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  2. Análises
  3. Arcania
  4. Review: ARCANIA !!!

Review: ARCANIA !!!

Arcania
  • avatar
    Groo25/07/14 15:05
    avatar
    Groo
    25/07/14 15:05
    488 mensagens MD

    ARCANIA na Gruta do Groo!!! :D

    http://www.medlei.com.br/boardgames/imagens/ArcaniaReview01.jpg

    Nessa Gruta Especial nós playtestamos aqui o Arcania, um jogo nacional que está sendo desenvolvido pelo Lucas Pereira e André Zillar. =)

    O Arcania é um jogo de combate tático, onde cada player possui um Reino (Tsunari, Drillions, Tempests ou Igneans) com o objetivo de controlar uma certa quantidade de locais chave do tabuleiro, as regiões das torres-muralha. Essas regiões valem 3 Pontos de Supremacia cada, com exceção da central que vale 5 pontos, e vence a partida aquele que primeiro obtiver 20 Pontos de Supremacia.

    As regras do Arcania são bastante simples, cada turno consiste basicamente de:

    1. Fase de Recrutamento em que você pode colocar unidades no tabuleiro (cada Reino possui 4 tipos de unidades diferentes) pagando os seus custos em Poder Arcano;

    2. Fase de Movimento, em que você pode mover as unidades que já estão em jogo;

    3. Fase de Supremacia e Poder, em que o jogador recebe pontos de Poder Arcano equivalentes à quantidade de regiões que ele esteja controlando (cada Ponto de Supremacia gera 1 Ponto de Poder Arcano). Além disso, podem (e vão!) ocorrer batalhas a cada vez que unidades adversárias estiverem ocupando um mesmo espaço. =D

    O tabuleiro do Arcania é modular, garantindo a rejogabilidade e obrigando os jogadores a adotarem diferentes estratégias de acordo com o seu Reino x Tabuleiro montado para aquela partida. Isso acontece porque cada Reino possui características diferentes, determinadas pelo seu poder especial (um tem vantagens na movimentação pela água, outro na ação de recrutamento, etc) e pelas habilidades de suas unidades (são diversas, e quanto mais poderosa a unidade mais caro custa o seu recrutamento). Mas uma sacada bem interessante das regras é que, ao conquistar uma região, você compra uma carta que poderá lhe fornecer o poder especial de outro Reino. Esta carta só pode ser usada uma vez enquanto os poderes podem ser usados sempre, mas utilizá-las nos momentos certos torna o jogo bastante equilibrado.

    Não achou simples não??? =P Ah, mas é sim, quer ver? No seu turno você coloca novas unidades no tabuleiro (quantas quiser, basta ter poder suficiente para isso), depois move as unidades que estão no tabuleiro (as fichas delas indicam a quantidade e tipo de movimento - por água e/ou por terra), se entrar em um espaço que tenha unidades inimigas resolve a batalha (valor das unidades envolvidas + rolagem de um dado que vai de 1-4 = quem tiver o maior total vence), e então recebe uma quantidade de Pontos de Poder igual à quantidade de Pontos de Supremacia que controlar no tabuleiro. No fim do turno de cada jogador verifica-se se o mesmo já controla 20 Pontos de Supremacia e, caso isso ocorra, o jogo termina com a vitória desse jogador. Viu, facinho!!! =)

    O Arcania é um jogo rápido, coisa de 20 minutos (se os jogadores não se marcarem) à 1 hora (se todos se marcarem direitinho), tornando-se uma boa opção como um jogo bastante tático, simples e dinâmico. Não bastasse isso, a arte está excelente e a temática bastante bem aplicada, com background dos reinos e unidades descritos na página do Facebook:

    http://www.facebook.com/arcaniathegame


    Certamente este é um jogo que vale à pena ficar de olho, principalmente agora que ele está quaaaase quaaaaase sendo lançado no Catarse... na verdade mais "quase" do que você imagina! =D

    (como eu sei disso? hum... talvez porque eu já tenha feito a página do Arcania para o Catarse? =P )

    Valeu!
    Groo

    0
    1
    4
  • Lucas Pchara
    42 mensagens MD
    avatar
    Lucas Pchara25/07/14 17:41
    Lucas Pchara » 25/07/14 17:41

    O design das cartas são totalmente diferentes da capa ... ????? ficou confuso....

    0
  • Groo
    488 mensagens MD
    avatar
    Groo25/07/14 20:41
    Groo » 25/07/14 20:41

    Essa é a versão de playteste... no Facebook e/ou durante o Catarse você pode ver as versões finais. ;)

    0
  • doizinho
    222 mensagens MD
    avatar
    doizinho26/07/14 09:34
    doizinho » 26/07/14 09:34

    Resumindo, é o Nexus Ops sem miniaturas?

    0
  • revolts
    4 mensagens MD
    avatar
    revolts26/07/14 11:45
    revolts » 26/07/14 11:45

    Olá, gostaria de saber se edição de luxo vai ser exclusiva do Catarse e se os Articanis serão vendidos separadamente.

