test, move +1 para cada dano/check e também ganha +1 Track Card. Também move +2 se passar num Late Brake. O problema é que é CUMULATIVO, ou seja, se tomar 2 danos, move +2, se fizer 2 checks, move +2 e ainda por cima ganha 2 Track Cards.
No começo ficamos apreensivos, pois BERGER (HAZARD) disparou na frente torrando cartas porque pararia cedo e nos passou a impressão que nossas modificações em nada adiantariam. Porém ele teve SORTE nas compras e por isso avançou bastante, mas foi logo alcançado por PROST (HAZARD). BERGER cometeu um erro ao retardar uma freada - não tinha cartas boas para voltar para a pista e o SAFETY CAR foi inevitável. BERGER saiu da prova - o que beneficiou muito o SENNA, que havia ficado muito para trás com sua estratégia LUCKY. SENNA fez seu pit e não teve dúvidas, trocou sua LUCKY por uma HAZARD e foi embora.
Surgiu uma dúvida interessante e ficamos perdidos: Durante o SAFETY CAR, muitos pilotos pararam no PIT. Onde eles voltariam? Contariam 6 casas para trás e se posicionariam ou já seria transferidos diretamente para o fim do grid? Optamos por botar todo mundo lá atrás, pela ordem de parada.
Duas coisas foram FUNDAMENTAIS para essa partida ter ficado equilibrada: HAZARD menos poderosa e apenas UM ÚNICO PIT STOP para os ROBÔS (isso tá na regra, nunca jogamos assim).
Por duas vezes tivemos que ultrapassar um ou dois Robôs SUPER FAST (devido aos nossos PIT STOPS) o que nos deu MUITO TRABALHO e nos atrasou demais já que a HAZARD exige PISTA LIMPA para fazer valer todo seu potencial.
Na minha opinião SAVE TYRES só venceu essa corrida porque parou APENAS UMA VEZ, caso contrário não conseguiria competir com os ROBÔS SUPER FAST e muito menos com HAZARD.
E mais uma vez concluímos o óbvio: RACE! FORMULA 90 é ESPETACULAR! Claro que os carrinhos pintados dão um tremendo empurrão na imersão do jogo, mas os motivos de nossa empolgação vão muito mais além. Este é um jogo que quase te transporta para dentro de uma corrida.
p.s.: Perdão na foto 3, chamada VOLTA 1. A palavra correta ali é ENGALFINHAM e não "engafilham" como está escrito.