    0
  • NickRandom
    2 mensagens MD
    avatar
    NickRandom26/07/14 13:01
    NickRandom » 26/07/14 13:01

    Boa pergunta a do revolts.
    O jogo usará stands ou será tokens como unidades? na pg do facebook em algumas fotos usam um, em outras usam o outro.

    0
  • Zilar
    1 mensagens MD
    avatar
    Zilar26/07/14 13:17
    Zilar » 26/07/14 13:17

    Doizinho, é bem legal a sua colocação sobre o Nexus Ops! Como um dos autores, posso falar que lá no começo tudo teve muito a ver com o Nexus, nós mesmos curtirmos muitas partidas do jogo. O que rola com o Arcania é que ele começou aí e depois de 1 ano e meio se distanciou BEM do famoso título. Acho que algumas diferenças pontuais para você depois avaliar no vídeo de gameplay:

    Cartas de magia dão um twist muito superior às do NOps. Nem iam existir e depois do 6o protótipo se mostraram não só capazes de oferecer um twist na partida como permitiu aos que gostam de jogar competitivamente combos entre unidadesX cartas, locaisX cartas, momento de jogo, e até mesmo coisas que ficamos abismados de ver em alguns jogadores: Combos consecutivos. 

    Sobre o lance das miniaturas, humildemente temos que dar o braço a torcer: Não temos miniaturas. Isso aconteceu porque ou fazíamos o troço direito ou é melhor não passar vergonha. Para fazer direito o jogo ia não só tomar carro(s) vendidos aqui como colocaria um preço proibitivo pro jogo. Imagine só um jogo nacional que nós sabemos que quase ninguém conhece (AINDA :D) custando 300 e lá vai pedrada? Sem chance. Queremos vender um jogo que compraríamos e nessa deixamos o sonho das 16 miniaturas diferentes para um outro momento, quando a coisa crescer.

    Outro ponto que muda bem no Nexus Ops é o tabuleiro modular. Não há uma receita pronta para ganhar e isso se comprovou nos playtests. Temos um povo aqui em Sampa que "tá careca de jogar Arcania" e ainda toma invertidas bem hilárias. É preciso ter a manha de olhar o tabuleiro daquela partida e pensar bem, a começar pelo seu portal, ponto de onde suas tropas saem. Poderia dar spoilers sobre estratégias básicas nesse momento com relação aos reinos, mas é melhor aguardarmos o vídeo de gameplay :)

    Um último diferencial dele pro Nexus é o lance de como colocamos a questão de variable powers. Além de ter sido de longe nosso trabalho mais exaustivo (balance) ele foi posicionado para que cada reino de fato tenha um estilo de jogo. E isso vai ser uma faca de dois gumes, pois é isso que o coloca bem diferente. 

    Igneans são caras que juntando seus textos de cartas, estatísticas e magia do Reino colocam o jogador do tipo agressivo (sempre se colocando na porrada) bem perto da vitória. 

    Tempests são da mesma forma os caras de quem tem aquele estilo de jogo logístico, com controle de distâncias, movimentos e estratégias inesperadas pela movimentação, já que não tem a manha de sair na mão simples e diretamente. 

    Drillions são de fato os caras da defesa, do jogo estruturado, usando artilharia para compensar a ausência de habilidades de combate para ataque, enquanto são os mais malas do jogo para serem retirados de um ponto de interesse. 

    Por último, os Tsunari (ah..Tsunari...). Jogo muito mais preocupado com o tabuleiro/ posicionamento do que qualquer reino de Arcania (além dos 4 que apresentamos agora). É um jogo delicioso pra quem é mais veterano de outros títulos e 100% azedo para quem está começando. É por isso que falamos que "seu reino, seu estilo de jogo". 


    Enfim, já tá um tomo de tão longo o post. Gostaríamos mesmo que os gamers mais experientes como você conheçam o jogo e deem seu veredicto. E sem dó. 

    Um abração, esperamos em breve munir todo mundo com maiores informações sobre o Arcania para que todos façam um compra ( ou não-compra, oras) consciente! :)



    0
  • doizinho
    222 mensagens MD
    avatar
    doizinho26/07/14 21:04
    doizinho » 26/07/14 21:04

    Zilar, valeu pela resposta. O jogo me pareceu bastante com o Nexus Ops à primeira vista e por isso a pergunta. Vou continuar acompanhando o projeto.

    0
  • generalFalur
    11 mensagens MD
    avatar
    generalFalur27/07/14 16:21
    generalFalur » 27/07/14 16:21

    Quando teremos acesso ao manual do jogo?

    0
  • LucasPereira
    12 mensagens MD
    avatar
    LucasPereira29/07/14 02:06
    LucasPereira » 29/07/14 02:06

    @generalFalur
    A versão PROVISÓRIO do manual do jogo pode ser encontrada no link:
    https://docs.google.com/document/d/1kJRfITabwdNz9uczDW5FbTSrz8BFmqs5Qli2VSLK9sA

    0
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